Questões de Comunicação Social do ano 2011

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São tipos de cabos e conectores utilizados na produção e pós-produção audiovisual:

  • A.

    S-Video, XLR, MiniDV e RCA.

  • B.

    HMI, P2, Firewire 800 e USB.

  • C.

    HDMI, RCA, XLR e BNC.

  • D.

    USB, Uplink, AGC e Componente.

  • E.

    P1, P2, Coaxial e CCD.

No âmbito da representação dramática, E. Goffman descreve as funções possíveis de um determinado espaço com as seguintes ideias: é o lugar onde se fabrica, laboriosamente, a capacidade de uma representação expressar algo além de si mesma; é onde as ilusões e impressões são abertamente construídas; é onde aparelhos como telefone são guardados de modo que possam ser usados particularmente; é onde os trajes e outras partes da fachada pessoal podem ser regulados e revistados, a fim de se descobrirem as imperfeições. O espaço a que Goffman está-se referindo é o(a)

  • A.

    palco.

  • B.

    lado de fora.

  • C.

    plateia.

  • D.

    região de fundo, bastidores.

  • E.

    região de fachada, cenário.

Um consenso operacional, envolvendo algumas percepções, permite a ocorrência de uma definição comum da situação. No entanto, se a representação vacila ou é contrariada, pode haver uma ruptura na interação. Quando Goffman menciona situações de risco de ruptura, ele aponta atributos e práticas defensivas que evitam a ocorrência de incidentes, como “gafes”, “mancadas” e “passos em falso”. No caso específico de situações de interação, das quais podem advir consequências importantes, como as de entrevista de candidato a trabalho, de apresentação de profissionais da televisão e de políticos, ele aponta atributos e práticas defensivas de

  • A.

    lealdade dramatúrgica.

  • B.

    disciplina dramatúrgica.

  • C.

    circunspecção dramatúrgica.

  • D.

    domínio de rosto e voz.

  • E.

    tato.

Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.

No trabalho do cinegrafista, a cena de corte consiste na filmagem de material que permita a criação de vínculo temático ou imagético entre duas cenas consecutivas, sem que o resultado dessa junção implique na impressão de descontinuidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à produção e ao tratamento de imagens no contexto jornalístico, bem como à elaboração de banco de dados e imagens, julgue os itens a seguir.

Plano, em televisão ou cinema, é a distância da câmera em relação ao que está sendo filmado e classifica-se segundo os possíveis enquadramentos utilizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a recursos e planos de imagem, assinale a opção correta.

  • A.

    A panorâmica é o movimento da câmara, deslocando-a (de um lugar para outro) no sentido horizontal e vertical, sem deslocar o eixo da câmara.

  • B.

    Em telejornalismo, o movimento panorâmico é frequentemente utilizado por conferir dinamicidade à matéria e fornecer ao telespectador visão ampla do cenário da gravação.

  • C.

    Travelling consiste em um movimento óptico de aproximação do objeto mediante o deslocamento da câmara para a frente.

  • D.

    damental na linguagem telejornalística, a técnica dos 180 graus consiste na sucessão de atitudes técnicas relativas ao enquadramento de planos para a produção de entrevistas televisivas.

  • E. Movimentos ópticos, como a panorâmica, e mecânicos, como o zoom, são importantes recursos da prática telejornalística.

Com relação à direção de imagens nas gravações em estúdio, assinale a opção correta.

  • A.

    A linguagem de direção é a forma usada pelo responsável pela direção para expor de maneira eficiente sua ideia e sua concepção.

  • B.

    Um diretor deve saber quando utilizar ou não o efeito do corte de uma cena; para isso ele deve observar a regra segundo a qual a introdução de um corte em uma cena independe da dinâmica dessa cena.

  • C.

    O diretor, que é responsável pela criação da planta baixa do cenário, deve acompanhar diretamente a execução final do projeto pelo cenotécnico.

  • D.

    O trabalho do diretor, único responsável pelo resultado final das imagens, começa com a visita ao set de gravação ou estúdio.

  • E.

    A função do diretor no set de filmagem inclui a de registrar o que foi escolhido para ser filmado.

A respeito da linguagem audiovisual, movimentos, enquadramentos e ajustes de imagem, assinale a opção correta.

  • A.

    No plano subjetivo, a câmera se torna os olhos do personagem, fazendo que o espectador veja o que ele vê.

  • B.

    Plano sequência é aquele em que a câmera acompanha a ação durante uma cena, fazendo-se pequenos cortes apenas nas mudanças de ambientes.

  • C.

    Tomadas são as maiores unidades de ação de cada cena, gravadas com corte.

  • D.

    O plano americano difere do plano médio, pois apresenta o personagem acima da cintura, enquanto, no plano médio, os personagens são visualizados acima dos joelhos.

  • E.

    O termo plongê identifica o posicionamento da câmera para a captura de imagens de baixo para cima, e o contraplongê, de cima para baixo.

Considerando que a maneira de justapor, cortar e inserir imagens, bem como a de sonorizar ou utilizar efeitos, determina a linguagem de comunicação do vídeo, assinale a opção correta acerca da edição de vídeos.

  • A.

    Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento da informática e dos equipamentos de vídeo, as imagens puderam ser transferidas para o hard disk (HD) do computador e, por meio de um software, o sistema de edição passou a ser não linear.

  • B.

    As estações de edição linear necessitam de um dispositivo (placa) de captação de vídeo aliado a um software de edição para transferir as imagens de vídeo para o HD do computador.

  • C.

    Fade é o efeito em que a imagem se funde com outra sobreposta; o fade in caracteriza a fundição de uma imagem com outra, de maneira gradativa; e o fade out caracteriza-se pelo desaparecimento de uma imagem para o surgimento de outra.

  • D.

    A edição linear é um sistema analógico de edição de vídeo, por meio de gravação de fita para fita, no qual se interligam, no mínimo, dois equipamentos.

  • E. Na edição linear, os créditos, aberturas ou vinhetas são inseridos no início da gravação por meio de um software denominado gerador de caracteres (CG), que é conectado ao sistema.

Unidade móvel é uma viatura para transmissão externa, onde é montada uma miniestação de televisão. Acerca da operação técnica de equipamentos de uma unidade móvel, assinale a opção correta.

  • A.

    equipamento de micro-ondas envia sinais digitais de um transmissor para um receptor. Usado, inicialmente, em televisão e rádio para ligar o estúdio à torre de transmissão, atualmente esse equipamento não é muito utilizado na cobertura ao vivo de eventos e reportagens devido às interferências externas.

  • B.

    A fita de videoteipe é usada para gravação, reprodução e edição não linear de programas. Diferentemente da fita de áudio, a fita de vídeo é uma tira de plástico revestida por uma camada de partículas de metal magnetizável.

  • C.

    A fita de videoteipe é usada para gravação, reprodução e edição não linear de programas. Diferentemente da fita de áudio, a fita de vídeo é uma tira de plástico revestida por uma camada de partículas de metal magnetizável.

  • D.

    A câmera de vídeo é um equipamento que capta imagens e áudio e os converte em sinais magnéticos.

  • E.

    Os mixers de áudio, também chamados de mesa de áudio ou console, possuem vários canais onde são misturadas, na medida desejada, várias fontes de som.

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