Questões de Comunicação Social do ano 2016

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Como atividade técnica, o jornalismo institucional é muito amplo, envolvendo publicações diversas, programas de TV, rádio, Web, toda a comunicação interna — como releases, relatórios anuais, gestão e prevenção de crises — e, ainda, a elaboração de estratégias e o aconselhamento das lideranças quanto ao relacionamento com a mídia. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A. Os chamados house organs são destinados ao público interno, não sendo, portanto, produzidos para clientes externos nem para outras instituições, mesmo que façam interface com a instituição.
  • B. O profissional especializado em comunicação institucional tem como principal função elaborar e implantar políticas de comunicação interna, sendo responsabilidade do publicitário a comunicação da instituição com os públicos interno e externo.
  • C. Para exercer a função de administrar conflitos, uma das atividades do assessor de imprensa, esse profissional deve limitar-se a dialogar com o público interno, entre os diversos públicos das redes de relacionamento da instituição.
  • D. Na ocorrência de situação dramática passível de abalar profundamente a imagem da empresa, a comunicação de crise deve agir de forma cautelosa, evitando contato inicial com a imprensa e, quando necessário, omitindo determinadas informações à imprensa e ao público em geral.
  • E. O jornalismo institucional exerce importante função dentro do processo mediático maior: ele não visa apenas vender motivações dirigidas, nele incluem-se também conceitos maiores de relações interpessoais.

Assinale a opção correta, a respeito da atividade jornalística da assessoria de imprensa.

  • A. A elaboração e a alimentação de sítios eletrônicos devem ser realizadas por empresas terceirizadas.
  • B. A produção fotográfica e a filmagem dos eventos da instituição devem ser necessariamente realizadas por jornalistas.
  • C. A supervisão e a criação do mailing list devem ser realizadas pelo setor administrativo da instituição.
  • D. A criação de logomarca compete ao jornalista.
  • E. A produção de house organ e press kits é de responsabilidade do jornalista.

Com relação às rotinas da atividade do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

  • A. Recomenda-se que o assessor de imprensa acompanhe o entrevistado apenas em entrevistas coletivas, sendo seu acompanhamento dispensável nas demais entrevistas.
  • B. É função do assessorado encontrar seu próprio potencial noticioso para que o assessor de imprensa possa desempenhar seu trabalho.
  • C. É papel do assessor de imprensa dar evidência à instituição para a qual trabalha, induzindo a aparição positiva da instituição nos veículos de comunicação.
  • D. O rastreamento de notícias sobre a instituição para a qual trabalha por meio de clipping não integra a rotina do assessor de imprensa.
  • E. O assessor de imprensa produz releases e avisos de pauta, mas não cabe a ele a redação de textos de atualização para sítio eletrônico com periodicidade predefinida.

A sugestão de pauta pode ser considerada um caminho para difundir notícias da empresa nos veículos de comunicação. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. Não é necessário que a pauta seja direcionada para uma editoria específica, podendo ela ser repassada para diferentes editorias em um mesmo veículo de comunicação.
  • B. O assessor de imprensa pode publicar uma pauta sem a anuência do editor, caso julgue que a matéria seja de interesse do público.
  • C. Um artigo institucional deve ser necessariamente redigido e assinado por alguma autoridade institucional.
  • D. Além de poder ser enviada utilizando-se o mailing, a sugestão de pauta pode ser oferecida, com exclusividade, para um veículo específico.
  • E. A sugestão de pauta não é utilizada pelo assessor de imprensa para se comunicar com o jornalista, pois para tal tarefa há outros meios, como o email e o telefone.

Em relação ao press release, assinale a opção correta.

  • A. A função do press release não é subsidiar o trabalho de apuração de informações do repórter, mas provocar o interesse de redações jornalísticas pelo assunto a ser divulgado.
  • B. É facultativa a inclusão de títulos e subtítulos no texto do press release.
  • C. A quantidade de laudas do texto do press release, o qual deve apresentar informações completas, não deve ser limitada.
  • D. O texto do press release não deve conter informações sobre o assessor de imprensa.
  • E. O texto do press release deve ser produzido com a utilização de técnicas de redação jornalística.

Acerca das relações entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. O assessor de imprensa deve preparar executivos para estabelecer um bom relacionamento com a mídia.
  • B. Enviar textos e releases repetidamente às redações estimula o interesse do veículo de comunicação pela pauta sugerida pelo assessor.
  • C. O relacionamento entre assessorias de imprensa e redações jornalísticas é considerado tendencioso e, por isso, deve ser evitado.
  • D. O primeiro contato da assessoria de imprensa com os veículos de comunicação acerca de determinado assunto deve ocorrer por meio do follow-up.
  • E. Em momentos de crise, a necessidade de divulgar com rapidez o posicionamento institucional frente ao público justifica a autonomia conferida ao assessor de imprensa para agir de encontro à linha de pensamento que orienta a instituição.

No que se refere ao clipping, tradicional ferramenta das assessorias de imprensa, assinale a opção correta.

  • A. Cabe à equipe responsável pelo clipping elaborar um documento sucinto e claro para ser distribuído no final do dia.
  • B. O clipping restringe-se a funcionar como um mecanismo para que a assessoria de imprensa mostre o resultado do próprio trabalho.
  • C. O clipping é aplicável somente ao material impresso ou de Web, não se estendendo, portanto, a produções televisivas e radiofônicas.
  • D. Dada a simplicidade na elaboração e na montagem do clipping, é desnecessário que as empresas invistam em serviços mais sofisticados, uma vez que estes gerarão mais custos que benefícios.
  • E. A correta avaliação dos espaços utilizados por matérias sobre determinada empresa constitui ferramenta de avaliação da eficácia da assessoria de imprensa e da imagem da empresa diante da opinião pública.

Assinale a opção correta, a respeito de notas oficiais.

  • A. A nota oficial pode substituir um aviso de pauta.
  • B. É facultativa a impressão de nota oficial em papel timbrado que contenha logomarca e outros elementos de identidade visual da instituição.
  • C. Em uma situação de crise, a nota oficial pode ser emitida pelo assessor de imprensa sem a anuência do alto escalão, desde que sejam considerados a missão e os valores da organização.
  • D. A nota oficial não precisa ser lida da forma como foi redigida.
  • E. Sintetizar as informações necessárias para esclarecer fatos relativos à situação emergencial vivenciada pela instituição é essencial na elaboração da redação de uma nota oficial, que deve ser direta e objetiva.

No que concerne ao processo de entrevistas, assinale a opção correta.

  • A. Criar um bom ambiente para o repórter, em entrevistas coletivas, com cadeiras, serviço de água e café, entrega de pastas contendo papel e caneta é algo ultrapassado.
  • B. Entrevistas coletivas devem ser realizadas somente no período vespertino.
  • C. Em situações em que jornalistas não dominem determinados assuntos técnicos, o entrevistado deve utilizar termos rebuscados como estratégia de manipulação da mídia.
  • D. O repórter deve encaminhar, antes da publicação, o texto final da entrevista para que o entrevistado aprove.
  • E. Distribuição de press kits para repórteres, além de ser importante para manter o nível da entrevista, serve para tentar direcioná-la para os interesses da instituição.

Tendo em vista que o texto antecedente foi submetido ao processo de apuração em que a fonte ouvida foi a própria empresa Folha de S.Paulo, é correto afirmar que, do ponto de vista da redação jornalística, esse texto é denominado

  • A. coluna.
  • B. editorial.
  • C. artigo.
  • D. reportagem.
  • E. parecer.
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