Lista completa de Questões sobre Jargões e Vocabulário Jornalístico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Tendo como referência a matéria apresentada acima, julgue os itens a seguir.
O uso de falas de diferentes personagens no texto transcrito, como Furlan e Amorim, é um recurso jornalístico chamado cruzamento de informações.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A figura acima mostra o leiaute de duas páginas de uma revista impressa em quatro cores, 4 capas, mais 64 páginas, formato fechado de 21 cm × 28 cm. Considerando essas informações e a figura acima, julgue os itens que se seguem.
O tratamento gráfico da letra M, inicial da primeira palavra do texto, é chamado de versalete e é um recurso adequado para marcar visualmente mudança de matéria.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de produção e da política editorial do jornalismo, julgue os itens subseqüentes.
A pauta, principalmente na grande empresa, dá ampla liberdade ao repórter, que não precisa seguir os quesitos nela estabelecidos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de produção e da política editorial do jornalismo, julgue os itens subseqüentes.
Existem dois tipos básicos de lide: o noticioso, que responde às questões principais em torno de um fato, e o não-factual, que lança mão de outros recursos para chamar a atenção do leitor.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O espelho, no jornalismo impresso, divide o espaço entre publicidade e material jornalístico, mas não deve servir como ponto de partida para a diagramação.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No jornalismo impresso, clichê é o nome que se dá às expressões muito usadas, lugares comuns que acabam por serem usados mecanicamente, sem qualquer originalidade.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
O nariz de cera é uma técnica de redação utilizada pelos jornalistas e que indica um alto grau de objetividade no texto.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No planejamento das edições, o processo de seleção das notícias e matérias se dá por meio da pauta, que é um instrumento antigo e tradicional, cultivado a partir dos tablóides franceses do pós-Revolução, no século XVII.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A maioria dos jornais de circulação nacional usa o perfil, tipo de texto jornalístico que se caracteriza por ser uma reportagem sobre uma pessoa. É um estilo leve e fácil, que acaba por se tornar supérfluo e vazio, já que é sempre um apanhado de elogios de amigos e críticas de inimigos.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Embora menos limitado e mais aberto a novas influências, o jornalismo impresso obedece a algumas regras de seleção, de redação e de edição. Essas regras podem variar de acordo com a linha editorial e a política da empresa, mas têm um corpo estrutural comum. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma técnica de edição jornalística é o uso do side, ou texto de apoio, um texto secundário que pode desenvolver aspectos específicos do tema abordado no texto principal da matéria ou da página.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...