Questões sobre Jornalismo

Lista completa de Questões sobre Jornalismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma companhia elétrica estadual promoveu uma campanha sobre segurança e a rede de distribuição de energia durante o período de carnaval. A ação envolveu campanha publicitária, coletiva de imprensa, ações educativas e parcerias com os poderes públicos. Reforçar nas pessoas envolvidas no carnaval (foliões, turistas, moradores dos percursos, encarregados de som e eletricistas de trio elétrico etc.) o quão importante é um comportamento seguro em relação à rede elétrica foi

  • A. o objetivo geral da campanha definido a partir de uma demanda específica de grande número de acidentes com a rede elétrica na época do Carnaval.
  • B. a estratégia adotada para atingir os objetivos estratégicos de comunicação integrada da empresa em questão que envolve várias épocas do ano, incluindo o Carnaval.
  • C. uma tática para reduzir os custos da empresa com manutenção aproveitando a audiência potencializada durante o Carnaval.
  • D. a fase inicial de implantação do plano de comunicação integrada da empresa em questão para o ano todo, aproveitando a efeméride da data para marcar a ação.
  • E. uma medida de acompanhamento dos resultados da campanha de comunicação integrada que se estendeu até o Carnaval.

Sobre as principais funções do jornalista que trabalha como assessor de imprensa, considere:

I. Produção de releases para divulgar eventos e fatos da instituição assessorada.

II. Negociação e compra de espaço publicitário em veículos de comunicação quando o veículo não se interessa pelo release.

III. Monitoramento nos veículos de comunicação das notícias publicadas sobre a instituição assessorada.

IV. Acompanhar o assessorado em eventos e coletivas de imprensa.

Está correto o que consta em

  • A. I, III e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. I, II e III, apenas.

Entre as funções do jornalista responsável pela comunicação interna e externa de uma instituição está a construção do clipping diário, que é uma publicação destinada aos colaboradores da instituição e se caracteriza pela seleção de notícias que citam

  • A. apenas os gestores da instituição assessorada que foram alvo de reportagens nos diversos veículos de comunicação. O clipping pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.
  • B. apenas a instituição assessorada sem se importar com as extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização. O clipping diário deve ser sintético para poupar o tempo dos executivos. Se houver interesse, o texto completo pode ser enviado por e-mail.
  • C. apenas os concorrentes diretos. As notícias sobre a instituição assessorada devem sair apenas no boletim informativo interno. A extraídas de editorias/seções que possam interessar ao público interno da organização devem vir em uma edição eletrônica com apenas manchetes e chamadas.
  • D. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos. As extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização só poderão ser incluídas se o clipping for eletrônico e publicado na intranet da empresa.
  • E. a instituição assessorada e também os concorrentes diretos, além das extraídas de editorias/seções que interessam ao público interno da organização. O clipping diário pode ser eletrônico e, neste caso, pode fazer uma edição contendo apenas manchetes/chamadas com a possibilidade de leitura dos textos completos.

A produção de vinheta e chamadas para o rádio devem ser cercadas de certos cuidados tais como:

I. Os trechos de músicas não devem lembrar outros programas.

II. A incorporação de ruídos e efeitos sonoros é obrigatória.

III. A originalidade sonora é uma marca esperada.

IV. O ouvinte deve identificar rapidamente o programa.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. IV.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e IV.

A previsão das reportagens e notas cobertas em uma futura edição de um telejornal dá-se o nome de

  • A. apuração.
  • B. retranca.
  • C. gaveta.
  • D. decupagem.
  • E. pré-espelho.

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

Essa matéria contém todos os requisitos para ser reproduzida em uma revista semanal de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a produção e edição jornalística para impresso, rádio, TV e Internet, julgue os itens seguintes. No jornalismo online, a prática do community management consiste na gestão das contas de um veículo jornalístico nas redes sociais, incluindo a publicação de conteúdo e o relacionamento com os públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das práticas do jornalismo digital, julgue os itens a seguir. Uma das vantagens do jornalismo participativo, modalidade em que pessoas sem formação jornalística participam ativamente da produção de conteúdos noticiosos, é possibilitar aos jornais que o praticam maior conexão com seus públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre Comunicação Interna, analise as assertivas abaixo.

I. Jornal mural; veículos impressos; eventos; painel eletrônico; mídias eletrônicas; minidoor; móbile marketing; rádio e TV internos são exemplos de Comunicação Interna.

II. Manter canais de comunicação fechados faz com que o público interno tenha a percepção de que sua opinião, seja ela para elogios, críticas ou sugestões, não tem importância. As áreas de comunicação podem identificar os pontos a serem explorados e/ou melhorados, independentemente do feedback dos colaboradores.

III. O endomarketing não se relaciona com a Comunicação Interna.

É correto o que se afirma em

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

O objetivo do infográfico utilizado na matéria é auxiliar na construção dos sentidos e garantir o entendimento das informações. O recurso empregado nessa construção é a

  • A. exemplificação estatística dos dados.
  • B. referenciação metafórica das ideias.
  • C. representação lógica dos argumentos.
  • D. constituição visual das informações.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...