Questões de Comunicação Social do ano 2020

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Considere as afirmações a seguir:


I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.


Está correto o que se afirma em

    A) II e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e III, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) II, apenas.

Na produção de notícias, os jornalistas adotam critérios de noticiabilidade que são definidos como:

    A) avaliação direta, do jornalista, dos inúmeros fatos que podem virar notícia, que se divide nos processos de seleção dos fatos como visibilidade e concorrência; e o de construção como notoriedade e novidade.

    B) conjunto de critérios e operações para escolher, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias, o que compreende critérios de seleção como relevância e proximidade; e critérios de construção como simplificação e consonância.

    C) análise da concorrência, o que compreende a análise dos critérios de seleção adotados pela concorrência como personalização e dramatização; e os de construção como efemérides e notabilidade.

    D) adequação do conteúdo aos critérios editoriais do veículo, o que implica, muitas vezes, na autocensura dos jornalistas ao não apurar fatos que são contrários ao posicionamento da empresa jornalística.

    E) comprovação da teoria do espelho, pois a seleção e construção de fatos não sofreriam a interferência do jornalista, apenas da empresa jornalística; as notícias seriam um espelho da realidade.

A comunicação normativa

    A) é a utilizada entre os pares do departamento jurídico das organizações. Por ser hermética, está cada vez mais em desuso, sendo substituída pela publicação dos releases especializados.

    B) não deve ser voltada para o público externo e sim direcionada para o público interno das empresas públicas. O público interno é o que fará a explicação das leis, normas e decretos nos atendimentos.

    C) refere-se às normas de conduta na sociedade civil. Ela advém do conceito funcionalista dos meios de comunicação como vigilante de eventuais patologias.

    D) é a publicação, para o público interno, das normas e condutas nos servidores nas instituições públicas, principalmente no trato com autoridades e cidadãos.

    E) resulta do dever das instituições públicas de publicar leis, normas e decretos, além de divulgá-los, explicá-los e dar as instruções necessárias para utilizá-los.

Considere:
Oh, padeiro desta rua Tenha sempre na lembrança Não me traga outro pão Que não seja o pão Bragança.
Com esses versos inicia-se aquele que é considerado o primeiro jingle brasileiro, veiculado em 1932 no Programa Casé. Esse jingle foi criado pelo compositor:

    A) Noel Rosa.

    B) Nássara.

    C) Almirante.

    D) Ary Barroso.

    E) Carlos Gardel.

A função principal do media training é

    A) organizar os conteúdos do site do assessorado e administrar a divulgação nas redes sociais.

    B) treinar os CEOs no controle da informação e orientar os demais funcionários na elaboração do clipping.

    C) preparar os assessorados para atender à imprensa e deve ser feito no início do atendimento à conta.

    D) orientar os assessorados na administração do negócio e incentivar as potencialidades internas.

    E) analisar o panorama político e social para o assessorado e interpretar as mudanças no mercado de capitais.

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o

    A) redator.

    B) diretor de criação.

    C) produtor de RTVC.

    D) diretor de arte.

    E) diretor de atendimento.

Na edição de programas radiofônicos, além da adequação do texto ao conteúdo veiculado, também é necessário ater-se à parte musical que será emitida ao fundo. Esse recurso se denomina:

    A) teaser.

    B) playback.

    C) off the record.

    D) downlink.

    E) background.

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,

    A) salmão ? laranja.

    B) violeta ? verde.

    C) violeta ? laranja.

    D) rosa ? verde.

    E) rosa ? laranja.

Pode-se defini-lo como uma ação que se realiza no ponto de venda, tendo a intenção de expor de uma maneira melhor o produto, destacando-se assim da concorrência e atraindo o consumidor.
Essa é a definição de

    A) merchandising.

    B) brand-equity.

    C) stakeholders.

    D) briefing.

    E) press kit.

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo

    A) de maneira geral.

    B) consigo mesmo.

    C) com seu interpretante.

    D) com seu interpretado.

    E) com seu objeto.

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