Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
No jornalismo, pode-se afirmar que a denominação pauta aplica-se a:
I. Planejamento de uma edição.
II. Depoimentos de diversas pessoas sobre o mesmo tema ou assunto.
III. Roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição.
Está(ão) correta(s) apenas
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Instituiu-se, no jornalismo, a elaboração da notícia que tem na sua forma o lead. Sobre a criação do lead, pode-se afirmar:
I. Trata-se de uma criação brasileira e corresponde ao primeiro parágrafo da notícia.
II. Compreende-se o lead como o parágrafo que antecede o sublead.
III. O lead corresponde ao parágrafo mais importante da notícia e foi criado pelo jornalista brasileiro Pompeu de Sousa, quando trabalhou na imprensa norte-americana na década de 1940.
IV. O lead consiste na abertura de notícia e responde às clássicas perguntas: Quem? Quê? Quando? Onde? Por quê? Como?
Está(ão) correta(s) apenas:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Sobre termos técnicos de comunicação, numere CORRETAMENTE a coluna da direita de acordo a da esquerda:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
3 - 4 - 1 - 5 - 2
3 - 2 - 1 - 4 - 5
2 - 1 - 5 - 3 - 4
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das características e da distribuição de mídias impressas e eletrônicas, julgue os itens seguintes.
Lide e pirâmide invertida são procedimentos do passado, afeitos tão-somente ao meio impresso e, portanto, superados pelo ambiente de hipermídia.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das características e da distribuição de mídias impressas e eletrônicas, julgue os itens seguintes.
A técnica da pirâmide invertida só funciona no ambiente de hipertexto quando há mera transposição do texto originalmente produzido para a mídia impressa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O press release, criado por Ivy Lee, o "pai" das relações públicas e da assessoria de imprensa, é ainda hoje uma das principais estratégias para "liberar informações para imprensa". Para que sua ação seja eficiente, ele não deve:
trazer o logotipo da assessoria e da organização;
ser redigido em pelo menos três páginas, fornecendo todas as informações de interesse da empresa, priorizando o uso de vocabulário técnico;
ser datado;
ser redigido como se fosse uma matéria jornalística, com título, subtítulo e lead;
destacar os contatos da assessoria de imprensa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Os house organs traduzidos literalmente do inglês como "órgão da casa" possuem características que os diferenciam da chamada "grande mídia" e os colocam no universo das assessorias de imprensa. Com relação às características do house organ, a afirmativa incorreta é:
deve informar sobre o contexto da organização, abordando o seu funcionameno interno, planos de crescimento e posições defendidas interna e externamente;
deve valorizar os integrantes da organização, mostrando que são e o que fazem;
deve incentivar o crecimento do leitor como cidadão, conscientizando-o de seus direitos e deveres;
deve privilegiar os aspectos instituicionais da publicação, abandonando os critérios jornalísticos no tratamento da informação;
deve registrar fatos importantes tanto para a empresa quanto para seu público, assim como fornecer uma leitura interessante para os funcionários e seus familiares.
O espelho do telejornal é
a apresentação das principais matérias que abrem o programa.
a relação detalhada, com duração e indicação de cortes, das matérias gravadas em externas
a ordem de entrada das matérias, da divisão de blocos, das chamadas e do encerramento.
a pauta de cada matéria realizada pelos repórteres e respectivos nomes.
o script completo do programa acompanhado do roteiro das imagens.
No dia 27 de abril de 1983, a revista Veja publicava uma informação veiculada originalmente na revista inglesa New Science afirmando que o fruto da carne, derivado da fusão da carne do boi e do tomate, batizado com o sugestivo nome de boimate, constituiu-se no mais sensacional "fato científico" de 1.983. Por se tratar de uma brincadeira de 1º de abril do periódico inglês, esse fato é considerado, no meio profissional do jornalismo nacional, como o maior
chapéu.
bigode.
fólio.
corujada.
barriga.
Para a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, vários jornais fizeram matérias sobre a presença do religioso em território brasileiro, identificando-as com um selo gráfico criado para marcar o tema. Esse selo indica que a matéria é
uma cozinha.
uma suíte.
um informe publicitário.
um press information.
um reprint.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...