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Comunicação Social - Publicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Marque a alternativa que corresponde à definição autorregulamentação publicitária?
Conjunto de normas éticas voluntárias que balizam o processo de criação, produção e veiculação de anúncios.
Um código não voluntário, observado por empresas do ramo publicitário, o qual contém leis municipais, estaduais e federais destinadas ao balizamento de programação, produção e jornalismo.
Diploma legal que agrupa e sistematiza as normas jurídicas esparsas do direito dos consumidores.
Sistema de remuneração e relacionamento comercial com anunciantes e veículos regidos pela Lei n° 4.680/65 e Decreto 57.690/66.
Ato pelo qual o poder público, em função da natureza, locais e horários, exerce critérios de classificação de espetáculos públicos, filmes, programas de rádio e TV, e recomenda a faixa etária considerada adequada.
Acerca das teorias da comunicação e da sociologia da comunicação, julgue os itens de 86 a 100.
Para se construir uma mensagem capaz de convencer determinada audiência de uma tese, a credibilidade do comunicador, a ordem da argumentação, a complexidade desta e a explicitação das conclusões dependem do perfil da audiência.
O processo de divulgação de produtos/serviços deve satisfazer alguns objetivos ou etapas essenciais. Relacione a tipologia de objetivos, apresentada na coluna da esquerda, às características descritas na coluna da direita, assinalando a alternativa correta.
Analise as afirmações sobre, publicidade e propaganda, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A propaganda pode ser definida com o conjunto de técnicas de ação coletiva utilizadas no sentido de promover o lucro de uma atividade comercial.
( ) No Brasil e em alguns países da América Latina, publicidade e propaganda são entendidos como sinônimos ou empregados como sinônimos.
( ) A Propaganda corporativa tem o objetivo de formar a maior parte das ideias e convicções dos indivíduos e, com isso, orientar todo seu comportamento social.
( ) A publicidade pode ser classificada em um dos seguintes tipos: de produto, de serviços, cooperativa, industrial e corporativa.
( ) A publicidade de produto tem por objetivo divulgar um produto, levando o consumidor ao conhecimento e a compra.
São exemplos de gêneros jornalísticos comuns ao rádio e à televisão:
notícia, entrevista e charge.
notícia, entrevista e editorial.
notícia, reportagem e charge.
notícia, reportagem e legenda.
Complete o enunciado abaixo com as expressões mais adequadas aos espaços pontilhados. A pauta jornalística para a televisão deve conter o evento, a hora e o local, exigências para cobertura, contatos do entrevistado, indicação de recursos e de .................., o possível aproveitamento ................
pessoal; diário.
pessoal; editorial.
equipamentos; pessoal.
equipamentos; editorial.
Sobre a linguagem no radiojornalismo, aconselha-se
usar uma linguagem coloquial, mas sem apelar à fala vulgar ou ao uso de gírias, respeitando as normas do idioma.
usar uma linguagem coloquial, recorrendo, para isso, ao uso de gírias.
respeitar as normas do idioma e não usar uma linguagem coloquial.
usar uma linguagem coloquial e não respeitar as normas do idioma.
A respeito da nomenclatura utilizada em emissoras de televisão, identifique o nome dado a uma pequena chamada gravada pelo repórter para ser colocada na escalada do telejornal.
Espelho.
Drop out.
Teaser.
Deadline.
Cabeça.
Essa questão também é relacionada a aspectos da produção de um telejornal. Relacione os termos abaixo, que apresentam planos de enquadramento frequentes no telejornalismo, às suas respectivas especificações.
I Plano geral.
II Plano médio.
III Plano americano.
IV Primeiro plano.
A Enquadra as personagens do joelho para cima.
B Mostra as personagens da cintura para cima.
C Procura registrar o espaço onde as personagens estão.
D Apresenta as personagens na altura do busto.
A relação CORRETA é:
C, II B, III A, IV D.
I B, II C, III A, IV D.
I A, II B, III C, IV D.
I D, II B, III A, IV C.
I C, II A, III D, IV B.
A apresentação de programas de rádio envolve um conjunto de técnicas. Cabe ao apresentador, por exemplo, as tarefas de chamar o repórter pelo nome completo, receber convidados no estúdio, entrevistar por telefone, dentre outras.
Identifique o comentário INCORRETO sobre a apresentação de programas radiofônicos.
Normalmente é o repórter quem põe o entrevistado à disposição do apresentador para responder a alguma pergunta.
O apresentador é responsável por dar a entonação adequada ao texto do redator. É preciso atenção e leitura prévia.
Além de citar o local de onde fala o repórter, o apresentador é responsável por abrir a matéria com o lide, a informação mais importante.
Além do repórter, o apresentador deve cobrar do entrevistador explicações mais clara sobre informações imprecisas.
O apresentador, no comando da programação, deve julgar a qualidade do som e a clareza das informações transmitidas ao público.
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