Questões de Comunicação Social do ano 2014

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Há várias características da veiculação de informação on-line que a torna mais atraente tanto para emissores quanto para receptores. NÃO é uma dessas características a(o)

  • A. pessoalidade da comunicação, que tem uma relação direta com a interatividade, pois, na rede, há a possibilidade de se estabelecer uma conversa direta da empresa com o leitor.
  • B. facilidade da leitura da informação, já que o hipertexto permite que o usuário navegue livre de uma sequência predeterminada.
  • C. oportunidade de audiência restrita que ocasiona uma recepção passiva em que a mensagem é empurrada diretamente ao internauta, tipificada como mídia push.
  • D. alta velocidade da transmissão, uma vez que o tráfego de informações, com movimento, som e cor, é quase instantâneo para qualquer parte do mundo.
  • E. custo de veiculação de notícias via World Wide Web, que é irrisório diante do alto preço investido no processo produtivo para TV, rádio e mídia impressa.

Atualmente, ao contratar uma assessoria de imprensa, a empresa interessada dá preferência ao prestador desse serviço que incluir no contrato o programa de treinamento chamado Media Trainning. Esse programa tem o objetivo de preparar os executivos para ter um(a)

  • A. relacionamento adequado com a imprensa.
  • B. conduta ética em rodadas de negócios.
  • C. postura de liderança com os subordinados.
  • D. dicção aperfeiçoada para discursar em público.
  • E. redação jornalística ajustada para house organs.

O texto na web não tem fronteiras de espaço, mas o leitor internauta tem a atenção limitada por vários fatores, entre os quais o interesse e a pressa. Diante dessa constatação, o jornalismo on-line deve obedecer a alguns critérios, dentre os quais NÃO se inclui o que estabelece que a(o)

  • A. frase deve ser curta, mantendo o tom coloquial e obedecendo às normas gramaticais.
  • B. notícia deve ser veiculada em pequenos textos independentes, com elementos em comum.
  • C. redação deve ser clara, concisa, objetiva e mais curta do que a usada no texto escrito em papel.
  • D. veiculação de informações é disposta na ordem cronológica e dispensa o uso do lead.
  • E. termo técnico deve ser traduzido ou explicado quando a sua veiculação for inevitável.

No jornalismo fotográfico, o termo boneco apresenta o seguinte significado:

  • A. Analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada, em Kelvin.
  • B. Disposição planejada de elementos da imagem ou poses que simulam espontaneidade.
  • C. Imagem com enquadramento formal do rosto de uma pessoa, podendo ser em plano americano ou fechado.
  • D. Cenário a ser fotografado, montado por repórter fotográfico, de acordo com os interesses dos veículos.
  • E. Superexposição da radiação eletromagnética, com o objetivo de impressionar o olho humano.

Uma pesquisa apontou que o produto de uma indústria de ar-condicionado vem sendo alvo, nos últimos cinco anos, de muitas queixas, via defesa do consumidor. Além de tentar corrigir possíveis falhas na produção, essa indústria recorreu a um profissional de comunicação para tentar reduzir o número de ações contra a empresa. Dentre as medidas apresentadas à empresa, prioritariamente, deverá constar a de

  • A. abrir canais de comunicação digitais destinados a acolher reclamações do consumidor e a solucionar rapidamente os problemas apontados.
  • B. contratar os serviços de outdoor para divulgar, via comunicação de massa, os diversos erros verificados nos produtos.
  • C. enviar uma carta para cada novo comprador, informando que erros podem ser encontrados e solicitando ao consumidor que deixe de recorrer à Justiça.
  • D. promover uma entrevista coletiva, enumerando aos jornalistas cada defeito apresentado no período e as correções efetuadas na produção.
  • E. publicar um informe publicitário em um jornal de grande circulação, prometendo empenho para melhorar a qualidade dos seus produtos.

Criados com a finalidade de serem apenas diários pessoais eletrônicos, os blogues conquistaram, em pouco tempo, um novo espaço na internet. Os blogues vêm servindo de base para diversos estudos de especialistas em comunicação porque

  • A. acabam com a exclusividade do jornalismo quanto à divulgação de informações.
  • B. desqualificam a notícia pela falta de organização na veiculação da informação.
  • C. direcionam o conteúdo pouco informativo e setorizado ao posicionamento do leitor.
  • D. mantêm a convencional via de mão única, tradicional na comunicação de massa.
  • E. reduzem o compromisso ético-profissional do jornalismo a uma opinião pessoal.

O texto de um determinado veículo jornalístico apresenta como característica específica o uso das palavras ontem, hoje e anteontem. Já o texto informativo de outro tipo de veículo apresenta como característica o uso de datas marcando o dia da semana, do mês e, se possível, do ano. Os dois veículos jornalísticos cujos textos adotam as características acima apresentadas, na ordem em que foram enunciadas, são:

  • A. blogues jornalísticos e webtv
  • B. jornais diários e portais de notícia
  • C. Mídia Ninja e radiojornais
  • D. revistas semanais e telejornais
  • E. sites empresariais e house organs

Criação do brasileiro Pompeu de Souza, no início dos anos 1950, no Diário Carioca, o sublead, em relação ao lead, tem a função de

  • A. completá-lo, pois desloca alguns elementos essenciais do parágrafo anterior.
  • B. concluí-lo, pois responde às seis perguntas básicas da curiosidade do leitor.
  • C. enumerá-lo, pois exclui os fatos excepcionais destinados a encurtar a história.
  • D. fechá-lo, pois carrega a apresentação da novidade sobre a notícia.
  • E. resumi-lo, pois apresenta um relato sintético do acontecimento.

Para se obter sucesso na divulgação de um fato, não basta que sejam distribuídos releases por meio eletrônico. Uma eficaz assessoria de imprensa é realizada com o(a)

  • A. conceito valor-notícia ampliado, contemplando os interesses da instituição.
  • B. trabalho constante de corpo a corpo com os jornalistas das redações.
  • C. sinal verde para o controle do conteúdo e da informação dentro da edição.
  • D. informação limitada à divulgação por notas oficiais, publicadas em meios digitais.
  • E. entrevista coletiva sendo o meio preferencial de relacionamento com os jornalistas.

Agências de notícias são, segundo verbete do Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia, de Eduardo Neiva, um tipo de empresa “de prestação de serviços que elabora e fornece regularmente matérias jornalísticas para seus assinantes (ger. órgãos de imprensa, além de outras instituições governamentais e privadas” (p.11). Qual das agências de notícia abaixo é a mais antiga?

  • A. Reuter (Inglaterra).
  • B. Havas (França).
  • C. AP – Associated Press (Estados Unidos).
  • D. Wolff (Alemanha).
  • E. Magnum (França).
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