Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a edição de textos e papel do editor, assinale a opção correta.

  • A.

    O editor de notícias, além de ter experiência jornalística, tato profissional e conhecimento das especificidades do meio em que atua, deve se interessar pela expressão e criatividade televisual e cinematográfica.

  • B.

    A formação política, social e cultural do editor não se evidencia na edição das matérias, uma vez que é possível anular tendenciosidades mediante o relato objetivo dos fatos e de suas implicações para todos os setores da sociedade.

  • C.

    Em telejornalismo, o título da matéria não equivale ao lide do jornalismo impresso, razão pela qual não deve ser o elemento de destaque da notícia veiculada no telejornal.

  • D.

    O título de uma matéria de telejornal deve atrair a atenção do telespectador, para que a notícia a ser veiculada seja imediatamente individualizada na mente do telespectador.

  • E.

    O exame da carga emotiva das matérias preparadas para veiculação não compete ao editor de notícia, que deve se preocupar apenas em analisar cuidadosamente a sua carga informativa.

No que se refere a programas de televisão, julgue os itens a seguir.

Uma das funções do pauteiro é julgar, com base nos acontecimentos, o que pode tornar-se uma reportagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as normas de redação do jornalismo, assinale a opção correta.

  • A. Sigla formada por até três letras ou sigla com mais de três letras que não forme palavra possível na língua deve ser escrita em caixa alta.
  • B. Em jornalismo, é regra geral grafar com iniciais maiúsculas os nomes próprios, incluídas as conjunções e preposições que o componham, bem como todos os nomes que constituam locuções substantivas próprias.
  • C. No jornalismo impresso diário, o entretítulo, elemento considerado essencial, deve ser o último a ser suprimido no caso de limitação de espaço.
  • D. A citação indicada por aspas não precisa estar vinculada ao trecho do texto em que ocorre, razão por que são dispensáveis ajustes sintáticos e gráficos.
  • E. Expressões que designam títulos honoríficos ou hierárquicos, como, por exemplo, general e doutor, devem ser escritas, obrigatoriamente, com iniciais minúsculas.

À sequência de frases curtas e de impacto anunciadas na abertura de um telejornal, com o objetivo de chamar a atenção do telespectador, atribui-se o nome de

  • A. off.
  • B. cabeça da matéria.
  • C. passagem.
  • D. sonora.
  • E. escalada.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta e completa dos procedimentos adotados para a produção de matérias jornalísticas.

  • A. ouvir e ler o depoimento na íntegra; assinalar as proposições principais; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; distribuir ao longo da matéria circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto
  • B. ouvir e ler o depoimento na íntegra; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; assinalar as proposições principais; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações
  • C. ouvir e ler o depoimento na íntegra; assinalar proposições principais; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações.
  • D. assinalar proposições principais; ouvir e ler o depoimento na íntegra; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações
  • E. ouvir e ler o depoimento na íntegra; ordenar as proposições principais da mais para a menos importante; assinalar as proposições principais; construir a matéria com proposições principais como texto base; alternar, nos demais parágrafos, discurso direto e indireto; distribuir, ao longo da matéria, circunstâncias que não caibam no lide ou outras observações

Acerca da produção de textos jornalísticos, assinale a opção correta.

  • A. Em jornalismo impresso, as respostas às perguntas quem? o que? a quem? quando? onde? como? e por que? devem ser apresentadas ao longo do texto.
  • B. A notícia é produzida a partir de três processos específicos: seleção dos eventos; ordenação dos eventos; e nomeação noticiosa.
  • C. Em textos jornalísticos, a organização dos eventos em sequência deve-se à influência do gênero literário narrativa épica.
  • D. Do ponto de vista técnico, o texto noticioso deve ser avaliado quanto à exposição dos fatos e quanto ao seu conteúdo moral, ético e político.
  • E. O desconhecimento recíproco entre quem redige e quem consome a notícia flexibiliza a importância do detalhamento das informações.

O lead é o primeiro parágrafo da notícia, texto básico do jornalismo. Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta do lead clássico?

  • A. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – a partir da notação mais importante.
  • B. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – a partir da notação menos importante.
  • C. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – segundo os fatos sucessivos que conduzem a um clímax.
  • D. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – privilegiando o por que/para que, como cabe a um texto afirmativo.
  • E. Ordena os elementos – quem/o que, fez o que, quando, onde, como, por que/para que – privilegiando a notação do ator envolvido mais importante: quem/o que.

Nesse fragmento, a exposição feita pelo autor enfatiza:

  • A.

    o rompimento da demarcação entre os espaços público e privado;

  • B.

    o rompimento do conceito de direito autoral;

  • C.

    a exclusão digital;

  • D.

    a concentração na sociedade da informação;

  • E.

    o surgimento de uma linguagem hipertextual.

Leia as definições abaixo.

I – Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso à postagem de conteúdo.

II – Usuários mais assíduos ou frequentes de determinado site ou programa.

Os itens acima fazem referência, respectivamente, a:

  • A.

    tecnologia RSS e pageviews;

  • B.

    tecnologia SMS e pageviews;

  • C.

    tecnologia wiki e heavy users;

  • D.

    tecnologia WAP e followers;

  • E.

    tecnologia RSS e heavy users.

Um conjunto de meios comunicativos que permite acesso simultâneo a imagens, sons e textos, de um modo interativo e não linear que possibilita fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e fazer versões pessoais das mesmas é definido como:

  • A.

    Hipermídia

  • B.

    Mídia

  • C.

    Informática

  • D.

    Teleconferência

  • E.

    Intersemiótica

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...