Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O que se costuma chamar de colunismo no jornalismo impresso refere-se ao uso de colunas verticais na diagramação de jornais e revistas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O nariz de cera, forma tradicional de introduzir uma notícia ou reportagem que utiliza texto excessivo e rebuscado, hoje é pouco utilizado.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto às técnicas de redação e aos gêneros jornalísticos, julgue os itens que se seguem.
O lide deu origem a uma forma de apresentação da notícia chamada de pirâmide invertida.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Uma das tarefas típicas do jornalista em uma organização nãojornalística é a produção de publicações informativas para os públicos interno e externo, também chamadas de publicações institucionais. Na produção de uma publicação desse tipo são adotadas como referência as normas técnicas do jornalismo tradicional. Considerando esses pressupostos, julgue os seguintes itens.
Mancha é a parte impressa ou a ser impressa de qualquer publicação. Não se incluem, portanto, nesse conceito, os espaços em branco das margens.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O resumo da notícia, colocado na primeira página ou na capa de um caderno, com esclarecimento sobre a seção ou página em que pode ser lida, é denominado
crônica.
editorial.
resenha.
chamada.
comentário.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Com relação à estrutura do lead, analise as afirmativas abaixo.
I. O lead, em geral, é constituído do primeiro parágrafo.
II. O lead apresenta, sucintamente, o assunto ou destaca o fato essencial.
III. Corpo ou lead da notícia é a introdução ou abertura de uma notícia ou reportagem. Das afirmativas acima, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre a função do lead, analise as afirmativas abaixo.
I. A leitura do lead pode seduzir o leitor a ler a matéria até o final.
II. Na construção do lead, o redator deve responder às questões básicas da informação: o quê? quem? quando? e onde?
III. O lead torna possível ao leitor, que dispõe de pouco tempo, tomar conhecimento do fundamental de uma notícia em rápida e condensada leitura.
Das afirmativas da página anterior, está(ão) corretas(s)
I, II e III
I, apenas
I e II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
O lide tem por objetivo introduzir na reportagem e despertar seu interesse pelo texto já nas linhas inicias. Por ser uma síntese da notícia e da reportagem, não existe um modelo para a redação do texto do lide. Com isso, podemos afirmar que o lide é imprescindível para:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
A publicação de um grave erro de informação em um jornal impresso é um problema comum no Brasil. Este tipo de erro é chamado por um verbete comum no meio jornalístico, que tem o nome de:
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
Sobre a pirâmide invertida, é correto afirmar:
É o texto escrito a partir de um primeiro parágrafo que responde às seis questões básicas do texto jornalístico: o que, quem, quando, onde, como e por quê?
Surgiu, historicamente, com as agências de notícias, que produziam os textos de forma hierárquica, colocando as informações mais relevantes no início.
Ela descreve apenas uma forma de organizar o texto, mas, segundo Adelmo Genro Filho (O segredo da pirâmide, 1987), não materializa nenhuma visão específica do mundo.
É uma metáfora sobre os fluxos de informação jornalística, partindo sempre dos grupos que detêm mais poder para os segmentos menos organizados da sociedade.
Trata-se de um mito que fundamenta a ação jornalística, pois prega que os jornais estão no lado inverso do poder e devem vigiá-lo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...