Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A revolução tecnológica provocou inúmeros impactos na difusão da informação, dando surgimento à personalização on-line. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta alguns princípios necessários ao gerenciamento de websites personalizados.
I. Um fator importante da personalização on-line está em interagir com os usuários, capturando e analisando todos os seus movimentos e ações.
II. Um fator importante da personalização on-line é tentar seduzir o recémchegado, não exigindo qualquer ação que seja custosa demais.
III. Um fator importante da personalização on-line está em oferecer oportunidades ao usuário de informar sobre as deficiências que encontrar.
IV. Um fator importante da personalização on-line está em estabelecer uma interface amigável, que propicie o maior número de informações aos usuários.
V. Um fator importante da personalização on-line está em estabelecer uma interface que ofereça respostas-padrão, evitando interpretações ambíguas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Habermas,
a dualidade do estrutural e as propriedades estruturais dos sistemas sociais são ao mesmo tempo o meio e o resultado que se organizam de maneira recursiva.
ao trabalho etnometodológico cumpre identificar as operações pelas quais as pessoas se dão conta e dão conta do que elas próprias são e do que fazem no dia-a-dia no contexto das interações.
todos vivem temporalidades diferenciadas que remetem a outras relações com o saber e outras posições nas redes de relações intersubjetivas.
o fato social é resultado da atividade dos atores para conferir sentido a sua prática cotidiana. O esquema da comunicação substitui o da ação.
a sociologia crítica deve estudar as redes de interação em uso na sociedade, constituída por relações comunicativas.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting
as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.
o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.
a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.
os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.
qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:
I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
I. As sociedades abertas voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização da comunicação que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposição ideológica e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.
I. As sociedades abertas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicação e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Segundo Margarida Kunsch, existem barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo que prejudicam a eficácia comunicativa. Essas barreiras são de natureza
mercadológica, fisiológica, psicológica ou antropológica.
mercadológica, fisiológica, semântica ou antropológica.
mecânica, mercadológica, semântica ou psicológica.
mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.
mercadológica, antropológica, psicológica ou fisiológica.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
São Teorias da Comunicação:
Hipodérmica, Three Step Flow, Teoria Crítica.
Hipodérmica, Two Step Flow, Teoria Crítica.
Two Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.
Three Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
São paradigmas da área da Comunicação:
Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Culturológico, entre outros.
Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Espiral do Silêncio, entre outros.
Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Espiral do Silêncio, entre outros.
Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Cibernética, entre outros.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Numa comparação entre comunicação e informação, pode-se dizer que
comunicação exige transmissão/recepção (processo unilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral).
comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo bilateral).
comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo unilateral).
comunicação exige transmissão/recepção (processo bilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral).
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Por "Hipótese da Agenda Setting" entende-se
o poder de agenda dos veículos jornalísticos em relação aos temas discutidos pelo público.
o poder de agenda das instâncias publicitárias em relação aos temas discutidos pelo público.
a construção da agenda dos profissionais jornalistas e publicitários.
que não diz respeito à área da comunicação.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2011
Nesse trecho, está representada uma das funções da comunicação:
a de entretenimento;
a de identidade;
a de transmissão cultural;
a de articulação política;
a de manutenção de normas sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...