Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Uma das marcas da tecnologia digital é o potencial de inovação e de transformação dos processos de produção e manipulação do som e da imagem. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Atualmente, o uso do som na Internet pode ser projetado utilizando-se software denominados modeladores sonoros, que permitem definir a melhor forma de compor uma sonoplastia e aplicá-la a determinado sítio.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a digitalização do processo de produção e transmissão no áudio/rádio, julgue os próximos itens.
Uma das principais vantagens da rádio digital reside no fato de que os sinais de rádio não digitais possuem alcance de 48 a 65 quilômetros a partir da fonte, ao passo que a tecnologia de rádio digital propicia transmissão com alcance de mais de 35 mil quilômetros de distância.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens a seguir, relativos aos recursos digitais aplicados na produção sonora.
Uma típica workstation de áudio digital em uma rádio inclui: um mixador de áudio, um microfone, um computador, um teclado e uma unidade para captar dados de linhas digitais ISDN.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
As novas tecnologias se transformaram em importantes aliadas das assessorias de comunicação em diversas tarefas, dentre as quais a de pesquisa na web, de notícias e informações sobre a organização. Os clippings digitais são hoje parâmetros para mensuração de resultados de divulgação em diversas assessorias de imprensa, através de mecanismos de buscas, como se pode exemplificar tecnicamente na seguinte alternativa:
cadê
yahoo
britannica
google
search
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Analise as afirmativas:
I. Na World Wide Web, o texto deve ser escrito de forma linear evitando que o internauta navegue pela estrutura do hipertexto.
II. A luz do monitor do computador faz com que o leitor pisque mais os olhos, o que gera uma capacidade de leitura 25% superior aos veículos impressos, portanto, o texto para a internet pode ser mais extenso até 25% do que o texto para impresso.
Assinale a alternativa correta:
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
As duas afirmativas estão parcialmente corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Ambas as afirmativas estão corretas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O Brasil discute desde o início dos anos 2000 o padrão de Rádio Digital a ser implantado no País, e está prestes a definir a escolha entre o padrão americano HD Rádio e o sistema francês chamado de DRM. Além da boa qualidade de áudio, o Rádio Digital permite
abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor.
a multiplicidade de conteúdos, ou seja, cada emissora de rádio poderá transmitir dezenas de canais simultaneamente.
ganho de qualidade apenas no sinal FM, levando as emissoras AM a desaparecerem gradualmente.
a captação do chamado multicasting em qualquer aparelho receptor de rádio hoje existente.
acesso à internet de forma interativa.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Glocalização é um neologismo resultante da fusão dos termos globalização e localização. A ideia de glocal, desenvolvida no contexto mediático avançado pelo pesquisador Eugenio Trivinho significa que
o consumidor de informação passa a ter acesso privilegiado e prioritário ao que acontece na porta de sua casa.
a presença da dimensão local na produção de uma cultura global é verificada a partir de um meio de comunicação operando em tempo real, como acontece com as redes sociais.
o espaço mediático da tela de TV e da web cede lugar a atividades e ações físicas reais por parte do consumidor.
a esfera pública deixa de ser global, dando espaço à chamada praça pública eletrônica.
a circulação de produtos e ideias passa a ter fronteiras e limites.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
O Youtube é utilizado atualmente por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo e recebe mais de 51 mil horas de novos vídeos diariamente, segundo a INFO Online. Para publicar um vídeo no Youtube é necessário utilizar uma ferramenta de compressão de áudio e vídeo, que em geral diminui a qualidade do vídeo produzido. Com relação a esse processo, é correto afirmar:
A compressão de vídeo converte os dados originais, organizados em frames, em novos frames codificados sendo, portanto, necessário transmitir frames inteiros, pois existe muita diferença entre frames consecutivos.
A quantidade de movimentos de um vídeo não interfere na quantidade de dados a serem transmitidos.
Não é possível publicar vídeos no Youtube com resolução como a de 720×480 pixels.
Para poupar banda da rede, é comum usar no Youtube vídeos com baixas resoluções, com taxas de 1,4 Mbit/s.
Um software ou hardware que realiza compressão de vídeo é chamado Codificador, o que realiza o processo inverso (descompressão) é chamado Decodificador, e o sistema completo de CODEC (Codificador e Decodificador).
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Uma das formas de distribuição de conteúdo audiovisual pela internet, em computadores ou telefones celulares, é por meio do streaming. É uma das características dessa tecnologia:
ser possível ao usuário fazer um download do audiovisual em seu aparelho.
enviar informação audiovisual por meio de pacotes de dados, permitindo sua visualização mesmo quando o sinal transmitido ainda não foi totalmente concluído.
funcionar apenas on demand, não sendo apropriado para transmissões "ao vivo".
tornar possível assistir a um programa de televisão em tempo real independentemente da largura de banda disponível.
permitir que o usuário tenha uma relação interativa com o programa de TV transmitido, clicando com um mouse em objetos na tela.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em uma câmera de televisão digital a luz refletida pelos objetos enquadrados é projetada através das lentes para um conjunto de elementos sensíveis, que transforma os sinais luminosos em sinais elétricos. O nome desse sensor eletrônico é
RGB.
Pixel.
LCD.
NTSC.
CCD.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...