Questões de Comunicação Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir dessa argumentação, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS ou FALSOS.

I – Os textos jornalísticos são representações de realidade, produtos parcialmente denotativos e parcialmente conotativos.

II – Meios que utilizam signos visuais e auditivos (como cinema e televisão) possuem menor margem de reconstrução da realidade do que os meios escritos.

III – Elementos não-linguísticos como cores ou fotografias são desprovidos de aspectos conotativos.

Está(ão) CORRETO(S).

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas II

  • C.

    Apenas III

  • D.

    Apenas I e II

  • E.

    Apenas I e III

Sobre o modelo proposto por Lasswell, julgue os itens abaixo como VERDADEIROS ou FALSOS.

I - Apresentou o ato de comunicação como uma sequência de interrogações: quem, diz o quê, por que meio, a quem e com que efeito?

II - Reconheceu a influência do contexto (social, cultural e ideológico) nas reações manifestas pelo público.

III – Destacou a importância dos gatekeepers na consolidação das reações latentes do público.

Está(ão) CORRETO(S).

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas II

  • C.

    Apenas III

  • D.

    Apenas I e II

  • E.

    Apenas I e III

Foi um dos analistas do fenômeno da indústria cultural. Para ele, a obra de arte reproduzível pode ter perdido sua aura e autonomia, mas tornou-se acessível a mais pessoas. Em sua principal obra, afirmou: “A reprodutibilidade técnica da obra de arte modifica a relação da massa com a arte”. O autor referenciado acima é:

  • A.

    Pierre Levy

  • B.

    Edgar Morin

  • C.

    Walter Benjamin

  • D.

    Theodor Adorno

  • E.

    Michel Foucault

Falecido em 1980, Marshall McLuhan foi, nos anos 70, um dos principais teóricos da comunicação. Ele apresentou a tese de que as comunicações produziram um impacto sobre as categorias sociais do tempo e do espaço. Nessa perspectiva, segundo o autor, a história da sociedade pode ser dividida em três momentos:

  • A.

    primeiridade, secundidade e terceiridade;

  • B.

    tribalização, destribalização e retribalização;

  • C.

    sociedade tecnológica, sociedade eletrônica e sociedade digital;

  • D.

    clássico, moderno e contemporâneo;

  • E.

    tradicional, tecnológico e virtual.

No texto acima, o autor faz referência:

  • A.

    à Teoria Hipodérmica;

  • B.

    à Teoria Funcionalista;

  • C.

    aos Estudos Culturais;

  • D.

    à Teoria da Informação;

  • E.

    à Teoria Crítica.

Sobre o conceito de noticiabilidade, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    os valores notícias (news value) agem isoladamente na definição do que será notícia nos meios de comunicação;

  • B.

    noticiabilidade é um conjunto de regras que, implícita e explicitamente, justifica os procedimentos operacionais e editoriais dos órgãos de comunicação;

  • C.

    os critérios de noticiabilidade estão limitados às categorias relativas ao público e à concorrência;

  • D.

    a construção da narrativa jornalística é determinada, exclusivamente, pela atualidade do acontecimento e pela composição equilibrada do noticiário;

  • E.

    o uso de fontes institucionais é o principal critério para divulgação de acontecimentos relacionados à administração pública.

Conforme Nílson Lage, na obra “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”, em relação aos objetivos, as entrevistas jornalísticas podem ser classificadas como:

  • A.

    ritual, temática, testemunhal e em profundidade;

  • B.

    ritual, temática, ocasional e confronto;

  • C.

    coletiva, dialogal, ocasional e confronto;

  • D.

    exclusiva, coletiva, ocasional e confronto;

  • E.

    exclusiva, testemunhal, coletiva e temática.

De acordo com Galtung – Ruge (1965) “os critérios de relevância adotados pelos jornalistas para selecionar os acontecimentos à serem transformados em notícias percorriam todo processo que parte do acontecimento para chegar até o leitor... a ênfase constante de certos temas, aspectos e problemas forma uma moldura interpretativa, um esquema de conhecimentos, um frame que se aplica (de maneira mais ou menos consciente) para dar sentido ao que observamos”. (Wolf, 2005, p.145). A qual fenômeno da comunicação se refere o texto citado?

  • A.

    Teoria Hipodérmica.

  • B.

    Audiência.

  • C.

    Agenda Setting.

  • D.

    Teoria Culturológica.

  • E.

    Newsletter.

Considere o pensamento abaixo e as afirmações que seguem.

“O homem é tão bem manipulado e ideologizado que até mesmo o seu lazer se torna uma extensão do trabalho.” ( T. W. Adorno)

 I. A citação é emblemática para se entender o conceito de indústria cultural, divulgado pela Escola de Frankfurt, da qual o autor foi um dos grandes representantes.

II. De acordo com a visão crítica, a transformação da arte em simples mercadoria contribui para a alienação do homem.

III. A citação refere-se ao pouco tempo livre que os trabalhadores têm para o lazer, pois são submetidos à lógica capitalista.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    todas

  • B.

    somente I e II

  • C.

    somente I e III

  • D.

    somente I

  • E.

    somente II

Considere a tirinha abaixo e as afirmações que seguem.

I. A tirinha sugere que a televisão é o ópio do povo, visão que está de acordo com o ponto de vista dos teóricos da Escola de Frankfurt.

II. As ideias de Karl Marx são a fundamentação da teoria funcionalista da comunicação.

III. Os dois quadrinhos não mantêm relação, uma vez que o personagem Calvin está consultando uma mídia impressa e a televisão é um veículo eletrônico.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...