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Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.
O emprego do lide, texto em que são respondidas as seis indagações básicas relacionadas ao fato jornalístico, garante que uma mesma notícia seja tratada de forma semelhante por diferentes veículos de comunicação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.
No jargão jornalístico, denomina-se de pingue-pongue o esquema de apresentação de entrevista realizada com base no modelo de perguntas e respostas.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens que se seguem, relativos a textos jornalísticos.
No telejornalismo, o lide, também denominado de cabeça de matéria, consiste no texto lido pelo apresentador no início da reportagem.
No jornalismo impresso, o lead é o primeiro parágrafo da notícia que contém as respostas para as indagações sobre o que, quem, onde, quando, como, por que e para que de um acontecimento, fazendo assim a narração da notícia. Quando na elaboração de seu texto, o redator privilegia os fatos de maior importância, seguidos daqueles de valor intermediário, finalizando com os que não alteram o entendimento da notícia, dá-se a esse procedimento o nome de
suíte.
pirâmide invertida.
briefing.
lead em flash.
sublead.
Comumente, na abertura de um telejornal é utilizada uma imagem com um pequeno texto realizado pelo repórter, que visa despertar a curiosidade dos telespectadores. Esse recurso é chamado de
script.
hard news.
features.
teleprompter.
teaser.
O termo cineminha, usual na edição de veículos impressos, é utilizado para
se referir à seção no caderno de cultura que trata do cinema infanto-juvenil.
a sequência de fotos dos filmes lançados na semana daquela edição.
designar a produção cinematográfica considerada como de segunda linha.
a sequência de fotos de um objeto ou personagem indicando movimento.
as páginas sucessivas de uma publicação que têm a diagramação repetida.
As principais informações sobre um assessorado chegam às redações em um release, o que o torna um dos melhores instrumentos de trabalho de uma assessoria de comunicação. Um bom release deve
ser escrito usando critérios essencialmente jornalísticos, pois seu objetivo principal é servir de apoio à pauta.
lembrar ao jornalista que o assessorado, se for o caso, é anunciante do veículo e essa parceria não deve ser esquecida.
ser produzido levando-se em conta todos os critérios mercadológicos do marketing, pois deve vender o assessorado.
ter algo de publicidade em seu texto, pois não deixa de ser uma peça publicitária, mesmo que escrita por jornalistas.
apresentar-se como um relatório, elencando todas as qualidades do produto do assessorado que está sendo trabalhado.
Em uma assessoria de comunicação a realização de clipping tem um papel importante, maior do que simplesmente coletar o que foi publicado sobre o assessorado. Atualmente, em situações de crise, o clipping é utilizado principalmente para
orientar o departamento publicitário na veiculação de novos comerciais.
saber se a divulgação da assessoria de comunicação atingiu certos veículos.
fazer com que o follow up da assessoria de comunicação seja eficiente.
facilitar a elaboração do press kit a ser utilizado nas próximas campanhas.
a tomada rápida de decisões, evitando a repercussão negativa de uma notícia.
Um dos instrumentos utilizados em uma assessoria de comunicação é o mailing list, ou simplesmente mailing. Ele deve ser o mais completo e abrangente possível, contendo todos os veículos e nomes de jornalistas que atuem na área a ser trabalhada. Para a sua boa qualidade é necessário e fundamental que
seja comprado de empresas especializadas na elaboração de mailing list.
passe por uma constante atualização, pois é grande a rotatividade nas redações.
apresente a maioria dos contatos da agenda dos jornalistas que cuidam da conta.
se evite sua repetição de uma campanha para outra realizada pela assessoria.
tenha somente o nome dos editores responsáveis pelo fechamento do veículo.
A redação da notícia em formato de pirâmide invertida é uma técnica fundamental do jornalismo. Nesse formato, após o lide, o restante do texto da notícia deve ser estruturado conforme uma ordem
cronológica, com o desenrolar dos fatos que levaram ao acontecimento descrito no lide.
expositiva, com o último parágrafo obrigatoriamente retomando e concluindo a ideia introduzida no lide.
indutiva, com os fatos apresentados de forma a persuadir o leitor sobre o que foi exposto no lide.
lógica, com os fatos apresentados segundo uma ordenação por relevância e interesse.
objetiva, com a apresentação dos fatos ordenada segundo critérios de isenção e neutralidade.
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