Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
O primeiro parágrafo de um texto jornalístico é denominado lead e pode ser classificado em vários tipos, como o lead integral, no qual:
É inserida uma citação ou pronunciamento no início da matéria.
Reúne todos os elementos da notícia, ou seja, o conhecimento exato e completo do fato.
Vários fatos importantes são anunciados na abertura da matéria.
Ocorre uma introdução resumida da notícia.
Há referência de apenas um fato importante.
No dia 28 de março de 2011 o Diário de S. Paulo publicou matéria com o seguinte lead: Apesar dos recentes apagões, o Brasil terá energia suficiente para atender a um crescimento da economia de 7% a 8% ao ano até 2014, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. Essa matéria teve o seguinte título: Energia não será gargalo ao crescimento. Em jornalismo, diz-se que esse título foi
editorializado.
encampado.
substantivado.
verbalizado.
adjetivado.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Os departamentos comerciais dos jornais muitas vezes usam anúncios do próprio jornal para cobrir espaço não utilizado numa página, substituindo anúncios que caíram‟. Esses anúncios do próprio jornal são chamados de:
matéria paga.
lide.
calhau.
olho.
box.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
O release é redigido de forma jornalística para apresentar um assunto de interesse público, mas, como apresenta apenas o ponto de vista da organização ou da fonte, não é verídico.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
Por ser uma ferramenta para a geração de notícias, o release não precisa ser breve como os demais textos jornalísticos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
A nota, espécie de release curto, contendo a notícia completa, é redigida para ser publicada na íntegra; geralmente, em seções de notas ou por colunistas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.
Dentro do processo de produção da notícia, o gatekeeper consiste em selecionar os assuntos que serão ou não publicados por determinado veículo de comunicação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.
O lide, matéria de maior importância no jornalismo, tem chamada na primeira página e lidera o noticiário, deixando clara para o leitor a hierarquia do material informativo.
Julgue os itens subsequentes, a respeito dos conceitos de acontecimento, fato e notícia.
As efemérides do colunismo político são acontecimentos que podem ser enquadrados na categoria das notícias do tipo fait divers.
Considerando que fatos e acontecimentos se transformam em notícias mediante as interveniências de determinados atores e fatores, julgue os itens que se seguem.
Os profissionais que transformam ocorrências em acontecimentos de uma agenda pública, como, por exemplo, de um debate público, são caracterizados como consumidores de notícias (news consumers).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...