Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à televisão no Brasil, é certo afirmar que
o advento da TV brasileira data da década de 40.
a primeira emissora de TV foi a TV Globo, com o pioneirismo de Roberto Marinho.
a TV em cores foi comercializada em 1972.
Roquette Pinto foi um ícone da TV brasileira.
as primeiras novelas eram argentinas e chilenas.
Sobre liberdade de imprensa e censura, é correto afirmar, exceto:
o Brasil, ao longo de sua história, sempre garantiu liberdade de imprensa.
o Código de Ética dos Jornalistas (FENAJ) se alicerça no princípio da liberdade de expressão.
a liberdade de expressão está prevista na Constituição de 1988.
o país sofreu censura durante a Ditadura Militar.
os períodos ditatoriais marcaram a historia da repressão ao direito de expressão e liberdade de imprensa em nosso país (Vargas, Castelo Branco, Costa e Silva, Medici, Geisel, Figueiredo).
Sobre a história da televisão brasileira, as opções abaixo são verdadeiras, exceto:
o VT chegou ao Brasil em 1952.
a TV Globo foi oficialmente fundada em 1965, com aporte de capital estrangeiro Time-Life.
as redes de televisão se consolidaram na segunda metade da década de 70.
o TV Mulher data do início da década de 80.
as modificações no timing televisivo advêm da Guerra do Golfo Pérsico no início dos anos 90.
A reforma do texto nos jornais brasileiros começou na década de 50, no Diário Carioca, introduzindo novas técnicas de redação desenvolvidas originalmente nos Estados Unidos. Foram características da reforma do Diários:
I. Adoção e adaptação do lead.
II. Aproximação da escrita da fala corrente brasileira.
III. Certo humor e ironia, que ia do grosseiro ao poético.
IV. Adoção do chamado nariz de cera.
Estão corretos os itens
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo a história da Assessoria de Imprensa, foi no ano de 1772 que a primeira atividade correlata foi desenvolvida. Quatro anos antes da independência dos Estados Unidos, um grupo de revolucionários comandado por George Washington, preocupado com a divulgação de informações oficiais, contratou o escritor e editor Samuel Adams para desenvolver um trabalho que mesclasse elementos da comunicação. Alguns outros trabalhos semelhantes foram desenvolvidos, porém, somente no ano de 1906, um jornalista norte-americano utilizou pela primeira vez o termo assessoria de imprensa e fundou, em Nova York, o primeiro escritório de assessoria de imprensa ou relações públicas do mundo, tornando-se o fundador das Relações Públicas, berço da assessoria de imprensa.Quemera esse jornalista?
Yve Lee.
Rupert Murdoch.
Chris Haney.
James Gordon Bennet Jr.
Howard Hughes.
Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nos anos de 1960, foi criado nos Estados Unidos um movimento que iria romper com a estrutura mais tradicional da reportagem e da transmissão das notícias. Esse movimento foi chamado de New Journalism e seus principais expoentes foram Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote. Como gênero jornalístico, o New Journalism apresentava as seguintes características, EXCETO:
união dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, sempre com baseemmuitos dados e pesquisa exaustiva.
mistura de narrativa jornalística com a literária, formandoumromance de não ficção.
enfoque mais imaginativo e lírico à reportagem, permitindo ao jornalista inserir-se na narrativa sem alterar a realidade da notícia sobre a qual trabalhava.
texto que não se encaixasse na categoria da notícia propriamente dita, a reportagem abrangia tudo relacionado com histórias de interesse humano, ou seja, textos que versavam sobre acontecimentos cômicos ou trágicos na vida de pessoas comuns.
união do estilo cênico e literário, com técnicas apuradas de produção e apresentação dos textos, sempre baseados em muita pesquisa e com larga fonte de dados.
Avalie as informações abaixo sobre a história da comunicação no Brasil e indique a opção incorreta.
Sob o Governo Vargas e durante os anos 1930, o governo federal tornou política de Estado o controle e a disseminação de informações por meios de comunicação de massa e passou a organizar um sistema articulado, reunindo coordenação nacional e atuação local para interferir no noticiário. Este processo tem como exemplo maior o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que surge no final daquela década.
O grande desenvolvimento das estruturas de relacionamento com a imprensa nas organizações brasileiras aconteceu no início dos anos 1970, quando a censura reduziu a presença dos temas políticos no noticiário, ampliando o espaço do noticiário econômico e empresarial.
O Jornal carioca Última Hora, criado por Samuel Wainer na segunda metade do século XX, apoiava Getúlio Vargas, chegou a circular regularmente em vários estados e deixou de existir durante o Regime Militar.
O Jornal Pasquim surgiu no fi nal dos anos 1960 e direcionava suas críticas para aspectos econômicos do regime militar. O jornal não se caracterizava por fazer longas reportagens.
A imprensa brasileira surge no início do século XIX, inibida pela coroa portuguesa e dois jornais de referência no período são o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro.
O Diário de Pernambuco foi fundado em 7 de novembro de 1825, sendo hoje o jornal mais antigo em circulação na América Latina. A história registra duas paralisações importantes de sua circulação. Uma foi em 1931 e outra em 1945, quando a redação tinha como diretor Arthur Orlando e entre os repórteres estavam:
Ana Arruda Callado e Josué de Castro.
João Cabral de Melo Neto e Evaldo Cabral de Mello.
Luis Marinho e Osman Lins.
Assis Chateaubriand e Gilberto Amado.
Solidónio Leite e Nestor de Holanda.
O New Jornalism é um gênero jornalístico surgido na imprensa dos Estados Unidos, na década de 60, que tem como principais representantes Truman Capote, Norman Mailer, Gay Talese e Tom Wolfe. Sua principal característica é juntar a narrativa literária à jornalística. No Brasil, quem melhor fez esse tipo de jornalismo contava em seus quadros com profissionais como José Hamilton Ribeiro e Audálio Dantas. O nome dessa revista era:
Realidade.
Visão.
Manchete.
O Cruzeiro.
Fatos & Fotos.
No Brasil, a primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922. O rádio é o primeiro meio de comunicação de massa, ou seja, um público numeroso recebe, ao mesmo tempo, a mesma mensagem, respondendo a ela. Em relação à história do rádio no Brasil, analise as assertivas abaixo.
I. Na década de 1920, o rádio era um meio de comunicação ligado às camadas altas da população devido ao estilo de sua programação: óperas, conferências e músicas clássicas que agradavam à elite, não atingindo as camadas populares. II. A música sempre ocupou um lugar de destaque nas emissoras, e as apresentações eram realizadas ao vivo durante as três primeiras décadas do rádio, quando havia orquestras e pequenos conjuntos regionais contratados. III. O advento da publicidade fez com que as emissoras de rádio passassem a disputar o mercado e, para isso, organizaram-se em empresas. O status da emissora, sua popularidade e o desenvolvimento técnico constituíam as três facetas da competição. É correto o que se afirma emI e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...