Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marque a alternativa que corresponde à definição autorregulamentação publicitária?

  • A.

    Conjunto de normas éticas voluntárias que balizam o processo de criação, produção e veiculação de anúncios.

  • B.

    Um código não voluntário, observado por empresas do ramo publicitário, o qual contém leis municipais, estaduais e federais destinadas ao balizamento de programação, produção e jornalismo.

  • C.

    Diploma legal que agrupa e sistematiza as normas jurídicas esparsas do direito dos consumidores.

  • D.

    Sistema de remuneração e relacionamento comercial com anunciantes e veículos regidos pela Lei n° 4.680/65 e Decreto 57.690/66.

  • E.

    Ato pelo qual o poder público, em função da natureza, locais e horários, exerce critérios de classificação de espetáculos públicos, filmes, programas de rádio e TV, e recomenda a faixa etária considerada adequada.

Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.

Para se construir uma mensagem capaz de convencer determinada audiência de uma tese, a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação, a complexidade desta e a explicitação das conclusões dependem do perfil da audiência.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de divulgação de produtos/serviços deve satisfazer alguns objetivos ou etapas essenciais. Relacione a tipologia de objetivos, apresentada na coluna da esquerda, às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.

  • A. 5 – 1 – 3 – 2 – 4
  • B. 4 – 1 – 5 – 2 – 3
  • C. 3 – 2 – 4 – 5 – 1
  • D. 1 – 2 – 3 – 4 – 5
  • E. 2 – 3 – 1 – 5 – 4

Analise as afirmações sobre, publicidade e propaganda, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A propaganda pode ser definida com o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial.

( ) No Brasil e em alguns países da América Latina, publicidade e propaganda são entendidos como sinônimos ou empregados como sinônimos.

( ) A Propaganda corporativa tem o objetivo de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.

( ) A publicidade pode ser classificada em um dos seguintes tipos: de produto, de serviços, cooperativa, industrial e corporativa.

( ) A publicidade de produto tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra.

  • A. F – V – F – V – F
  • B. V – V – F – V – F
  • C. F – V – F – V – V
  • D. F – V – F – F – V
  • E. F – F – V – V – F

São exemplos de gêneros jornalísticos comuns ao rádio e à televisão:

  • A.

    notícia, entrevista e charge.

  • B.

    notícia, entrevista e editorial.

  • C.

    notícia, reportagem e charge.

  • D.

    notícia, reportagem e legenda.

Complete o enunciado abaixo com as expressões mais adequadas aos espaços pontilhados. A pauta jornalística para a televisão deve conter o evento, a hora e o local, exigências para cobertura, contatos do entrevistado, indicação de recursos e de .................., o possível aproveitamento ................

  • A.

    pessoal; diário.

  • B.

    pessoal; editorial.

  • C.

    equipamentos; pessoal.

  • D.

    equipamentos; editorial.

Sobre a linguagem no radiojornalismo, aconselha-se

  • A.

    usar uma linguagem coloquial, mas sem apelar à fala vulgar ou ao uso de gírias, respeitando as normas do idioma.

  • B.

    usar uma linguagem coloquial, recorrendo, para isso, ao uso de gírias.

  • C.

    respeitar as normas do idioma e não usar uma linguagem coloquial.

  • D.

    usar uma linguagem coloquial e não respeitar as normas do idioma.

A respeito da nomenclatura utilizada em emissoras de televisão, identifique o nome dado a uma pequena chamada gravada pelo repórter para ser colocada na escalada do telejornal.

  • A.

    Espelho.

  • B.

    Drop out.

  • C.

    Teaser.

  • D.

    Deadline.

  • E.

    Cabeça.

Essa questão também é relacionada a aspectos da produção de um telejornal. Relacione os termos abaixo, que apresentam planos de enquadramento frequentes no telejornalismo, às suas respectivas especificações.

I – Plano geral.

II – Plano médio.

III – Plano americano.

IV – Primeiro plano.

A – Enquadra as personagens do joelho para cima.

B – Mostra as personagens da cintura para cima.

C – Procura registrar o espaço onde as personagens estão.

D – Apresenta as personagens na altura do busto.

A relação CORRETA é:

  • A.

    – C, II – B, III – A, IV – D.

  • B.

    I –B, II – C, III – A, IV – D.

  • C.

    I – A, II – B, III – C, IV – D.

  • D.

    I – D, II – B, III – A, IV – C.

  • E.

    I – C, II – A, III – D, IV – B.

A apresentação de programas de rádio envolve um conjunto de técnicas. Cabe ao apresentador, por exemplo, as tarefas de chamar o repórter pelo nome completo, receber convidados no estúdio, entrevistar por telefone, dentre outras.

Identifique o comentário INCORRETO sobre a apresentação de programas radiofônicos.

  • A.

    Normalmente é o repórter quem põe o entrevistado à disposição do apresentador para responder a alguma pergunta.

  • B.

    O apresentador é responsável por dar a entonação adequada ao texto do redator. É preciso atenção e leitura prévia.

  • C.

    Além de citar o local de onde fala o repórter, o apresentador é responsável por abrir a matéria com o lide, a informação mais importante.

  • D.

    Além do repórter, o apresentador deve cobrar do entrevistador explicações mais clara sobre informações imprecisas.

  • E.

    O apresentador, no comando da programação, deve julgar a qualidade do som e a clareza das informações transmitidas ao público.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...