Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de formatos e roteiros para vários tipos de programas (telejornal, documentário, revista, programa musical, drama, entrevista, debate, mesa-redonda, adaptação de obras literárias e didáticas), julgue os itens subsequentes.

Stand-up é um termo que se refere à situação em que um repórter grava a notícia no local do acontecimento do fato. Normalmente, o jornalista permanece na tela durante o tempo de transmissão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de formatos e roteiros para vários tipos de programas (telejornal, documentário, revista, programa musical, drama, entrevista, debate, mesa-redonda, adaptação de obras literárias e didáticas), julgue os itens subsequentes.

As deadlines, marcações feitas no texto a ser lido pelo apresentador de um telejornal, objetivam sinalizar os momentos de transição de noticias para imagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a blocos de programação, sequenciamento e intervalo, julgue os itens de 108 a 114.

Comumente, transmitem-se os programas jornalísticos locais de manhã e à noite, e os programas voltados ao público adolescente, de madrugada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a blocos de programação, sequenciamento e intervalo, julgue os itens de 108 a 114.

Vinhetas são utilizadas para indicar a abertura e o intervalo de telejornal ou programa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as atribuições do assessor de comunicação está a prevenção e o gerenciamento de crises nas organizações. Julgue os itens abaixo, que apresentam formas de lidar com a imprensa nestas situações.

I - Fazer um levantamento parcial da situação, especulando sobre fatos que ainda não estejam claros.

II - Admitir voluntariamente os erros cometidos; demonstrando contrição e preocupação sinceras para a solução do problema.

III - Preparar um texto informativo descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.

Está(ão) CORRETA(S).

  • A.

    Apenas II

  • B.

    Apenas I e II

  • C.

    Apenas I e III

  • D.

    Apenas II e III

  • E.

    Todos os itens

A expressão “press kit”, utilizada por profissionais de Assessoria de Comunicação, refere-se a:

  • A.

    texto que contém a estrutura organizacional de uma instituição pública ou privada;

  • B.

    projeto gráfico de uma publicação destinada ao público externo de uma instituição;

  • C.

    textos e fotos para subsidiar os jornalistas de redação com informações;

  • D.

    clipagem de material publicado em veículos impressos;

  • E.

    público alvo de house organ das instituições públicas e/ou privadas.

O autor Jorge Duarte é conhecido por apresentar sugestões para ajudar políticos, autoridades, técnicos do setor público a estabelecer um relacionamento eficiente com jornalistas. Leia um fragmento de um de seus textos.

Agora, com base nas orientações do autor, identifique a alternativa que apresenta um exemplo de recomendação INCORRETA ao agente público.

  • A.

    Ser acessível, a fim de manter um bom relacionamento com a imprensa.

  • B.

    Encarar o assessor de comunicação como alguém responsável por colocar a autoridade na mídia.

  • C.

    Investir na comunicação com públicos segmentados, na integração de áreas e no planejamento, em capacitação.

  • D.

    Estabelecer formas de prever e atender com eficiência às demandas da imprensa.

  • E.

    Favorecer o desenvolvimento de uma “cultura de comunicação”, que estimule a circulação de informações.

O relacionamento com órgãos e representantes da imprensa, que são formadores de opinião, visando criar atitude favorável em relação à marca do produto e à empresa, é realizado por intermédio de

  • A.

    media trainning.

  • B.

    assessoria de imprensa.

  • C.

    relações públicas.

  • D.

    marketing de relacionamento.

  • E.

    programa de fidelização.

Em relação ao planejamento de comunicação entre uma determinada organização e seus públicos, é correto afirmar que stakeholders são

  • A.

    estratégias de comunicação dirigidas aos consumidores ou usuários de seus produtos e serviços.

  • B.

    públicos não ligados à organização, mas aos quais devem ser dirigidos esforços de publicidade visando à adesão deles aos objetivos da organização.

  • C.

    indivíduos formadores de opinião que interferem diretamente nas decisões estratégicas da organização.

  • D.

    dados que descrevem o perfil dos públicos interessados ou envolvidos nas ações e produtos da organização.

  • E.

    segmentos que mantêm relações diretas ou indiretas com ações da organização.

Com relação à reputação institucional e à comunicação de crise, fatores que estão intimamente relacionados aos processos de gestão da informação nas organizações, julgue os itens a seguir.

Em situações de crise ou emergência, os instrumentos de comunicação organizacional não devem se restringir a notas oficiais, comunicados e matérias pagas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...