Lista completa de Questões sobre Fontes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao processo de apuração e de pesquisa de informações, julgue os itens subsequentes.
O cruzamento de informações, apesar de ser uma estratégia bastante utilizada por jornalistas para verificar dados, é desnecessário quando as fontes são confiáveis e já conhecidas do repórter ou do editor.
A pauta é um conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição do jornal como a série de indicações transmitidas ao repórter, não apenas para situá-lo sobre algum tema, mas, principalmente, para orientá-lo sobre os ângulos a explorar na notícia. Ou, nas palavras de um conhecido pauteiro da imprensa carioca: No começo de tudo, está a pauta. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Na redação da notícia, o jornalista deve recorrer ao discurso das fontes antes de publicá-la como forma de garantir a objetividade e a imparcialidade indispensáveis à prática do jornalismo contemporâneo.
Com base nessas afirmações, julgue os itens de 64 a 70.
Para entender as notícias em toda a sua complexidade de formas simbólicas, é desnecessário compreender o papel das fontes de informação e sua relação com os jornalistas, visto que o mais relevante é o produto final.
Com base nessas afirmações, julgue os itens de 64 a 70.
As fontes jornalísticas podem ser oficiais e não-oficiais, sendo as primeiras compreendidas como os representantes do Estado, de entidades governamentais e da população em geral.
Com base nessas afirmações, julgue os itens de 64 a 70.
Nos jornais de caráter popular, há mais espaço para as fontes não-oficiais relatos da comunidade, denúncias de problemas na cidade, colaboração dos leitores, casos dramáticos, celebridades do que nos veículos de referência. Essa estratégia, bastante difundida no Brasil no início do século XXI, representa uma tentativa de aproximação com o público, por meio de assuntos da vida cotidiana e da personalização dos fatos.
Com base nessas afirmações, julgue os itens de 64 a 70.
Na maioria dos casos, os políticos são fontes preferenciais dos repórteres e desenvolvem um tipo específico de relação em que o comprometimento mútuo, muitas vezes, condiciona a produção das notícias. O emprego do caráter confidencial na informação transmitida (no jargão em off) é uma estratégia comumente usada pelos políticos para veicular informações de seu interesse nos jornais, mas também serve para que o jornalista mantenha a confiabilidade de suas fontes.
Com base nessas afirmações, julgue os itens de 64 a 70.
Na relação dos jornalistas com as fontes, é importante que a fonte seja confiável e disponível e que tenha bom nível de informação sobre o assunto e boa expressão oral, sendo tarefa do assessor de imprensa preparar os diretores ou gestores de sua instituição, órgão ou entidade para serem boas fontes, por meio de treinamento midiático (media training).
Várias estratégias foram desenvolvidas por jornalistas para cobrir os eventos da realidade de forma objetiva. Segundo a pesquisadora norte-americana Gaye Tuchman, esses rituais estratégicos constituem a prática jornalística e servem também para proteger os jornalistas de críticas. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.
O emprego das aspas é uma estratégia muito usada quando o jornalista não quer se comprometer com o relato dos fatos apresentado pelas fontes ou quando ele não tem como confirmar determinadas informações. Essa estratégia é denominada por Tuchman emprego consciente das aspas.
Considerando que o produto da atividade jornalística é geralmente materializado em textos, os quais resultam de diferentes técnicas de redação e recebem diferentes nomenclaturas de acordo com sua natureza e objetivos, julgue os itens de 78 a 83, acerca das características da linguagem usada em jornalismo.
A apuração, processo de averiguação da informação em estado bruto (dados, nomes, números etc.), é feita por meio de documentos e pessoas que fornecem informações, denominadas fontes. Em alguns casos, a interação de jornalistas com suas fontes requer confidencialidade.
Comunicação Social - Fontes - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Em uma notícia sobre as eleições municipais, um cientista político, convidado para analisar as propostas eleitorais dos principais candidatos, é considerado uma fonte
primária.
testemunhal
oficial.
secundária.
indeterminada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...