Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens subsequentes, relativos às características de operação dos equipamentos de iluminação auxiliares necessários para a captação de imagens de cenas em ambientes internos e externos e de seus acessórios: spots, fresnel, difusor, polarizador, rebatedor, entre outros.
Em uma tomada de cena externa, à luz do dia e com Sol intenso, utiliza-se o difusor para suavizar a incidência da luz e da sombra sobre o ator ou repórter no momento da captação das imagens.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma tomada de cena externa, à luz do dia e com Sol intenso, utiliza-se o difusor para suavizar a incidência da luz e da sombra sobre o ator ou repórter no momento da captação das imagens.
Para o dia a dia das produções televisivas, recomenda-se uso do microfone de fita, por ser o mais resistente e ter excelente fidelidade de som.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em uma tomada de cena externa, à luz do dia e com Sol intenso, utiliza-se o difusor para suavizar a incidência da luz e da sombra sobre o ator ou repórter no momento da captação das imagens.
Para se escolher a melhor opção de cápsula entre os diversos tipos de microfones existentes, deve-se levar em consideração a cena a ser gravada e a captação sonora desejada. Se a tomada de cena for uma reportagem externa, em ambiente ruidoso, e se a equipe encarregada dessa programação for formada apenas por um operador de câmera e um repórter, o microfone adequado será o omnidirecional sem fio.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
Em uma tomada em plano médio, os pés dos personagens em cena ficam fora de campo.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
A maneira de apresentar uma imagem para o telespectador influencia a sua compreensão da história. Em uma reportagem sobre tráfico de drogas, por exemplo, pode-se usar o close-up para orientar a visão do telespectador para a arma presa à cintura de um traficante.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
A escolha do plano está condicionada à natureza da narrativa, devendo o tamanho do plano estar adequado ao conteúdo material e dramático da informação a ser transmitida.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
Ao se posicionar um entrevistado contra um fundo chamativo de qualquer natureza, com imagem estática ou em movimento, deve-se observar a relevância da informação contida na composição desse fundo para a reportagem ou o filme.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que, diante da diversidade visual existente, o cinegrafista precisa de apuro técnico para compor e selecionar imagens, julgue os itens a seguir, a partir dos critérios de composição de imagem e tipos de planos.
Em se tratando de composição de imagem especificamente para televisão, a inatividade é primordial para capturar o interesse do espectador.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Todos os movimentos e angulações de câmera devem ocorrer por algum motivo. Por exemplo, uma tomada oscilante, com movimento a esmo para o lado, com o objetivo de mostrar uma cadeira antiga irrelevante, parece estar fora de controle, o que contraria essa ideia. Uma tomada como essa tem o efeito de fazer que as pessoas parem de assistir à história e comecem a se perguntar o que está acontecendo. Nesse caso, deveria haver uma legenda como a seguinte: alerta câmera descontrolada, o serviço normal será reestabelecido assim que possível.
Tendo o texto acima, de Harris Watts, como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os próximos itens.
A velocidade do zoom utilizado em determinada filmagem depende do tempo de duração da tomada.
Comunicação Social - Audiovisual e Fotografia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Todos os movimentos e angulações de câmera devem ocorrer por algum motivo. Por exemplo, uma tomada oscilante, com movimento a esmo para o lado, com o objetivo de mostrar uma cadeira antiga irrelevante, parece estar fora de controle, o que contraria essa ideia. Uma tomada como essa tem o efeito de fazer que as pessoas parem de assistir à história e comecem a se perguntar o que está acontecendo. Nesse caso, deveria haver uma legenda como a seguinte: alerta câmera descontrolada, o serviço normal será reestabelecido assim que possível.
Tendo o texto acima, de Harris Watts, como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue os próximos itens.
No movimento panorâmico, há rotação parcial ou completa da câmera em torno do seu próprio eixo, seja ele vertical ou horizontal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...