Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A revolução tecnológica provocou inúmeros impactos na difusão da informação, dando surgimento à personalização on-line. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta alguns princípios necessários ao gerenciamento de websites personalizados.

I. Um fator importante da personalização on-line está em interagir com os usuários, capturando e analisando todos os seus movimentos e ações.

II. Um fator importante da personalização on-line é tentar seduzir o recémchegado, não exigindo qualquer ação que seja custosa demais.

III. Um fator importante da personalização on-line está em oferecer oportunidades ao usuário de informar sobre as deficiências que encontrar.

IV. Um fator importante da personalização on-line está em estabelecer uma interface amigável, que propicie o maior número de informações aos usuários.

V. Um fator importante da personalização on-line está em estabelecer uma interface que ofereça respostas-padrão, evitando interpretações ambíguas.

  • A. somente I e II estão corretas
  • B. somente I, II e III estão corretas
  • C. somente II e III estão corretas
  • D. somente III e IV estão corretas
  • E. somente IV e V estão corretas

Segundo Habermas,

  • A.

    a dualidade do estrutural e as propriedades estruturais dos sistemas sociais são ao mesmo tempo o meio e o resultado que se organizam de maneira recursiva.

  • B.

    ao trabalho etnometodológico cumpre identificar as operações pelas quais as pessoas se dão conta e dão conta do que elas próprias são e do que fazem no dia-a-dia no contexto das interações.

  • C.

    todos vivem temporalidades diferenciadas que remetem a outras relações com o saber e outras posições nas redes de relações intersubjetivas.

  • D.

    o fato social é resultado da atividade dos atores para conferir sentido a sua prática cotidiana. O esquema da comunicação substitui o da ação.

  • E.

    a sociologia crítica deve estudar as redes de interação em uso na sociedade, constituída por relações comunicativas.

Em linhas gerais, para a hipótese do agenda setting

  • A.

    as pessoas agendam seus assuntos e suas conversas em função do que a mídia veicula.

  • B.

    o aspecto essencial da opinião pública representa uma transação entre o consenso social e as convicções individuais.

  • C.

    a opinião das pessoas reflete o medo do isolamento, a tendência ao silêncio e a necessidade de consonância.

  • D.

    os meios que oferecem a temática comum são também os que indicam o enfoque a ser dado a cada um dos temas.

  • E.

    qualquer receptor, diante de duas referências cognitivas compatíveis, sentirá desconforto psicológico provocado pela dissonância cognitiva.

Pierre Lévy defende que a sociedade passou por três etapas. São elas:

  • A.

    I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.

  • B.

    I. As sociedades abertas voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.

  • C.

    I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita e III. Cibercultura, relativa à globalização da comunicação que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.

  • D.

    I. As sociedades fechadas, voltadas à cultura escrita religiosa; II. Sociedades civilizadas, imperialistas, com o uso da escrita para a imposição ideológica e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial desigual e conflitante.

  • E.

    I. As sociedades abertas, voltadas à cultura oral; II. Sociedades imperialistas, com o uso da escrita e tecnologias da comunicação e III. Cibercultura, relativa à globalização econômica que tende a uma comunidade mundial igualitária e harmônica.

Segundo Margarida Kunsch, existem barreiras gerais ou comuns no processo comunicativo que prejudicam a eficácia comunicativa. Essas barreiras são de natureza

  • A.

    mercadológica, fisiológica, psicológica ou antropológica.

  • B.

    mercadológica, fisiológica, semântica ou antropológica.

  • C.

    mecânica, mercadológica, semântica ou psicológica.

  • D.

    mecânica, fisiológica, semântica ou psicológica.

  • E.

    mercadológica, antropológica, psicológica ou fisiológica.

São Teorias da Comunicação:

  • A.

    Hipodérmica, Three Step Flow, Teoria Crítica.

  • B.

    Hipodérmica, Two Step Flow, Teoria Crítica.

  • C.

    Two Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.

  • D.

    Three Step Flow, Teoria Crítica e Escola de Stuttgart.

São paradigmas da área da Comunicação:

  • A.

    Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Culturológico, entre outros.

  • B.

    Funcionalismo-Pragmático, Matemático-Informacional, Espiral do Silêncio, entre outros.

  • C.

    Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Espiral do Silêncio, entre outros.

  • D.

    Funcionalismo-Pragmático, Crítico-Radical, Cibernética, entre outros.

Numa comparação entre comunicação e informação, pode-se dizer que

  • A.

    comunicação exige transmissão/recepção (processo unilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral).

  • B.

    comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo bilateral).

  • C.

    comunicação seria o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo bilateral), enquanto informação supõe transmissão/recepção (processo unilateral).

  • D.

    comunicação exige transmissão/recepção (processo bilateral), enquanto informação é o envio de mensagens sem a obrigatoriedade de retorno (processo unilateral).

Por "Hipótese da Agenda Setting" entende-se

  • A.

    o poder de agenda dos veículos jornalísticos em relação aos temas discutidos pelo público.

  • B.

    o poder de agenda das instâncias publicitárias em relação aos temas discutidos pelo público.

  • C.

    a construção da agenda dos profissionais jornalistas e publicitários.

  • D.

    que não diz respeito à área da comunicação.

Nesse trecho, está representada uma das funções da comunicação:

  • A.

    a de entretenimento;

  • B.

    a de identidade;

  • C.

    a de transmissão cultural;

  • D.

    a de articulação política;

  • E.

    a de manutenção de normas sociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...