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Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tradicionalmente, são considerados gêneros jornalísticos:
I. Informativo;
II. Opinativo;
III. Interpretativo;
IV. Especulativo.
É correto o que se afirma apenas em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III.
I e III.
A respeito de comunicação pública, julgue os itens subsequentes.
A esfera pública política burguesa é um construto teórico difícil de ser estabelecido na prática, mas de grande valor normativo.
Embora cada veículo tenha as suas próprias normas e convenções a respeito da redação jornalística, há uma série delas que são comuns a quase todos. Não faz parte das normas convencionais de redação de um jornal ou de uma revista:
Evite começar parágrafos ou períodos com a mesma palavra.
O ponto final não deve ser utilizado nos títulos.
Não se deve dar opinião em matéria informativa.
Evite o uso de algarismos no início de períodos.
Todos os editoriais devem ser assinados.
A notícia e a reportagem são gêneros jornalísticos diferentes. A reportagem, em comparação com a notícia, tem estilo
menos rígido, variando de acordo com o veículo, o assunto e seu público.
formal, nunca admitindo que o repórter escreva em primeira pessoa.
sisudo, não podendo narrar a história como se fosse um conto.
mais rigoroso, não permitindo abordagens mais humanas no texto.
direto, limitando-se somente a responder as questões do lead.
objetividade.
clareza.
concisão.
simplicidade.
polidez.
Ana Maria Bambrilla, em 22.07.2007, escrevia que
O episódio provocou questionamentos sobre a eficácia do jornalismo
associativo.
colaborativo.
alternativo.
cidadão.
cívico.
Em telejornalismo, quadro de caracteres e boletim de passagem podem ser:
sinônimos de slow motion.
antônimos de slow motion.
inseridos apenas no início das reportagens.
inseridos apenas para finalizar uma reportagem.
alternativas usadas quando não há imagens suficientes para garantir a relação texto/ imagem.
Assinale a alternativa que pode ser relacionada à aplicação de métodos científicos de investigação social à prática de jornalismo.
Jornalismo de Precisão
Jornalismo de Revisão
Jornalismo de Produção
Jornalismo de Simulação
Jornalismo de Subjetividade
Na área de marketing, o termo heavy user pode ser relacionado com:
produtos defeituosos.
propaganda enganosa.
tipo de locução em um comercial para TV.
os principais consumidores de um produto.
produtos que serão lançados apenas em um município.
As Teorias de Comunicação constituem uma série de estudos acerca da Comunicação Social que versam sobre o seu desenvolvimento e a sua aplicação em todos os aspectos políticos, sociais, econômicos e tecnológicos. Esses estudos começaram a desenvolver-se no início do uso da Comunicação de Massa pelas políticas totalitárias da Europa, no período entreguerras. A primeira dessas teorias tratava toda a massa de indivíduos de forma idêntica, supondo que a informação atingisse a todos da mesma maneira e sem resistência. Como foi denominada esta teoria?
Teoria da Persuasão.
Teoria Empírica de Campo.
Teoria Hipodérmica.
Teoria Funcionalista.
Teoria Crítica.
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