Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Diretoria de Concursos e Vestibulares (COVEST/ UNEMAT) - 2011
Os departamentos comerciais dos jornais muitas vezes usam anúncios do próprio jornal para cobrir espaço não utilizado numa página, substituindo anúncios que caíram‟. Esses anúncios do próprio jornal são chamados de:
matéria paga.
lide.
calhau.
olho.
box.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
O release é redigido de forma jornalística para apresentar um assunto de interesse público, mas, como apresenta apenas o ponto de vista da organização ou da fonte, não é verídico.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
Por ser uma ferramenta para a geração de notícias, o release não precisa ser breve como os demais textos jornalísticos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os itens seguintes, relativos aos gêneros jornalísticos.
A nota, espécie de release curto, contendo a notícia completa, é redigida para ser publicada na íntegra; geralmente, em seções de notas ou por colunistas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.
Dentro do processo de produção da notícia, o gatekeeper consiste em selecionar os assuntos que serão ou não publicados por determinado veículo de comunicação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
No que se refere às técnicas de produção, características e linguagens da notícia, julgue os itens a seguir.
O lide, matéria de maior importância no jornalismo, tem chamada na primeira página e lidera o noticiário, deixando clara para o leitor a hierarquia do material informativo.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2011
Observe o texto abaixo e, a seguir, marque a alternativa certa.
"Um vulto infantil que passeava no parapeito do 5º andar do Edifício Carminha, na esquina principal de Ubatuba (SP), atraiu multidão, mobilizou os bombeiros e terminou levando à delegacia o dono de um circo: era o anão acrobata, que se exibia para promover o espetáculo." (LAGE, Nilson. Estrutura da notícia, 5ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Ática, 2003, p. 36-7).
Trata-se de um lide clássico.
Trata-se de um lide narrativo.
Trata-se de um lide interpretativo.
Não se trata de um lide.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
De acordo com os procedimentos relativos a pautas, julgue os itens a seguir.
Pauta refere-se ao planejamento de uma edição ou parte dela, no caso de redações estruturadas por editorias.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)
pirâmide normal.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que as novas tecnologias revolucionaram as relações entre as assessorias de imprensa e as redações, é correto afirmar que, nas páginas jornalísticas na Internet, as relações entre os diversos conteúdos são possibilitadas pelo(a)
pirâmide invertida.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...