Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a edição de textos e papel do editor, assinale a opção correta.
O editor de notícias, além de ter experiência jornalística, tato profissional e conhecimento das especificidades do meio em que atua, deve se interessar pela expressão e criatividade televisual e cinematográfica.
A formação política, social e cultural do editor não se evidencia na edição das matérias, uma vez que é possível anular tendenciosidades mediante o relato objetivo dos fatos e de suas implicações para todos os setores da sociedade.
Em telejornalismo, o título da matéria não equivale ao lide do jornalismo impresso, razão pela qual não deve ser o elemento de destaque da notícia veiculada no telejornal.
O título de uma matéria de telejornal deve atrair a atenção do telespectador, para que a notícia a ser veiculada seja imediatamente individualizada na mente do telespectador.
O exame da carga emotiva das matérias preparadas para veiculação não compete ao editor de notícia, que deve se preocupar apenas em analisar cuidadosamente a sua carga informativa.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere a programas de televisão, julgue os itens a seguir.
Uma das funções do pauteiro é julgar, com base nos acontecimentos, o que pode tornar-se uma reportagem.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as normas de redação do jornalismo, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
À sequência de frases curtas e de impacto anunciadas na abertura de um telejornal, com o objetivo de chamar a atenção do telespectador, atribui-se o nome de
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção que apresenta a sequência correta e completa dos procedimentos adotados para a produção de matérias jornalísticas.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da produção de textos jornalísticos, assinale a opção correta.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - - 2011
O lead é o primeiro parágrafo da notícia, texto básico do jornalismo. Qual das alternativas abaixo apresenta a definição correta do lead clássico?
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Nesse fragmento, a exposição feita pelo autor enfatiza:
o rompimento da demarcação entre os espaços público e privado;
o rompimento do conceito de direito autoral;
a exclusão digital;
a concentração na sociedade da informação;
o surgimento de uma linguagem hipertextual.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Leia as definições abaixo.
I Páginas comunitárias na internet que podem ser alteradas por todos os usuários que têm direitos de acesso à postagem de conteúdo.
II Usuários mais assíduos ou frequentes de determinado site ou programa.
Os itens acima fazem referência, respectivamente, a:
tecnologia RSS e pageviews;
tecnologia SMS e pageviews;
tecnologia wiki e heavy users;
tecnologia WAP e followers;
tecnologia RSS e heavy users.
Um conjunto de meios comunicativos que permite acesso simultâneo a imagens, sons e textos, de um modo interativo e não linear que possibilita fazer links entre elementos de mídia, controlar a própria navegação e fazer versões pessoais das mesmas é definido como:
Hipermídia
Mídia
Informática
Teleconferência
Intersemiótica
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...