Questões de Comunicação Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O prefeito do município de Arapongas – PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O código utilizado para redigir a mensagem foi o correio eletrônico.

    B) O canal utilizado para divulgar a mensagem foi a língua portuguesa.

    C) O referente foi a reunião sobre atendimento ao público.

    D) Os emissores da mensagem foram todos os servidores.

    E) O receptor da mensagem foi o prefeito.

Entrar em contato com as redações no momento do fechamento de uma edição, para checar o recebimento de um material enviado, é uma prática reprovável e a utilização errada de um instrumento conhecido por

    A) mailing list.

    B) media training.

    C) follow up

    D) workshop.

    E) press release.

Considere:
I. A pesquisa qualitativa estuda as motivações ou psicologia de um determinado comportamento social ou então de consumo. II. A pesquisa quantitativa estuda os dados numéricos que se referem a comportamento e atitudes do público-alvo. III. A pesquisa qualitativa deve ser sempre feita com perguntas fechadas e com opções predeterminadas. IV. A pesquisa quantitativa exige um orçamento mais caro que a qualitativa.

Está correto o que se afirma em

    A) II, III e IV, apenas.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) I, II e IV, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Nos anos 60, do século passado, a TV Excelsior foi uma das emissoras que mais inovaram no desenvolvimento do veículo no país. Uma das suas inovações mais marcantes foi ser a responsável por

    A) instalar a primeira TV em cores no Brasil.

    B) implantar a novela diária no Brasil.

    C) só realizar programas ao vivo.

    D) apresentar todas as séries legendadas.

    E) ser a primeira emissora em UHF no Brasil.

Tradicionalmente o media training tem sido utilizado para o treinamento de CEOs, diretores e outros dirigentes. Alguns estudos mais modernos apontam que ele também deve ser realizado com outros profissionais da empresa ou da instituição, tais como

    A) porteiros, contínuos, telefonistas e recepcionistas.

    B) motoristas, telefonistas, recepcionistas e secretárias.

    C) motoristas, contínuos, recepcionistas e secretárias.

    D) porteiros, telefonistas, recepcionistas e secretárias.

    E) porteiros, contínuos, recepcionistas e secretárias.

Em um questionário ou formulário é possível inserir diferentes tipos de questões. Quando o objetivo de uma determinada questão é identificar graus psicométricos de concordância ou aceitação, o enunciado apresenta ao entrevistado uma afirmação e, abaixo, itens que indicam grau de concordância (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente, concordo totalmente). Esse tipo de questão é conhecido como

    A) Escala Likert.

    B) Múltipla escolha.

    C) Pergunta de fato.

    D) Variável escalar ordinal.

    E) Variável escalar intervalar.

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como

    A) Teoria Crítica.

    B) Indústria Cultural.

    C) Reprodutibilidade Técnica.

    D) Dialética do Esclarecimento.

    E) Esfera Pública.

Quando uma organização decide construir uma intranet, pode tomar algumas medidas, tais como:
? Deixar claro os objetivos da plataforma. ? Garantir que o motor de busca seja capaz de encontrar todo conteúdo publicado.
? Oferecer serviços úteis, com simplicidade de acesso, ergonomia e caminhos intuitivos. ? Estimular o uso por líderes, chefias e direção. ? Transformar a plataforma em único meio de tramitar processos administrativos.

Esses procedimentos são importantes para garantir

    A) a menor demanda de configuração dos computadores usados pelos funcionários.

    B) a economia de recursos materiais e financeiros na construção da intranet.

    C) a melhoria da reputação da organização perante o público externo.

    D) o uso da internet quando necessário, especialmente nos momentos em que o funcionário não encontra a solução procurada na intranet.

    E) o engajamento dos funcionários com a plataforma.

Pesquisa sobre uso de aplicativos mensageiros publicada pelo portal da Aberje em 2016, indicava que 5,6% dos participantes utilizava o mensageiro no horário de trabalho, e 83,8% deles usava em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas. Apenas 23,5% das empresas que utilizam o aplicativo em ambiente corporativo ofereciam treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% eram micro ou pequenas empresas. A falta de monitoramento contínuo fez com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que, desses, 24,5% eram utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.

Acerca deste texto, é correto afirmar que:

    A) As empresas de pequeno porte, por não terem verba disponível para criar políticas de controle do compartilhamento de memes e piadas, liberam o uso dos aplicativos mensageiros, apostando na diminuição de gastos com ligações telefônicas.

    B) Não há como incorporar os aplicativos mensageiros disponíveis no mercado como ferramentas de comunicação interna, pois o uso em aparelhos particulares impede o controle por parte da instituição. A saída seria desenvolver aplicativos próprios.

    C) Os aplicativos mensageiros são bloqueados nas micro e pequenas empresas e liberados apenas nas médias e grandes corporações, que não se preocupam com o compartilhamento de memes, piadas e correntes.

    D) O aplicativo mensageiro pode ser incorporado como tecnologia para a comunicação organizacional; a dificuldade das instituições é criar políticas sobre compartilhamento de mensagens nos grupos de trabalho, mesmo o uso sendo em aparelhos particulares.

    E) As empresas de grande porte fornecem aparelhos corporativos, o que implica na automática proibição de compartilhamento de memes, piadas e correntes tanto nos grupos de trabalho, quando nos grupos particulares.

Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.

É correto afirmar que

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

    C) As asserções I e II são proposições falsas.

    D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...