Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a procedimentos e técnicas de captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para o rádio, julgue os próximos itens.
Em caso de reportagens ao vivo, o repórter tem de exercer o controle da situação, apresentar ao vivo a cabeça da matéria, realizar a entrevista e ainda finalizar a matéria com um pé; tudo isso, sem perder de vista o tempo estipulado para a sua entrada no radiojornal.
A respeito das peculiaridades que caracterizam o jornalismo no rádio e na televisão, julgue os itens subsequentes.
Ainda que o som seja a matéria-prima básica da linguagem no rádio, a maioria das emissoras e dos repórteres, no Brasil, subestima o uso de sonoridades na composição das matérias jornalísticas, deixando de incorporar à narrativa jornalística radiofônica elementos como a música, os diferentes sons ambientes registrados nas cidades, vozes, choros ou qualquer outro elemento sonoro, que poderiam colaborar para a melhoria da composição da matéria.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Um texto produzido para a televisão deve, sobretudo, promover a redundância entre o texto falado e o conjunto das imagens a serem exibidas. Daí a necessidade do bom redator de telejornalismo utilizar-se de recursos descritivos no texto de sua matéria de modo a facilitar a compreensão do telespectador sobre o conteúdo veiculado.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Para causar maior impacto no ouvinte ou telespectador, o texto de notícia de rádio e televisão deve ser estruturado de forma que a informação mais importante componha a última frase da notícia.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Um dos aspectos positivos e facilitadores do trabalho do jornalista televisivo é o fato de a notícia transmitida estar amparada na imagem, o que torna desnecessária a apreensão instantânea da informação pelo público, ao contrário do que ocorre com o rádio, meio que não dispõe de recursos visuais.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Ao proceder a uma entrevista, considerada, no meio jornalístico, um embate de opiniões entre entrevistado e entrevistador, o jornalista deve tomar cuidado para que as discussões e as falas simultâneas não promovam confusão no telespectador ou ouvinte.
Acerca do processo de produção jornalística audiovisual, julgue os próximos itens.
Para garantir a clareza, a credibilidade e a precisão no telejornalismo, recomenda-se que os gestos manuais dos repórteres diante das câmeras sejam enfáticos e expressem o conjunto de emoções que o profissional está vivenciando ao relatar determinado fato ou situação.
Com relação ao processo de produção de programas de rádio e televisão, julgue os itens de 83 a 97.
As emissoras de rádio em AM ou FM estão cada vez mais empenhadas em oferecer aos ouvintes programações embasadas na oferta de informações em tempo real, o que praticamente extinguiu o papel da programação musical no estabelecimento de identidades para as emissoras.
Acerca das características e potencialidades da voz para a produção audiovisual, julgue os itens de 107 a 116.
Os textos noticiosos, no rádio e na televisão, constituem exemplos representativos de leitura enunciativa.
A respeito de entrevistas externas e em estúdio, julgue os itens subsequentes.
Ao preparar a entrevista, o entrevistador deve treinar, antecipadamente, o entrevistado, a fim de garantir a credibilidade das respostas junto aos ouvintes e telespectadores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...