Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico

Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O texto publicitário tem por característica uma estrutura circular, o que significa dizer que esse tipo de texto

  • A. expõe dados da realidade de modo objetivo, privilegiando o objeto, o contexto.
  • B. deve conter uma única proposição de venda, ao longo de seu desenvolvimento.
  • C. evita o questionamento e tem por objetivo levar o leitor a conclusões definitivas.
  • D. utiliza citações de especialistas que dão seu testemunho favorável, validando o que está sendo afirmado.
  • E. não escolhe as palavras aleatoriamente, mas sim ideologicamente.

Na hipótese da agenda setting, o frame temporal é o parâmetro que

  • A. cobre os dados das duas agendas (média e público) e a extensão global do tempo em que se realiza a verificação do efeito.
  • B. verifica o período de cobertura geral de determinadas informações, enquanto é recolhida a agenda para a análise de conteúdo.
  • C. estuda analiticamente o conhecimento que o púbico possui sobre os assuntos significativos veiculados nos meios de comunicação.
  • D. delimita a extensão máxima definida na associação entre o aparelhamento de temas nos veículos de comunicação e repercussões.
  • E. observa o intervalo entre o período de levantamento da agenda da mídia, atenta a influência que os veículos exercem de imediato.

Compreende-se por release:

  • A. o texto encaminhado para os jornalistas com sugestão de pauta a ser coberta pelo veículo, em data e horário previamente agendado;
  • B. material em texto ou vídeo produzido para ser veiculado, prioritariamente, em redes sociais ou sites institucionais;
  • C. material jornalístico que reúne textos sobre o assessorado (empresa ou pessoa física) que pode ser distribuído aos jornalistas durante entrevistas coletivas, entrevistas individuais e demais divulgações, como material de apoio;
  • D. material jornalístico produzido sobre tema específico para ser distribuído à imprensa. As organizações podem optar por produzir releases específicos e diferenciados para cada veículo de comunicação, quando julgar necessário.
  • E. material jornalístico produzido como suporte às atividades de media training que tem como objetivo preparar o assessorado para se relacionar com a imprensa, especialmente em situações de crise.

Toda matéria jornalística parte de uma pauta que pode ser intencional ou ocasional. Uma das primeiras definições que devem ser feitas para a construção da pauta é a definição de

  • A. vizinhança.
  • B. aspecto.
  • C. lead.
  • D. angulação.
  • E. cabeçalho.

O lead, no jornalismo impresso, é o começo do texto, o núcleo inicial de uma notícia. No telejornalismo, o equivalente ao lead é a

  • A. chamada.
  • B. cabeça.
  • C. narração.
  • D. entrevista.
  • E. entrada.

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

Os valores-notícia são empregados pelos jornalistas na seleção de assuntos a serem cobertos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

É prática recorrente nas edições dominicais dos jornais conferir-se à entrevista o mesmo tratamento dispensado à notícia, dispondo-se, em sua abertura, ou lide, a proposição julgada mais relevante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

O modelo da pirâmide invertida é a base teórica do new journalism, corrente surgida nos Estados Unidos da América em que são empregados recursos literários na reportagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

A pauta, que tem o objetivo secundário de auxiliar no planejamento da edição jornalística, é amplamente adotada na imprensa brasileira e nos veículos de comunicação corporativos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.

No jornalismo brasileiro, o sublide é o texto mediante o qual são apresentados aspectos complementares ao fato principal, correspondendo ao segundo parágrafo do texto jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...