Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação a técnicas de entrevistas, reportagens e redação para TV, rádio e Web, julgue os itens subsequentes.
Informações com embargo repassadas ao jornalista pelo assessor de imprensa são aquelas que podem ser veiculadas no momento em que o jornalista achar conveniente.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de acontecimento midiático, fato jornalístico e produção de notícia, julgue os itens a seguir.
Se um jornalista apura informação publicada pela primeira vez em veículo concorrente, é correto afirmar que ele está cozinhando uma pauta.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Acerca de acontecimento midiático, fato jornalístico e produção de notícia, julgue os itens a seguir.
Barriga é expressão usada para designar a veiculação de informação já conhecida.
O jornal O Estado de S.Paulo publicou, na edição de 06 de julho de 2011, uma chamada informando no título que o INSS de doméstico será abatido de IR. O texto noticiou que o abatimento no Imposto de Renda de parte dos gastos com previdência e planos de saúde de empregados domésticos foi aprovado pela Câmara até 2014. A escolha do tema para a primeira página se justifica porque tanto patrões quanto empregados identificam-se como personagens do fato. Esse critério de noticiabilidade é chamado de
proximidade.
ineditismo.
improbabilidade.
apelo.
empatia.
Consta do folclore jornalístico que, em 1990, o Correio Brasiliense noticiou a descoberta, no Estado de São Paulo, do mico leão prateado, uma mutação do mico leão dourado, decorrente da poluição paulista. A bióloga responsável pela descoberta era Isa Joke. Equívocos como esse são chamados no meio jornalístico de
chapéu.
cochilo.
pernada.
barriga.
pestana.
Hoje foram colhidas muitas flores no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim. O buquê tinha 45 cravos perfumados. Eram os jovens que completaram com aproveitamento os cursos de vídeo, fotografia, criação gráfica e serigrafia. Esse tipo de abertura não é bem visto no meio jornalístico. Segundo o Manual de Redação e Estilo, usado no jornal O Estado de S. Paulo, seria classificado de vago e desnecessário. Só em casos excepcionais é que se deve usar
o lead circunstancial.
a abertura descritiva.
a introdução informativa.
o lead contrastante.
o nariz-de-cera.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Na elaboração de textos jornalísticos, a estrutura mais utilizada é:
Pirâmide normal.
Pirâmide invertida.
Pirâmide mista.
Retângulos iguais.
Retângulos distintos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
Entre as formas de descrição jornalística encontra-se a etopeia, que se baseia na:
Descrição de lugar.
Descrição de época.
Descrição física da pessoa.
Descrição das qualidades físicas e morais da pessoa.
Descrição moral ou psicológica da pessoa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2011
O primeiro parágrafo de um texto jornalístico é denominado lead e pode ser classificado em vários tipos, como o lead integral, no qual:
É inserida uma citação ou pronunciamento no início da matéria.
Reúne todos os elementos da notícia, ou seja, o conhecimento exato e completo do fato.
Vários fatos importantes são anunciados na abertura da matéria.
Ocorre uma introdução resumida da notícia.
Há referência de apenas um fato importante.
No dia 28 de março de 2011 o Diário de S. Paulo publicou matéria com o seguinte lead: Apesar dos recentes apagões, o Brasil terá energia suficiente para atender a um crescimento da economia de 7% a 8% ao ano até 2014, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. Essa matéria teve o seguinte título: Energia não será gargalo ao crescimento. Em jornalismo, diz-se que esse título foi
editorializado.
encampado.
substantivado.
verbalizado.
adjetivado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...