Questões de Comunicação Social do ano 2016

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A conferência é um evento mais formal e é definida como

  • A. reunião na qual um especialista ou representante de uma empresa, entidade ou governo se coloca à disposição de jornalistas para responder perguntas.
  • B. reunião promovida por entidades associativas com o objetivo de debater assuntos de um ramo profissional específico.
  • C. reunião fechada cujo objetivo é esclarecer determinado tema ou tomar alguma decisão.
  • D. apresentação de um tema informativo (geral, científico ou técnico) por uma autoridade em determinado assunto para um grande número de pessoas.
  • E. exibição pública de produção técnica, artística, industrial ou científica.

Os elementos aos quais o autor Mauro Wolf se refere no texto são chamados de

  • A. distorções involuntárias.
  • B. valores-notícia.
  • C. gatekeepers.
  • D. rotinas de bartlett.
  • E. categorias recency.

Acerca das atribuições, da organização, da estrutura e do funcionamento da assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. Entre as atribuições do porta-voz inclui-se conceder entrevista coletiva, sendo seu direito e seu dever não deixar que o seu assessorado, por despreparo ou inadvertência, declare algo que se reverta em prejuízo organizacional.
  • B. A assessoria de imprensa é responsável pela elaboração do clipping, que é definido como um conjunto de documentos de mídia impressa e, portanto, não inclui imagens e sons, analógicos ou digitais.
  • C. Ao escrever para um house organ, o jornalista tem o dever de ouvir todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no fato que será divulgado, sob pena de ferir o decoro profissional.
  • D. Boletins e newsletters, por serem instrumentos jornalísticos exclusivos de comunicação interna, não devem ser encaminhados a públicos externos, como, por exemplo, à imprensa.
  • E. A função do porta-voz não pode ser improvisada ocasionalmente, uma vez que ele deve ser uma fonte reconhecível.

No que se refere à mediação que a assessoria e o assessor de comunicação ou de imprensa realizam junto ao seu assessorado e perante os diversos públicos, incluindo-se a imprensa, assinale a opção correta.

  • A. As rotinas produtivas de uma assessoria de comunicação ou de uma assessoria de imprensa incluem a elaboração e a manutenção de um cadastro atualizado de profissionais e veículos de comunicação que possam se interessar pelas informações da organização assessorada.
  • B. As organizações devem se ater ao seu próprio timing na divulgação midiática de fatos de interesse público, dada a dificuldade de adequar o seu expediente funcional aos fechamentos (deadline) das edições e editoriais de cada veículo, especialmente se se consideram o panorama internacional e os diversos fusos horários.
  • C. Compete ao assessor orientar seu assessorado a exercer pressões sobre veículos de comunicação inseridos no agendamento de publicidade paga pela organização.
  • D. O assessor de imprensa deve estar consciente de que a sua atividade básica é a de ser lobista da organização por ele assessorada, embora esse papel não esteja explícito no seu contrato.
  • E. Dada a tendência natural ao embate entre os setores de capital e de trabalho, a participação de funcionários em veículos internos de comunicação deve ser desencorajada, a fim de evitar criticas à organização e aos chefes.

Acerca de planejamento e execução de campanhas no âmbito da comunicação pública, assinale a opção correta.

  • A. Por estarem abertas a intervenções polêmicas e outras formas de interações não oficiais, as redes sociais são inadequadas como agendamento de mídia para as organizações estatais.
  • B. Campanhas institucionais de publicidade de órgãos estatais programadas em mídia paga não podem ser veiculadas espontaneamente por veículos de comunicação não agendados, com vistas a evitar cobranças indevidas de divulgação.
  • C. Campanhas públicas, a exemplo das campanhas de combate ao mosquito da dengue, podem ser consideradas ações de comunicação pública, quando da inserção espontânea de merchandising social em telenovelas e outros meios ficcionais.
  • D. A publicidade legal, que se destina ao conhecimento geral do público, é um ato de Estado ou governo, não se aplicando, portanto, em nenhum caso, ao âmbito da competência de particulares.
  • E. Campanhas de iniciativa não estatal e não governamental, como a denominada Outubro Rosa, não se enquadram no campo da comunicação pública, mas ao segmento das estratégias do marketing comercial.

Com relação a imagem e identidade institucionais, assinale a opção correta.

  • A. A veiculação de um merchandising social como teaser para a veiculação imediata de um anúncio comercial deve ser buscada pelos programadores de mídia, pois possibilita o máximo de rendimentos midiáticos na promoção de ideias, serviços e produtos.
  • B. A imagem institucional corresponde à identidade institucional e se expressa no imediato reconhecimento da marca de um produto em espaços comerciais e promocionais, podendo os seus respectivos níveis de associação ser aferidos por sondagens em pontos de venda.
  • C. Desde que os seus empregadores não se oponham, os jornalistas podem negociar matérias pagas diretamente com outros profissionais de reconhecido capital simbólico, uma vez que esses profissionais transferem prestígio a marcas e imagens por meio de artigos assinados.
  • D. Para reconhecimentos do tipo ISO, certificações asseguradoras de um diferencial mercadológico para a imagem da organização, é suficiente que o discurso voltado para a responsabilidade socioambiental esteja expresso em documentos referentes à missão e aos valores da organização.
  • E. É desejável que o planejamento de comunicação organizacional integre as atividades de jornalismo, relações públicas e propaganda, que podem se complementar, não havendo inconvenientes no fato de que os resultados de suas ações ocupem espaços comuns na mídia.

Acerca dos fundamentos e das finalidades da comunicação nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. Um assessor deve orientar o seu assessorado a não banalizar o atendimento de pedidos de entrevista, ou seja, deve orientá-lo a somente atender aqueles que lhe pareçam, de fato, relevantes.
  • B. Entrevistas coletivas devem ser convocadas somente quando houver segurança de que elas ofereçam à imprensa informações de efetivo valor noticioso, casos em que o interesse jornalístico não deve ser colocado em segundo plano em relação à organização e seus dirigentes.
  • C. A distribuição de brindes em dias de visita (open days), que deve ser planejada somente para familiares de empregados diretos e terceirizados, deve ser evitada para que essas ocasiões não sejam confundidas com propaganda indireta.
  • D. Cursos, oficinas, seminários e treinamentos não devem ter jornalistas como público-alvo, para se evitar que aspectos fora do foco temático desses eventos acabem por chamar a atenção de repórteres convidados.
  • E. Todo e qualquer acontecimento de importância organizacional deve ser objeto de um press-release, pois a sua constância subsidia repórteres e editores para suas matérias.

No que se refere ao planejamento da divulgação de informações no ambiente organizacional e junto aos seus públicos, assinale a opção correta.

  • A. Dado o instituto da liberdade de imprensa, o jornalista assessor de imprensa não deve submeter textos produzidos pela sua assessoria ao seu assessorado, sejam eles destinados aos instrumentos de comunicação interna, sejam voltados para a imprensa e público externos.
  • B. Todos os contatos entre repórteres e fontes de uma organização, bem como a marcação e a realização de entrevistas, devem ser submetidos ao controle da assessoria de imprensa, devendo tal pressuposto constar claramente do plano de assessoria de imprensa.
  • C. Artigos assinados por funcionários de uma organização e publicados na grande imprensa de forma esparsa ou em colunas periódicas devem, obrigatoriamente, passar pelo crivo prévio da assessoria de imprensa se citarem a organização.
  • D. As relações da organização com a imprensa exigem a estruturação de um plano de assessoria, no qual devem constar, basicamente, dois tipos de módulos: divulgação de informações junto à imprensa e edição de informativos.
  • E. Por implicar relações de confiança entre assessorado e assessor, o planejamento de uma assessoria de comunicação não pode ser contratado ou licitado junto a terceiros.

A respeito de comunicação interna e endomarketing©, assinale a opção correta.

  • A. Por estar centrado em objetivos comunicacionais estritamente afetos ao setor de recursos humanos, o endomarketing© não pode ser considerado uma estratégia mercadológica.
  • B. Marketing institucional é aquele voltado para a satisfação dos clientes do público interno quando da aquisição de produtos, bens ou serviços da empresa ou da instituição para a qual trabalham.
  • C. Os subcampos pertinentes à comunicação interna incluem a comunicação administrativa — memorandos, cartas circulares, instruções, entre outros instrumentos — e a comunicação social — que pode utilizar boletins, jornais internos, videojornais, revistas e intranet.
  • D. Circunscrita ao campo das relações humanas, a comunicação interpessoal — comunicação face a face, comunicação entre funcionários e entre chefias e subordinados — não tem sido enquadrada como subárea da comunicação interna, por não depender de suportes midiáticos.
  • E. Dado seu caráter unidimensional, a comunicação interna não é operada conforme a lógica dos fluxos ascendente e descendente da comunicação organizacional, característica acentuada com o advento de tecnologias como o email e a intranet.

Sabendo que a comunicação institucional é essencial para a condução dos objetivos e a manutenção da reputação da instituição, assinale a opção correta.

  • A. A comunicação de uma empresa deve resultar dos esforços isolados de um único setor, uma vez que isso garante uma imagem institucional una e sem distorções.
  • B. A gestão de uma marca se fundamenta na elaboração e criação de uma logo forte e consolidada, o que, por si só, garante uma imagem positiva e de sucesso para a instituição.
  • C. A comunicação institucional pode contribuir não apenas para a acreditação e o fortalecimento da imagem da instituição, como também para o desenvolvimento social e interpessoal dentro da instituição.
  • D. As instituições que apostam em uma comunicação transparente, com a intenção de agregar valor ao seu produto ou serviço e de ampliar sua imagem positiva, devem investir mais em campanhas publicitárias do que em assessoria de imprensa.
  • E. A identidade institucional é representada por suas logomarcas e pelas aplicações dessas logomarcas em peças como embalagens, fachadas ou placas de sinalização, que reafirmem a identidade visual da instituição.
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