Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O texto abaixo que está redigido segundo as normas que regem o texto jornalístico é:
Impressionado, o médico Antonio Carlos Santos disse "nunca ter visto uma coisa tão assustadora na minha vida".
"Nunca vi uma coisa tão assustadora na minha vida inteira", disse o médico Antonio Carlos Santos, ainda impressionado.
O médico Antonio Carlos Santos, impressionado, disse que "nunca vi uma coisa tão assustadora".
"Nunca vi uma coisa tão assustadora", disse Antonio Carlos Santos, médico e ainda estando impressionado.
Ainda impressionado, o médico Antonio Carlos Santos disse: nunca tinha visto uma coisa tão impressionante na minha vida inteira.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Segundo a regra jornalística, grafia de siglas segue o seguinte padrão:
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Pontifícia Universidade Católica (Puc) e Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), Sistema Único de Saúde (SUS) e Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Educação de Jovens e Adultos (Eja) e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
Universidade Federal Fluminense (Uff), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Ao trabalhar em uma redação, seja de rádio, jornal, revista, TV ou agências de notícias, o jornalista entra em contato com diversas gírias características desta profissão. Muitas são de fundamental importância para a sobrevivência do profissional e do processo de fechamento de qualquer matéria. Observe a lista a seguir.
I - Boneco - foto de uma única pessoa em plano americano.
II - Foca - repórter novato e inexperiente.
III - Pescoção - técnica utilizada para apurar matérias de economia.
IV - Suíte - repercussão de um fato.
V - Boneca - designação da locução da matéria de TV.
VI - OFF - lead para uma matéria de rádio.
As gírias estão corretamente definidas em
I, II e III.
I, II e IV.
II, IV, V e VI.
III, IV, V e VI.
I, II, III, V e VI.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Todos os dias as redações dos veículos de imprensa recebem centenas de releases divulgando eventos, projetos e outras notícias. Principal instrumento de comunicação do jornalista com a imprensa, o release deve ser um texto que
enalteça as qualidades da empresa em todos os aspectos.
obedeça os critérios de um texto jornalístico, principalmente a objetividade.
traga detalhes sobre a empresa e a atividade que está sendo divulgada.
tenha entrevistas sobre o assunto com os responsáveis pela atividade divulgada
resuma ao máximo o assunto divulgado, sem dar muitas informações.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
No título do release, o nome da empresa
não deve aparecer nunca.
deve aparecer sempre para marcar a identidade da empresa.
deve ser usado sempre que a instituição for muito popular.
deve ser usado sempre quando a empresa for pública.
só deve aparecer quando for relevante para a divulgação do assunto.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os seguintes itens.
Os recursos de linguagem próprios do meio web vão muito além dos tradicionalmente utilizados na codificação jornalística dos fatos.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação às ideias do texto acima, julgue os itens subsequentes.
O hábito de utilizar a Internet aprimorou a escrita em língua portuguesa dos seus usuários.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os itens a seguir.
Pautas caem quando não foi possível realizá-las: ou estavam erradas, ou o que previam não aconteceu por algum motivo, ou não se conseguiu apurá-las com os recursos disponíveis.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os itens a seguir.
Notícias publicadas; press releases e informações liberadas por fontes oficiais constituem subsídios rotineiros para a elaboração de pautas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação aos tipos de entrevistas, julgue os itens que se seguem.
Na entrevista testemunhal, o relato do entrevistado costuma conter impressões subjetivas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...