Questões de Comunicação Social do ano 2017

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo Mário Rosa (A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração Editorial, 2006), a explosão populacional e a revolução tecnológica criaram um mundo de imagens sem precedentes: 450 mil vezes maior que no auge do Egito. Segundo esse raciocínio, considere:

I. Há aumento considerável da capacidade de exposição, o que eleva em igual proporção os ruídos resultantes das imagens compartilhadas em redes sociais.

II. No modelo de Shannon-Weaver, a comunicação não-verbal é a maior geradora de ruídos no século XXI.

III. O conceito de panóptico invertido não pode mais ser aplicado, pois agora as imagens não são privilégio das classes mais altas.

IV. O feedback das imagens vai depender do contexto, como os valores, do receptor da mensagem.

V. Há potencial para que imagens, mesmo em ambientes privados, transformem seus personagens em figuras públicas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, II e V.
  • B. I, IV e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.
  • E. III e V.

Um dos aspectos da linguagem televisiva é

  • A. Um dos aspectos da linguagem televisiva é
  • B. o fato de a oralidade ter o mesmo valor narrativo que o aspecto cromático.
  • C. o fato de a imagem, em movimento ou não, ser o mais importante.
  • D. o fato de a junção de movimento e som ser incompatível com a linguagem da televisão.
  • E. o fato de que, sem a imagem em movimento, a linguagem televisiva estar incompleta.

A linguagem radiofônica caracteriza-se por

  • A. utilização da língua culta.
  • B. linguagem coloquial de proximidade.
  • C. concorrência com a televisão por meio dos programas radiojornalísticos.
  • D. falar a um universo de ouvintes os mais distantes possíveis.
  • E. utilizar uma linguagem idêntica à escrita.

A oralidade é a principal característica da linguagem radiofônica. Por isso

  • A. as frases devem ser construídas em estrita obediência às regras gramaticais.
  • B. o locutor deve imprimir um tom de voz que denote superioridade ao ouvinte, a fim de convencê-lo.
  • C. a redundância deve ser empregada para realçar a clareza da locução e eliminar dúvidas do ouvinte.
  • D. o roteiro musical deve dar prioridade a composições mistas de música e letra.
  • E. para o ouvinte, o noticiário radiofônico em nada difere do noticiário televisivo.

Na produção de uma revista considera-se que:

I. as páginas editoriais devem apresentar uma diagramação diferente das páginas publicitárias.

II. os jornalistas devem também produzir os textos publicitários da publicação.

III. a identificação do anunciante deve ficar bastante clara para o leitor.

IV. é positivo que os anúncios se relacionem com certos conteúdos na mesma página.

V. a capa da revista deve ser isenta de publicidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, III e V.

Em uma situação hipotética, a equipe de comunicação do TRE-SP foi requisitada para analisar o veículo corporativo que está previsto em orçamento: jornal para o público interno, semestral, 16 páginas, 4 × 4 cores, papel couché 120 g com verniz UV em reserva nas fotos e nos títulos.

A conclusão correta desta análise será

  • A. utilizar papel mais simples, com 4 páginas e menos sofisticação na impressão para poder transformar a periodicidade em mensal e tornar as notícias mais atraentes.
  • B. direcionar este veículo para o público externo diante da sofisticação e periodicidade; com isso, a intranet será o veículo de comunicação para o público interno.
  • C. ampliar o verniz UV para cobrir todas as páginas. O custo não se eleva tanto e essa técnica garante a durabilidade da publicação pelo tempo de circulação de seis meses.
  • D. aumentar o número de páginas para 32, pois em seis meses há muitas novidades acumuladas que não poderão ser contempladas no formato proposto.
  • E. investir este mesmo orçamento para veículos direcionados para o público externo, que é o real alvo de uma instituição pública.

A função maior da diagramação é dar destaque ao conteúdo das matérias jornalísticas. A diagramação de uma primeira página, por exemplo, é como uma vitrine de loja, que mostra logo o mais importante e atrai para as demais ofertas internas. Neste sentido, pode-se afirmar que

  • A. subtítulo pode repetir palavras e ideias do título.
  • B. olho é destaque mais importante do que o próprio título da matéria.
  • C. título pode ser tirado de qualquer parte da matéria, não necessariamente do lide.
  • D. título, lide e foto/imagem complementam-se e chamam a atenção para o mesmo enfoque.

Leia o texto a seguir.

São recursos técnicos que tornam mais fácil a circulação de algum tipo de conteúdo em comparação com outras estruturas econômicas que sustentam ou restringem a circulação, atributos de um texto de mídia que podem motivar por meio das redes sociais ligando as pessoas em troca de bytes significativos” (JENKINS, 2014). (fragmento adaptado)

Segundo o autor, o conceito anterior refere-se à:

  • A. transmídia.
  • B. convergência.
  • C. propagabilidade.
  • D. capilarização.

Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F V F F
  • B. F F V V
  • C. V F F F
  • D. F F F F

Pelo fato de trabalhar com a imagem como forma narrativa da reportagem, o telejornalismo cria uma linguagem própria, em que podemos destacar características como

I o uso do registro coloquial, já que é um texto para ser dito;

II a forma rigorosa do discurso, em observância à norma culta, uma vez que a televisão, além de informativa, é educativa;

III a televisão prioriza a imagem, logo, a palavra fica em segundo plano e serve apenas como recurso para descrever o que a imagem mostra;

IV o uso de depoimentos de pessoas envolvidas no fato noticiado, na composição da matéria sonora e da reportagem.

V o uso do “ao vivo” na cobertura das notícias para televisão, que reforça o emprego da imagem espetacular.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III, IV e V.
  • C. I e II.
  • D. I, somente.
  • E. I e V, somente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...