Questões sobre História da Imprensa

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Tendo por referência as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Na década passada, nas comunicações e em vários outros setores, a combinação entre desregulamentação e privatização deu origem a uma onda de fusões, aquisições e joint ventures envolvendo Estados nacionais, o setor financeiro e empresas transnacionais privadas, estatais e mistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

A imprensa brasileira importou o colunismo dos EUA, onde ele existe desde o início do século passado. O colunismo, que, inicialmente, era constituído apenas por colunas de fofocas e de eventos sociais, foi mudando e se especializou em colunas políticas e econômicas, esportivas e outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na segunda metade da década de 60 do século XX, o estabelecimento da censura prévia pelos militares comprometeu o crescimento econômico da produção cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado — embora desigual — de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.

Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Por suas motivações geopolíticas, a integração nacional defendida pelo regime militar de 1964 pouco teve a ver com a integração nacional realizada pela televisão, eminentemente mercadológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conseqüência paradoxal de políticas e legislações filosoficamente opostas — tanto de um passado de excessiva regulamentação quanto de um presente liberado pela desregulamentação —, a concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil tem-se materializado em diferentes configurações. Combinadas ou não, tais formações são a expressão histórica de um poder que, simultaneamente, resiste e se adapta a transformações estruturais.

Acerca desses arranjos, julgue os itens a seguir.

Grupos familiares, associados a elites políticas regionais e locais, têm sido historicamente os maiores beneficiários da concentração da propriedade e do controle das comunicações no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

O jornalismo brasileiro sempre foi muito influenciado pelos modelos internacionais. A partir dessa percepção e destacando aspectos históricos do jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.

Até 1950, os jornais brasileiros seguiam um padrão europeu de apresentação gráfica, com muitos títulos, muitas fotos e ausência de lógica na hierarquia do material.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das teorias relativas à “velha” e à “nova” comunicação, julgue os itens a seguir.

O advento da denominada Era da Comunicação de Massa deu-se com o aparecimento, no século XX, do telefone, do cinema, do rádio e da televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Escritor, homem culto, político, personalidade marcante do seu tempo, Quintino Bocaiúva foi o grande nome da imprensa brasileira no período de transição do Império para a República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

Com a substituição progressiva da imprensa artesanal pela imprensa industrial, tendência evidente ao final do século XIX, a imprensa brasileira aproximou-se ainda mais das características e padrões típicos de uma sociedade aristocrática e rural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do passado e do presente da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O envio de jornalistas na condição de correspondente de guerra, como o caso do envio de Euclides da Cunha a Canudos, em 1897, pelo Estado de S. Paulo, já era prática corrente entre os grandes jornais da época.

  • C. Certo
  • E. Errado
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