Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, a respeito do conceito de ética aplicada à imagem fotográfica e das características do trabalho de reportagem fotográfica.
Para fotografar determinado evento ou acontecimento, o repórter fotográfico precisa selecionar bem o que pretende fotografar, além de aproveitar oportunidades e ter reflexos rápidos, ou seja, ele tem de escolher um instante e um enquadramento que representem o que aconteceu, além de ser oportuno e rápido, porque os instantes suscetíveis de representar o acontecimento são efêmeros.
Com relação a arquivo fotográfico, acervo, indexação e pesquisa, julgue os itens seguintes.
Para a fotografia profissional, as necessidades do fluxo de trabalho digital são complexas e incluem arquivamento, indexação, tratamento e pesquisa de imagem.
Com relação a arquivo fotográfico, acervo, indexação e pesquisa, julgue os itens seguintes.
A primeira versão do software Aperture (2005), lançado pela Apple, e a do Adobe Photoshop Lightroom (2007), desenvolvido pela Adobe Systems, ofereceram aos fotógrafos soluções integradas para o gerenciamento de grandes quantidades de imagens digitais e para o trabalho de pós-produção.
Com relação a arquivo fotográfico, acervo, indexação e pesquisa, julgue os itens seguintes.
O backup, que não pode ser considerado cópia de trabalho, é a forma mais fácil de arquivamento fotográfico.
No que se refere a estúdio fotográfico, tratamento da fotografia para os diversos formatos, compactação, envio e acesso via redes, julgue os itens subsecutivos.
Como as câmeras medem a luz refletida, elas são incapazes de captar o brilho absoluto das imagens.
No que se refere a estúdio fotográfico, tratamento da fotografia para os diversos formatos, compactação, envio e acesso via redes, julgue os itens subsecutivos.
Atualmente, com o advento da fotografia digital e da tecnologia wireless, o fotógrafo ganhou em mobilidade, pois pode conectar-se a uma rede local (LAN) via wi-fi ou conectar-se à rede de telefonia celular, para transmitir os registros, com agilidade, dos primeiros minutos de um jogo de futebol à noite, por exemplo. Isso só era possível, anos atrás, com muito gasto de tempo e por meio de vários procedimentos que envolviam não só o fotógrafo, mas também um auxiliar, para entrega de material gravado à redação.
No que se refere a estúdio fotográfico, tratamento da fotografia para os diversos formatos, compactação, envio e acesso via redes, julgue os itens subsecutivos.
Um acessório bastante utilizado tanto no fotojornalismo de rua quanto na fotografia em estúdio é o flash. Com a tecnologia TTL, (Through-The-Lens) é possível verificar a luminosidade do ambiente por meio da objetiva e emitir, automaticamente, se for o caso, a quantidade de luz necessária para a realização da fotografia. Os flashes de estúdio, apesar de terem o funcionamento semelhante ao dos flashes automáticos, diferenciam-se na potência e na portabilidade. Nos flashes de estúdio, junto à lâmpada que dispara, há outra para a verificação e controle da abrangência da luz no momento do disparo, chamada de luz guia ou luz de modelagem.
Considerando as características da fotografia de estúdio, ou fotografia publicitária, e as do fotojornalismo, julgue os itens que se seguem.
Com a democratização dos recursos para se registrar a imagem, acontecimentos que antes eram objetos de pautas fotográficas de uma catástrofe natural a um show de música são registrados, cada vez mais, por fotógrafos amadores. No entanto, do ponto de vista jornalístico, seja qual for a situação, uma fotografia feita por um amador sempre terá menos valor que a imagem produzida por um fotojornalista.
Considerando as características da fotografia de estúdio, ou fotografia publicitária, e as do fotojornalismo, julgue os itens que se seguem.
A fotografia é um dos media que podem ser caracterizados por sua linguagem universal, que independe das práticas e leituras fotográficas culturalmente mais localizadas.
Considerando as características da fotografia de estúdio, ou fotografia publicitária, e as do fotojornalismo, julgue os itens que se seguem.
Considerada inadmissível no fotojornalismo, a manipulação da imagem é condição inerente à fotografia publicitária, que, por esse motivo, não pode ser considerada um documento histórico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...