Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em 1965, Truman Capote publicou a obra A Sangue Frio . Baseado em fatos reais e nos quais narrava o misterioso assassinato da Família Clutter ocorrido em Holcomb, Kansas, Estados Unidos, o livro introduziu um estilo

  • A.

    que poderia ser chamado de jornalismo informativo cujo produto final sempre é a notícia.

  • B.

    que poder ia ser chamado de jornalismo opinativo, cujo produto final sempre é a crônica, o editorial , o artigo de fundo ou ainda o colunismo e a crítica.

  • C.

    que poderia ser chamado de novela de não-ficção que inspiraria em boa medida o Novo Jornalismo..

  • D.

    que poderia ser chamado de jornalismo popular com elementos narrativos que apelam ao paladar dramático das populações.

  • E.

    que poderia ser chamado de jornalismo literário como é o caso do fenômeno da pasquinagem no Brasil.

As dimensões técnica, empresarial e política das organizações articulam-se com a vivência profissional dos jornalistas, que geralmente possuem alguns traços em comum, como por exemplo, cumprir todos os acordos com as fontes. Elas têm grande responsabilidade em reproduzir efeitos sociais, o que cabe não apenas aos jornalistas, mas a elas próprias. Qual é a característica que uma fonte não deve ter?

  • A. Ser pessoas desconhecidas para o grande público
  • B. Assumir um papel importante por serem donos da informação.
  • C. Continuar ajudando ao jornalista com as informações que tiver sobre determinada notícia.
  • D. Resistir às minuciosas checagens e cultivar o bom relacionamento com a mídia.
  • E. Prometer exclusividade à dois jornalistas, sem que um saiba da promessa feita ao outro.

Segundo o Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo (adotado em muitas redações e assessorias de imprensa que não possuem manual próprio ou possuem um manual mais modesto), como regra geral (ignorando as exceções), os números devem ser redigidos da seguinte forma:

  • A. Cardinais: de um a vinte, por extenso; a partir de 21, inclusive, em algarismos (Ex.: um, quinze, vinte, 21 , 40 , 70). Ordinais: sempre por extenso (Ex.: primeiro, décimo quinto, vigésimo, vigésimo primeiro, quadragésimo, septuagésimo)
  • B. Cardinais: de um a cem, por extenso; a partir de 101, inclusive, em algarismos (Ex.: um, quarenta e cinco, cem, 101 , 235 , 700). Ordinais: sempre por extenso (Ex.: primeiro, quadragésimo quinto, centésimo, centésimo primeiro, ducentésimo trigésimo quinto, setingentésimo).
  • C. Cardinais: de um a dez, por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos (Ex.: um, dois, dez, 11, 35, 70). Ordinais: sempre em algarismos (Ex.: 1º, 2º, 10º, 11º, 35º, 70º).
  • D. Cardinais: de um a dez, por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos (Ex.: um, dois, dez, 11, 35, 70). Ordinais: da mesma forma (Ex.: primeiro, segundo, décimo, 11º, 35º, 70º).
  • E. Cardinais: de um a dez, por extenso; a partir de 11, inclusive, em algarismos (Ex.: primeiro, segundo, décimo, 11º, 35º, 70º). Ordinais: da mesma forma (Ex.: um, dois, dez, 11, 35, 70).

Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:

  • A.

    teoria da indústria cultural;

  • B.

    teoria das mediações;

  • C.

    teoria dos estudos culturais;

  • D.

    teoria da recepção;

  • E.

    teoria culturológica.

A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:

  • A.

    Assis Chateaubriand;

  • B.

    Vitor Costa;

  • C.

    Roberto Marinho;

  • D.

    Roquette Pinto;

  • E.

    Samuel Wainer.

Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa “tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação” (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:

  • A.

    meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;

  • B.

    um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;

  • C.

    uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;

  • D.

    uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;

  • E.

    uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.

Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:

  • A.

    desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;

  • B.

    deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;

  • C.

    serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;

  • D.

    é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;

  • E.

    vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.

A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:

  • A.

    folhetim;

  • B.

    revista;

  • C.

    imprensa;

  • D.

    jornal;

  • E.

    gazeta.

Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:

  • A.

    sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;

  • B.

    atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;

  • C.

    veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;

  • D.

    emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;

  • E.

    sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.

Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:

  • A.

    faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;

  • B.

    auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;

  • C.

    serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;

  • D.

    propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;

  • E.

    incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...