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A lauda para telejornalismo segue, em praticamente todas as emissoras, um modelo no qual são colocadas as indicações de áudio e vídeo e todas as informações sobre a estrutura do telejornal, que permitem a sintonia de toda a equipe técnica e de jornalismo. Sobre a lauda, é INCORRETO afirmar que
a cabeça da matéria em telejornalismo é o texto que vai ser lido pelo apresentador em estúdio, introduzindo a matéria gravada.
as informações relativas ao vídeo são colocadas na coluna esquerda e os textos a serem lidos na coluna direita.
as palavras que os apresentadores introduzem, de forma improvisada e espontânea no texto, são chamados cacos.
a lauda para televisão é denominada script.
as partes, ou segmentos, que dividem o telejornal e ficam entre dois intervalos comerciais são chamados de breaks.
No trabalho jornalístico em uma ilha de edição não linear, é correto utilizar o insert de vídeo para
inserir caracteres para informar o nome e a função do entrevistado.
cobrir um off com imagem.
corrigir eletronicamente as cores de uma imagem.
aplicar efeitos digitais sobre a imagem.
inserir efeitos de transição entre sequências de imagens.
Para uma emissora de TV local fazer um stand up ao vivo para um telejornal, a partir de uma grande avenida distante poucos quilômetros da emissora, ela utiliza para a transmissão
uma antena parabólica.
um híbrido.
uma câmera wireless.
um link de microondas.
um roteador.
O jornalista carioca Clóvis Paiva, segundo Luiz Amaral, foi o criador da fórmula 3CV para a redação da notícia radiofônica. Essa fórmula significa que para manter a atenção do ouvinte o texto radiofônico deve conter
correção, carisma, condução e venda.
concisão, conexão, compreensão e vibração.
compreensão, clareza, convicção e venda.
convicção, concisão, compreensão e vibração.
carisma, concisão, correção e vibração.
Segundo a pesquisadora Sonia Maria Ribeiro, o telejornalismo se utiliza de um discurso que elabora conflitos e os justifica. Para a autora, o falante ganha a discussão utilizando jogos de palavras que deixam o ouvinte sem condições de responder porque se cria um contexto de falso diálogo. Essa forma de argumentar está contida
na edótica.
no discurso erístico.
na retórica.
no discurso indireto.
na parábola.
Combinar imagem e texto da melhor maneira é fundamental no telejornalismo. Na preparação de uma matéria para a televisão, é preciso
combinar imagens e texto de forma subliminar para persuadir o espectador.
cuidar primeiro do texto, que é o elemento primordial, e, depois, verificar as imagens.
descartar as informações quando não houver imagens para cobri-las.
redigir o texto escrito de forma a aproveitar melhor as imagens de que se dispõe.
traduzir no texto precisamente aquilo que pode ser percebido através das imagens.
Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.
Na narrativa jornalística televisiva, construída por imagens, o editor de texto escreve um roteiro a partir do qual o cinegrafista trabalha na produção de imagens.
No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.
No jornalismo de televisão, nota coberta é o momento em que o repórter aparece no meio da reportagem, parado ou em movimento, falando diretamente à câmera para o telespectador.
Com relação à função da pauta e sua influência no processo de produção do noticiário, assinale a opção correta.
No roteiro da matéria, definem-se não somente as informações que serão exibidas, mas também a ordem de exibição, no início, no meio ou no fim da matéria.
Na apuração da matéria, o repórter deve ouvir as fontes, que não devem se restringir às de consulta, uma vez que são as de informação que, de fato, repassam a ele os dados, as opiniões e as informações que, posteriormente, transformam em notícia.
O perfil do público leitor orienta a elaboração da pauta de revistas semanais, mas não a apuração da matéria, a realização de pesquisas e a redação do texto pelo repórter.
O editor-chefe é quem define a pauta, escolhe os temas principais, indica o peso de cada matéria e, em seguida, os encaminha ao editor setorial responsável.
A pesquisa vai indicar o que ainda não se conhece sobre o assunto, para descoberta de ângulos não abordados em matérias anteriores.
Acerca de execução e produção de programas de televisão, julgue os itens que se seguem.
Denomina-se pauta a lauda do telejornalismo, que, exibida em terminais de computadores, contém todas as funções da produção de um telejornal, desde a pré-produção até a exibição.
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