Lista completa de Questões sobre Gêneros jornalísticos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A maioria dos autores que trabalharam na classificação de gêneros jornalísticos fez a separação entre forma e conteúdo, o que gerou a divisão por temas, pela relação do texto com a realidade (opinião e informação) e deu vazão ao critério de intencionalidade do autor, que realiza uma função (opinar, informar, interpretar, entreter). Podese dizer que
editoriais, colunas, crônicas e resenhas são gêneros opinativos.
nota, notícia, reportagem e entrevista são gêneros interpretativos.
o gênero não pode ser considerado um instrumento criador da relação interativa entre texto, leitor, cultura no jornalismo digital.
o jornalismo opinativo ocupa espaço significativo na mídia.
os gêneros de jornalismos interpretativo, de entretenimento e informativo assumem o papel de observadores atentos da realidade, registrando os fatos, os acontecimentos e informando-os à sociedade.
Considere o diálogo abaixo.
O exemplo evidencia
os meios de comunicação, principalmente o rádio e a TV, não costumam dar importância para esse tipo de notícia.
apenas um cidadão que relatou um acidente para uma rádio.
jornalismo informativo, que sempre contou com a participação popular.
a participação popular, que muitas vezes dá informações erradas causando problemas para a imprensa.
jornalismo colaborativo, nova tendência do jornalismo.
Na esteira da completa falência do projeto soviético, da derrota dos movimentos revolucionários europeus, da ascensão (ao longo de cinqüenta anos) de uma esquerda moderada social-democrata, cujos frutos benéficos na efetivação de um estado de bem-estar social se fizeram sentir até pouco tempo atrás, o marxismo passou por idas, vindas, desaparições fantasmagóricas, crises de identidade, refutações tácitas, enterros cinematográficos (Cult, 09/02). Com referência ao texto jornalístico acima pode-se afirmar:
texto criativo, menor apego à hierarquização de informação, uso de metáforas e metonímias, admite algumas extrapolações, paralelos, coloquialismos, elementos que garantem a fluência e o ritmo do texto.
tom coloquial, adjetivação, similaridades às construções narrativas.
período longo, mas com pontuação adequada, embora utilizando lugar-comum e conceitos abstratos, apresenta explicação clara e objetiva.
o período, muito longo, traz uma produção de informações de acontecimentos sócio-históricos (sem qualquer explicação ou referência sobre eles); frases intercaladas causam uma certa confusão; uso do lugar-comum, como "frutos benéficos", e de conceitos muito abstratos como "refutações tácitas".
uso de termos da literatura (narrativas clássicas), apresenta informações elementares (lead), não apego à objetividade.
Entre os chamados gêneros opinativos do jornalismo, o editorial, a crônica e a coluna possuem, no Brasil, características bem marcantes (MELO, José Marques de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994), que permitem sua identificação imediata para fins de definição ou elaboração jornalística. A respeito do assunto, numere a coluna da direita com base nas informações da coluna da esquerda.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.1 - 2 - 3 - 4 - 5.
5 - 1 - 4 - 3 - 2.
2 - 4 - 3 - 5 - 1.
2 - 5 - 4 - 3 - 1.
5 - 2 - 4 - 3 - 1.
Um bom editorial deve ser feito baseado:
única e exclusivamente na opinião do jornal.
em notícias, pesquisas e informações próprias.
nos sentimentos de admiração ou indignação popular.
na apuração dos editorialistas, independente das notícias.
apenas no que é publicado pelo próprio jornal.
Não é característica de um informativo:
O documentário
é típico das grandes reportagens como as produzidas na época do auge do jornalismo literário praticado em boa medida pela Revista Realidade.
é jornalismo com autoria explorado na origem pelo cinema e posteriormente pela TV, especialmente por canais a cabo especializados neste tipo de cobertura de profundidade de eventos correntes.
caracteriza o jornalismo de revista cuja natureza não é a cobertura das ocorrências cotidianas mas o aprofundamento de temáticas jornalísticas específicas e graves.
permite no jornalismo moderno mesclar ocorrências da realidade com ficção - o que resulta em obras usualmente rotuladas como livro-reportagem.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Editorial, editoria, editoração e edição significam
seção de um veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos, produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado, texto de opinião do veículo
produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado, texto de opinião do veículo, seção de um veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos.
produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado, arte e técnica de produção de materiais gráficos, opinião de um veículo, seção de um jornal.
texto de opinião do veículo, seção de um veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos, produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado
seção de um veículo,texto de opinião de veículo, arte e técnica de produção de materiais gráficos, produto final e acabado de um esforço de reportagem enquadrado num formato tecnológico determinado.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.
Assuntos de ciência e tecnologia são material jornalístico cada vez mais freqüente, uma vez que sua aplicação na vida cotidiana é crescente. As descobertas na área médica, por exemplo, geram novos serviços e tratamentos, e oferta de novos recursos técnicos e de novas drogas que devem ser divulgados ao público.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
De acordo com as técnicas de produção em comunicação, os gêneros jornalísticos e os seus usos pelos meios e assessorias de comunicação e marketing, julgue os itens seguintes.
Nos editoriais, os profissionais com notório saber sobre determinados assuntos como economia, direito, política, expressam suas opiniões e assinam seus textos, mesmo falando em nome do jornal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...