Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.

  • B.

    as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.

  • C.

    as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.

  • D.

    a lauda para televisão é denominada script.

  • E.

    as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.

No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para

  • A.

    inserir caracteres para informar o nome e a função do entrevistado.

  • B.

    cobrir um off com imagem.

  • C.

    corrigir eletronicamente as cores de uma imagem.

  • D.

    aplicar efeitos digitais sobre a imagem.

  • E.

    inserir efeitos de transição entre sequências de imagens.

Para uma emissora de TV local fazer um stand up ao vivo para um telejornal, a partir de uma grande avenida distante poucos quilômetros da emissora, ela utiliza para a transmissão

  • A.

    uma antena parabólica.

  • B.

    um híbrido.

  • C.

    uma câmera wireless.

  • D.

    um link de microondas.

  • E.

    um roteador.

O jornalista carioca Clóvis Paiva, segundo Luiz Amaral, foi o criador da fórmula 3CV para a redação da notícia radiofônica. Essa fórmula significa que para manter a atenção do ouvinte o texto radiofônico deve conter

  • A.

    correção, carisma, condução e venda.

  • B.

    concisão, conexão, compreensão e vibração.

  • C.

    compreensão, clareza, convicção e venda.

  • D.

    convicção, concisão, compreensão e vibração.

  • E.

    carisma, concisão, correção e vibração.

Segundo a pesquisadora Sonia Maria Ribeiro, o telejornalismo se utiliza de um discurso que elabora conflitos e os justifica. Para a autora, o falante ganha a discussão utilizando jogos de palavras que deixam o ouvinte sem condições de responder porque se cria um contexto de falso diálogo. Essa forma de argumentar está contida

  • A.

    na edótica.

  • B.

    no discurso erístico.

  • C.

    na retórica.

  • D.

    no discurso indireto.

  • E.

    na parábola.

Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso

  • A.

    combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.

  • B.

    cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.

  • C.

    descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.

  • D.

    redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.

  • E.

    traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.

Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.

Na narrativa jornalística televisiva, construída por imagens, o editor de texto escreve um roteiro a partir do qual o cinegrafista trabalha na produção de imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.

No jornalismo de televisão, nota coberta é o momento em que o repórter aparece no meio da reportagem, parado ou em movimento, falando diretamente à câmera para o telespectador.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à função da pauta e sua influência no processo de produção do noticiário, assinale a opção correta.

  • A.

    No roteiro da matéria, definem-se não somente as informações que serão exibidas, mas também a ordem de exibição, no início, no meio ou no fim da matéria.

  • B.

    Na apuração da matéria, o repórter deve ouvir as fontes, que não devem se restringir às de consulta, uma vez que são as de informação que, de fato, repassam a ele os dados, as opiniões e as informações que, posteriormente, transformam em notícia.

  • C.

    O perfil do público leitor orienta a elaboração da pauta de revistas semanais, mas não a apuração da matéria, a realização de pesquisas e a redação do texto pelo repórter.

  • D.

    O editor-chefe é quem define a pauta, escolhe os temas principais, indica o peso de cada matéria e, em seguida, os encaminha ao editor setorial responsável.

  • E.

    A pesquisa vai indicar o que ainda não se conhece sobre o assunto, para descoberta de ângulos não abordados em matérias anteriores.

Acerca de execução e produção de programas de televisão, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se pauta a lauda do telejornalismo, que, exibida em terminais de computadores, contém todas as funções da produção de um telejornal, desde a pré-produção até a exibição.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...