Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Considerando a produção, a captação, a finalização, a programação e a veiculação de programas televisivos, julgue os itens a seguir.

A finalização ou o acabamento de um programa, etapa seguinte à filmagem, é o processo ao qual o material produzido é submetido após serem concluídas a edição e a sonorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma parte importante do trabalho de propaganda consiste na decisão sobre a melhor mídia para transmitir a mensagem de propaganda ao mercado visado. Segundo Kotler, o anunciante tenta atingir

  • A.

    preço, distribuição, venda e lucro.

  • B.

    preço, alcance, frequência e lucro.

  • C.

    distribuição, impacto, continuidade e venda.

  • D.

    alcance, frequência, impacto e continuidade.

  • E.

    alcance, preço, impacto e continuidade.

No meio publicitário, diz-se que a propaganda precisa atender a alguns princípios básicos. São eles:

  • A.

    oportunidade, pertinência, compreensão, emoção e interesse.

  • B.

    criatividade, pertinência, compreensão, emoção e atitude.

  • C.

    criatividade, pertinência, compreensão, emoção e interesse.

  • D.

    potencialidade, pertinência, compreensão, atitude e interesse.

  • E.

    oportunidade, potencialidade, compreensão, emoção e atitude.

Uma agência de propaganda se estrutura para cumprir as etapas de seu trabalho. A etapa que corresponde às tarefas de assistência ao cliente da agência, estudo de suas características, levantamento de seus problemas, reconhecimento de suas qualidades, planejamento de trabalhos e tarefas a serem realizados para solucionar os problemas e reconhecer as oportunidade de comunicação dos clientes denomina-se

  • A.

    criação.

  • B.

    atendimento/planejamento.

  • C.

    tráfego.

  • D.

    produção gráfica e eletrônica.

  • E.

    promoção.

Em propaganda, informações sobre o produto (ou serviço), mercado, consumidores, objetivos e estratégia básica são essenciais para o processo de

  • A.

    obtenção de time sharing.

  • B.

    broadside.

  • C.

    fidelização.

  • D.

    briefing.

  • E.

    determinação do target.

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima:

  • A.

    tags - tag - tag.

  • B.

    heads - hed - head.

  • C.

    bodies - body - body.

  • D.

    links - link - link.

  • E.

    targets - target - target.

Em função do número cada vez maior de meios e veículos de comunicação, o profissional de mídia reconhece que alguns meios proporcionam maior memorização da mensagem publicitária. Entre eles, estão

  • A.

    o cinema e o mobiliário urbano.

  • B.

    a Internet e a televisão.

  • C.

    as mídias alternativas e a televisão.

  • D.

    a televisão e o rádio FM.

  • E.

    as revistas e os jornais.

Com base nessa realidade, e considerando a necessidade de o anunciante EMBRATUR promover o Brasil como destino turístico, é aconselhável aos gestores de comunicação desenvolver um planejamento de campanha coerente com os objetivos de comunicação que contemple as seguintes estratégias:

  • A.

    defesa, posicionamento e informação.

  • B.

    defesa, posicionamento e testemunhal.

  • C.

    informação, posicionamento e testemunhal.

  • D.

    informação, posicionamento e comparação.

  • E.

    informação, defesa, comparação.

A estratégia mencionada nesse texto refere-se a

  • A.

    orientação para o mercado.

  • B.

    marketing internacional.

  • C.

    matriz BCG.

  • D.

    cadeia de valores.

  • E.

    segmentação de mercado.

A figura acima representa a Marca Brasil, uma marca de difusão e promoção do Brasil como destino turístico no mercado internacional. Segundo o Manual da Marca Brasil, a proposta de criação da marca foi construída com base nos seguintes pontos:

  • A.

    Calor humano; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Moderno / competente.

  • B.

    Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo ); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Moderno / competente

  • C.

    Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Agilidade / eficiência.

  • D.

    Calor humano; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Híbrido / encontro de culturas / raças; Agilidade / eficiência.

  • E.

    Alegria; Sinuosidade / curva (da natureza, do caráter do povo); Luminosidade / brilho / exuberância; Sincretismo / encontro de crenças; Moderno / competente.

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