Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em 1965, Truman Capote publicou a obra A Sangue Frio . Baseado em fatos reais e nos quais narrava o misterioso assassinato da Família Clutter ocorrido em Holcomb, Kansas, Estados Unidos, o livro introduziu um estilo
que poderia ser chamado de jornalismo informativo cujo produto final sempre é a notícia.
que poder ia ser chamado de jornalismo opinativo, cujo produto final sempre é a crônica, o editorial , o artigo de fundo ou ainda o colunismo e a crítica.
que poderia ser chamado de novela de não-ficção que inspiraria em boa medida o Novo Jornalismo..
que poderia ser chamado de jornalismo popular com elementos narrativos que apelam ao paladar dramático das populações.
que poderia ser chamado de jornalismo literário como é o caso do fenômeno da pasquinagem no Brasil.
As dimensões técnica, empresarial e política das organizações articulam-se com a vivência profissional dos jornalistas, que geralmente possuem alguns traços em comum, como por exemplo, cumprir todos os acordos com as fontes. Elas têm grande responsabilidade em reproduzir efeitos sociais, o que cabe não apenas aos jornalistas, mas a elas próprias. Qual é a característica que uma fonte não deve ter?
Segundo o Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo (adotado em muitas redações e assessorias de imprensa que não possuem manual próprio ou possuem um manual mais modesto), como regra geral (ignorando as exceções), os números devem ser redigidos da seguinte forma:
Entre as teorias contemporâneas da comunicação, a que se ocupa das relações existentes entre os mass media e a cultura popular se chama:
teoria da indústria cultural;
teoria das mediações;
teoria dos estudos culturais;
teoria da recepção;
teoria culturológica.
A primeira emissora de rádio brasileira, a Rádio Sociedade Rio de Janeiro, foi fundada por:
Assis Chateaubriand;
Vitor Costa;
Roberto Marinho;
Roquette Pinto;
Samuel Wainer.
Tratando do tema Assessoria de Imprensa no Brasil, Jorge Duarte (in Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia; teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003) observa que as assessorias de imprensa tornaram-se o embrião de novas estruturas de comunicação (p. 81). Uma assessoria de imprensa se qualifica como:
meio institucional adotado e posto em prática por uma empresa, visando manter um bom relacionamento com órgãos de imprensa;
um instrumento midial de contato com distintos públicos, ao qual a empresa poderá recorrer sempre que estiver em dificuldades;
uma maneira inteligente de, sobre uma empresa, suprir eventuais demandas de informação por parte de outras empresas;
uma das formas de a empresa estar presente na mídia, tornando-se visível a seus públicos e à sociedade em geral;
uma política de comunicação dedicada à integração organizacional, pela qual se enfatiza a presteza de contatos com a imprensa.
Ao redigir-se um press release, deve-se levar em linha de conta que este texto:
desempenha a função de informar, devendo-se evitar a emissão de juízos críticos;
deve causar impacto, motivo pelo qual será preciso a ele imprimir um tom publicitário;
serve para a qualificação da fonte emissora, apontandoa como entidade jurídica;
é nota oficial que requer cuidados com a expressão lingüística, não permitindo neologismos;
vale como um boletim de informações oficiais, adotando a composição verbal de um lide.
A um veículo impresso, noticioso, constituído de folhas soltas, de tiragem regular, que divulga notícias de ordem geral, dá-se o nome de:
folhetim;
revista;
imprensa;
jornal;
gazeta.
Entre os caracteres distintivos da televisão, figuram:
sistema de transmissão e recepção de sinais eletromagnéticos por meio de ondas hertzianas;
atividade técnica, administrativa e política pela qual se realizam difusões em narrowcasting;
veículo de expressão eminentemente popular, voltado para a divulgação de novos conteúdos;
emissões regulares em broadcasting que se destinam a um público seleto e ampla audiência;
sistema eletrônico multidirecional para a transmissão de informações sonoras e imagéticas.
Em nossos dias, setores representativos do mundo dos negócios enxergam, na publicidade feita por via eletrônica, uma importante etapa evolutiva da comunicação publicitária. Anunciar pela internet tem, entre outras, a seguinte vantagem:
faculta a consumidores em potencial o acesso a todo tipo de informação, de modo a que não se deixem influenciar em suas decisões de compra;
auxilia a internautas interessados na aquisição de produtos, bens e serviços, a procurar, em sites de grande fluxo, banners com mais informações;
serve a um acréscimo qualitativo da capacidade de disponibilização de informações de interesse geral para internautas consumidores;
propicia elevado grau de interatividade com os consumidores, permitindo que busquem informações segmentadas de seu interesse;
incentiva consumidores potencialmente interessados a navegar pela rede, buscando sites em que encontrem dados informativos adicionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...