Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Emanuel Araújo, em A construção do livro (Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Brasília: INL, 2000), alude a um conjunto de tarefas do editor, que consistem basicamente em supervisionar a publicação de originais (pág. 54). Esta referência diz respeito à:
colação (de manuscritos);
edição (de textos);
editoração (livresca);
normalização (textual);
preparação (filológica).
Em jornalismo, copidesque se refere a:
modalidade de redação que confere a um texto jornalístico seu caráter de prolixidade;
redação final, melhorada, de uma matéria ou de qualquer texto escrito;
direito exclusivo de repórteres e editores de produzir ou redigir matérias jornalísticas;
modo de se imprimir maior objetividade a um texto jornalístico sensacionalista;
fundamentação necessária de temas escolhidos para uma redação jornalística.
Tratando do que chama de desktop publishing, Lorenzo Baer (in Produção gráfica. São Paulo: Senac, 2004) menciona dois programas próprios para editoração eletrônica de mesa. São eles:
ScriptWriter e Word Editor 2.0;
Picasa2 e Java Script;
RagTime Solo 5 e OpenOffice 2.0;
NVU for HTML e Adobe Photoshop;
PageMaker e QuarkXpress.
Utilize a matéria acima como referência para julgar os próximos itens.
A expressão que abre a matéria "O Governo deve anunciar" demonstra que não há teor jornalístico, pois se trata de uma possibilidade, e o jornalismo não se reporta a possibilidades, mas, apenas, a fatos já ocorridos.
Estruturar um texto a partir de um lead significa:
aliar os fatos às suas implicações éticas ao longo do texto.
analisar os fatos descritos conforme sua opinião pessoal.
apresentar no primeiro parágrafo a informação mais interessante.
iniciar o texto com uma explanação sobre o ambiente em que ocorreu o fato.
narrar os fatos segundo a ordem cronológica em que aconteceram.
A notícia na televisão privilegia o tempo em vez do espaço. A compressão temporal exige rapidez de expressão e síntese da informação. Na televisão, o texto:
transcende a organização da notícia e orienta diretores e editores no posicionamento das câmeras e nos cortes da imagem.
elimina o improviso e estabelece detalhes nas informações que não foram cobertos pelas imagens colhidas.
favorece a adequação ao tempo da notícia e equilibra a locução com as imagens e falas off do repórter
facilita a locução do apresentador, indicando rubricas de tonalidade e interpretação na leitura das notícias.
ajuda o editor de imagens a fazer a sua escolha diante da relevância de detalhes produzidos pelo repórter.
Na classificação das fontes, diz-se que a escrita com exatidão ou gravada sem deixar margem a dúvida é uma fonte:
tipo zero
tipo um.
tipo dois.
tipo três.
própria.
Embora usados para serem uma espécie de diário íntimo das pessoas, os blogs estão se tornando uma arma de informação rápida e eficiente. O apresentador da CBS, Dan Rather, foi obrigado a se retratar por ter difundido notícias de repercussão político-eleitoral de fundamento duvidoso. As novas tecnologias, portanto, permitem:
a formação de usuários conscientes de seus direitos de cidadãos.
um uso político do espaço virtual para defender candidatos.
uma atualização das notícias antes dos veículos tradicionais.
estruturas de conhecimento que se tornam universais.
reações em cadeia de usuários que atuam como emissores.
As siglas estão grafadas CORRETAMENTE, de acordo com as normas de redação jornalística, em:
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a ABIPECS (suínos), a ABEF (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a OADA (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a Abipecs (suínos), a Abef (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a ABIPECS (suínos), a Abef (frango) e a Abiec (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
A falta de recursos para manter a sanidade animal no país preocupa o setor privado, afirma Pedro de Camargo Neto. Por isso, a Abipecs (suínos), a ABEF (frango) e a ABIEC (bovinos) estão criando a Oada (Organização de Apoio à Defesa Animal). (Folha de S. Paulo, 08/04/05, p. B10).
Não há como fugir à realidade televisiva: primeiro, o cinema, depois, a televisão e, por fim, os computadores e a imagem via Internet. A comunicação televisiva é alvo de debates e grandes discussões éticas, mas suas técnicas e linguagem são específicas e particulares. No Brasil, é o segundo maior meio de comunicação, só inferior ao rádio em alcance e presença nos domicílios nacionais. Em um país de poucos letrados, a televisão aumenta sua participação e importância. Com relação a esse assunto e a respeito da técnica operacional, da linguagem, da produção e do texto no sistema televisivo, julgue os itens subseqüentes.
A televisão usa o recurso de fazer adaptações de romances ou obras literárias. Tais adaptações acabam por adulterar o original, já que uma obra é a expressão de uma linguagem, em forma e conteúdo. No momento em que se exprime um conteúdo em outra linguagem, forçosamente se recria a obra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...