Lista completa de Questões sobre História da Imprensa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
A consolidação do campo das relações públicas no Brasil trouxe como consequência exata a delimitação conceitual, profissional e científica de cada uma das funções, atribuições e atividades desse campo, quais sejam: comunicação social, comunicação corporativa e comunicação empresarial.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
O desenvolvimento das publicações empresariais, com a superação do amadorismo pelo profissionalismo e com a passagem do jornalismo empresarial para a comunicação empresarial, representou um salto qualitativo não só dos produtos editoriais e gráficos, mas da sua importância para as estratégias de comunicação dirigida e de comunicação institucional, especialmente na década de 80 do século XX.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
Um dos fatores que contribuíram para a implantação precoce das relações públicas e do jornalismo empresarial no Brasil foi a imediata ressonância no país da revolução industrial europeia, que provocou a necessidade de lançamento de apelos promocionais.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, a comunicação organizacional experimentou um acentuado desenvolvimento no período de 1950 a 2000, marcado por distintas características: década de 50 (era do produto); década de 60 (era da imagem); décadas de 70 e 80 (era da estratégia); década de 90 (década da globalização).
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na evolução histórica das relações públicas e da comunicação organizacional, julgue os itens que se seguem.
Três mudanças históricas contribuíram para o grande florescimento da comunicação organizacional na década de 80 do século passado: a reabertura política no Brasil; o fim da Guerra Fria e o processo de globalização da economia.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
O conceito de indústria cultural foi criado durante a Segunda Grande Guerra no contexto dos estudos que buscavam compreender como a comunicação de massa estava ligada ao processo histórico capitalista.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito ao conceito de indústria cultural, julgue os itens a seguir.
Entre outros elementos, o termo indústria cultural refere-se ao processo de conversão da cultura em mercadoria, ocorrido no início do século XX, e designa prática social em que a produção cultural e intelectual é orientada pela possibilidade de consumo no mercado.
Comunicação Social - História da Imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando que os meios de comunicação são um dos principais emissores e formadores da opinião pública, julgue os itens que se seguem.
Após o processo de redemocratização do Brasil, os governos civis, de forma geral, utilizaram a comunicação como ferramenta de publicidade ou como estratégia de marketing, visando à busca de resultados imediatos favoráveis às ações governamentais.
Comunicação Social - História da Imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A história do jornalismo brasileiro pode ser dividida em quatro grandes períodos distintos. São eles:
Jornalismo literário durante o Primeiro e Segundo Reinados; nacionalista, na República Velha; denuncista, na reabertura democrática; e profissionalização, a partir do final dos anos 90.
Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação
Atividade panfletária, durante o Primeiro Reinado e período das Regências; atividade literária e mundana, durante o Segundo Reinado; de formação empresarial, na República Velha; e a fase mais recente, caracterizada pelo uso intensivo da comunicação no controle social.
Artesanal, durante o Primeiro Reinado; tipográfico, no período do Segundo Reinado e Regências; industrial, a partir da República Velha; e digital, a partir dos anos 90.
Atividade panfletária, no Primeiro Reinado; atividade literária, no Segundo Reinado e Regências; estatal e nacionalista, durante os governos de Getúlio Vargas; e democrático, a partir da reabertura política no final dos anos 80.
Comunicação Social - História da Imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Sobre as origens da assessoria de imprensa no mundo e no Brasil, é CORRETO afirmar que:
A assessoria de imprensa surgiu na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, e foi trazida ao Brasil durante o governo de Getúlio Vargas.
A atividade foi criada na Alemanha, dizimada pela Segunda Guerra Mundial. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
A assessoria de imprensa surgiu nos Estados Unidos durante a Crise de 1929. Um de seus principais nomes foi Ivy Lee, um jornalista que passou a atender o empresário Jon Rockfeller.
No Brasil, desenvolveu-se durante o governo de Getúlio Vargas.A atividade foi criada nos Estados Unidos, em 1906, pelo jornalista Ivy Lee, para atender John Rockfeller. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
A atividade foi criada na Inglaterra, durante a crise de 1929. Nos Estados Unidos, um dos nomes mais importantes foi Ivy Lee, que levou a assessoria de imprensa para a área das Relações Públicas. No Brasil, desenvolveu-se a partir de 1964, na área de relações públicas, com estímulo do governo militar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...