Questões de Comunicação Social do ano 2011

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Com relação aos requisitos dos transmissores e estações de transmissão de TV analógica, julgue os itens de 114 a 120.

No livro de registro de ocorrências do transmissor, devem ser anotadas, entre outras, as interrupções anormais das transmissões.

  • C. Certo
  • E. Errado

A TV Justiça tem feito transmissões ao vivo de sessões do STF com a utilização de três ou quatro câmeras. Para dar dinamismo à transmissão, são feitos sucessivos cortes de uma câmera para outra pelo diretor de TV. O equipamento que permite essa seleção de câmeras é chamado de

  • A.

    Table Top.

  • B.

    Switcher.

  • C.

    A,B,C Roll.

  • D.

    Ilha de edição.

  • E.

    TBC.

NÃO corresponde a um formato de captação ou armazenamento de imagens de vídeo:

  • A.

    DVCam.

  • B.

    Betacam.

  • C.

    Supercam.

  • D.

    XDCam.

  • E.

    DVD.

Quando o diretor opta por gravar uma entrevista sem que nenhum microfone seja enquadrado pela câmera, ele utiliza um microfone superdirecional, em geral acoplado a uma vara, chamado de

  • A.

    Zepelin.

  • B.

    Shotgun.

  • C.

    Lavalier.

  • D.

    Sungun.

  • E.

    Audio link.

Praticamente todos os softwares de edição não linear de áudio, para um programa de rádio, por exemplo, permitem que uma narração seja sonorizada com uma música de fundo durante toda a narração, processo chamado no jargão de rádio de BG. Quando, mesmo em BG, mixamos uma música com outra, de forma que o volume da música anterior vá diminuindo enquanto o da seguinte aumenta lentamente, esse efeito de transição é chamado de

  • A.

    Fade In.

  • B.

    Cut.

  • C.

    Balanceamento.

  • D.

    Cross fade.

  • E.

    Delay.

Numa entrevista coletiva, quando várias emissoras de rádio e TV agrupam-se para captar um depoimento momentâneo de uma autoridade, observa-se que as emissoras fazem uso de microfones chamados “de mão”. Esse tipo de microfone é privilegiado pelas emissoras em reportagens e entrevistas de rua, nas quais não é possível organizar calmamente a gravação, porque

  • A.

    a captação é feita no padrão cardioide.

  • B.

    é omnidirecional.

  • C.

    tem captação de áudio automática.

  • D.

    é o único que pode ser utilizado “sem fio”.

  • E.

    somente ele pode ser conectado à câmera portátil.

A partir de 2017 o Brasil terá todas as emissoras de TV transmitindo sua programação em canais digitais. Para as emissoras de TV isso significa uma grande mudança. Em termos técnicos, uma significativa diferença entre a transmissão de TV digital e a analógica é que

  • A.

    a digital não usa mais as fitas de videotape.

  • B.

    cada imagem que compõe um frame de vídeo no sistema digital possui até o dobro de pixels do sistema analógico, permitindo maior definição da imagem.

  • C.

    a maior possibilidade de compressão do sinal digital, através de codificação, faz com que o sinal ocupe menos espaço e mais dados possam ser transmitidos.

  • D.

    o receptor de TV Digital não necessita de nenhum tipo de antena para receber as imagens.

  • E.

    a transmissão Digital acaba com os incômodos “chuviscos” nas imagens e não está sujeita a nenhum tipo de interferência na imagem transmitida.

Quando em uma gravação de áudio opta-se por alterar as frequências médias, e assim ressaltar uma voz humana, está-se utilizando um aparelho chamado

  • A.

    equalizador.

  • B.

    monitor.

  • C.

    home theater.

  • D.

    vectorscope.

  • E.

    amplificador.

Para que uma gravação em vídeo seja considerada de alta definição é preciso que ela tenha, no mínimo,

  • A.

    formato de tela 3 × 4 e 525 linhas de resolução horizontal.

  • B.

    áudio gravado no formato 5.1.

  • C.

    transmissão por emissora de TV digital.

  • D.

    gravação em disco rígido.

  • E.

    resolução horizontal acima de 720 linhas.

O enquadramento realizado pelo cinegrafista, no qual o entrevistado é colocado de meio perfil, encostado na lateral do quadro, olhando para o repórter que se coloca ao lado da câmera, cria um espaço extra na direção em que o entrevistado está olhando. Nessa composição, o cinegrafista levou em conta no enquadramento o que chamamos no jargão de televisão de

  • A.

    contraplano.

  • B.

    ar direcional.

  • C.

    background.

  • D.

    teto.

  • E.

    plano americano.

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