Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da qualidade e da segurança na captação de vídeo e áudio, julgue os itens seguintes.
Considere que um cinegrafista, ao checar a qualidade das imagens gravadas durante uma reportagem externa, tenha percebido, no viewfinder, que a imagem em alguns takes sumia. Nessa situação, é correto supor que o defeito pode ter sido provocado por um cabo intermitente.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da qualidade e da segurança na captação de vídeo e áudio, julgue os itens seguintes.
Suponha que um cinegrafista tenha verificado um zumbido no áudio ao checar a qualidade de uma gravação de reportagem externa. Nessa situação, é correto afirmar que a presença desse ruído poderia ter sido evitada se cabos balanceados de dois fios tivessem sido utilizados.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da qualidade e da segurança na captação de vídeo e áudio, julgue os itens seguintes.
Os cabos conectores de áudio possuem uma trava de segurança para evitar que se soltem, uma vez que, ao se puxar o plugue, podem-se romper os finos cabos internos e, por consequência, a gravação ser prejudicada.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca da qualidade e da segurança na captação de vídeo e áudio, julgue os itens seguintes.
Caso um cinegrafista perceba, durante uma filmagem externa que esteja realizando com a câmera apoiada sobre o ombro, a existência de takes tremidos, ele deve fixar a câmera em um pedestal em vez de em um monopé, uma vez que, comparativamente, o pedestal é mais prático de operar e mais leve.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características de operação das câmeras de vídeo e seus equipamentos acessórios: tripés, gruas, carrinho com rodas, suporte de estabilização, entre outros, julgue os itens de 86 a 88.
O steadcam, sistema mecânico comumente utilizado em produções externas, é acoplado ao corpo do operador de câmera por meio de um colete, no qual se instala um braço dotado de molas, e tem a função de estabilizar as imagens captadas contra trepidações e solavancos, quando a câmera de vídeo é operada manualmente.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características de operação das câmeras de vídeo e seus equipamentos acessórios: tripés, gruas, carrinho com rodas, suporte de estabilização, entre outros, julgue os itens de 86 a 88.
Em um set de filmagem, gravação ou programação, frequentemente a câmera deve ser movimentada de um lado para o outro; para tanto, o transporte da câmera presa no tripé é feito em um carrinho com rodas sobre trilhos, denominado grua.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca das características de operação das câmeras de vídeo e seus equipamentos acessórios: tripés, gruas, carrinho com rodas, suporte de estabilização, entre outros, julgue os itens de 86 a 88.
Chroma key é o efeito, ou técnica de vídeo, utilizado em estúdios de gravação de imagens, que consiste na substituição de um fundo existente por outro vídeo ou imagem estática, criando-se, assim, uma realidade virtual. Como fundo, é usada a cor azul ou a verde, consideradas as melhores opções de fundo, por serem as mais distantes do tom da pele humana.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos às características de operação dos equipamentos de iluminação auxiliares necessários para a captação de imagens de cenas em ambientes internos e externos e de seus acessórios: spots, fresnel, difusor, polarizador, rebatedor, entre outros.
A sensibilidade das câmeras de vídeo é determinada pelo seu valor em lux em relação à captação da luz incidente. Assim, mais sensível será a câmera que apresentar maior valor em lux para a captação de imagens em ambientes com pouca luz.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos às características de operação dos equipamentos de iluminação auxiliares necessários para a captação de imagens de cenas em ambientes internos e externos e de seus acessórios: spots, fresnel, difusor, polarizador, rebatedor, entre outros.
Um dos mais antigos refletores utilizados para iluminação de cenas é o denominado fresnel, que se caracteriza como uma lente colocada na frente de uma lâmpada halógena e que possui, em sua estrutura, um rebatedor para a emissão de luz difusa.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos às características de operação dos equipamentos de iluminação auxiliares necessários para a captação de imagens de cenas em ambientes internos e externos e de seus acessórios: spots, fresnel, difusor, polarizador, rebatedor, entre outros.
Para transmissões externas de televisão, como, por exemplo, uma partida de futebol ou uma corrida de automóveis, são utilizadas, nas câmeras, lentes do tipo teleobjetiva com o intuito de captar, com qualidade, as imagens dos jogadores ou dos veículos em movimento, que se encontram distantes das câmeras de TV, distribuídas em diversos locais do evento e na cabine de locução.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...