Lista completa de Questões sobre Jornalismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda com relação aos critérios de seleção da notícia jornalística, julgue os itens que se seguem.
Os critérios de noticiabilidade no jornalismo variam de acordo com o tipo de mídia e o público-alvo de um veículo.
No que concerne à aplicação das tecnologias digitais na comunicação, julgue os itens subsequentes.
A notícia para um portal corporativo possui um formato distinto daquela publicada pelos jornais online. No primeiro caso, a notícia pode ter uma linguagem mais técnica e rebuscada, pois é direcionada apenas aos jornalistas que acessam o portal. Já os jornais online devem ter um texto acessível a qualquer tipo de leitor.
A reportagem é o principal formato de notícia no rádio, TV, jornal impresso, revista e internet. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
Reportagem é uma notícia curta que pode ser apresentada por um repórter ou apresentador, respondendo às perguntas do lead: o quê, quando, quem, onde e por quê.
O que caracteriza a reportagem é a atuação do repórter, que deve buscar todas as fontes representativas para apresentar diversos pontos de vista em relação ao fato noticiado. Trata-se de um texto informativo.
Trata-se de um formato opinativo, que deve não somente apresentar os fatos, mas interpretá-los segundo a linha editorial do veículo.
Com o desenvolvimento de novas tecnologias de informação, está caindo em desuso.
É sinônimo de entrevista jornalística, pois se baseia na consulta às fontes.
corrupção.
banalização.
heroicização.
precarização.
profissionalização.
Um repórter leu no arquivo de seu jornal que a prefeitura da sua cidade havia contratado 2.000 funcionários públicos em 2008. A informação chamou a atenção porque naquela mesma semana ele viu no Diário Oficial do Município que houvera a contratação de 3.000 mil pessoas. Em um motor de busca online, encontrou uma seção no sítio da prefeitura com a base de dados de contratação e desligamento de pessoal e tipo de contratação (CLT, comissionado etc.). Para investigar o tema com técnicas de reportagem assistida por computador se há indício de irregularidades ou improbidade na política de contratação em seu município este repórter pode
consolidar os dados em uma planilha eletrônica e analisá-los com gráficos para obter pistas de investigação.
publicar os dados encontrados e realizar nova busca na internet para verificar a repercussão.
montar um weblog com os dados encontrados para obter mais informações inseridas por usuários cadastrados.
criar perfis em redes sociais para levantar o debate e obter um parecer preciso da opinião pública.
utilizar software de rastreamento para analisar o fluxo de acessos à seção de concursos do sítio da prefeitura.
Cada vez mais presencia-se a atuação de lobistas em variados setores, principalmente na área pública. A existência desses profissionais faz o profissional de jornalismo refletir sobre o seu papel em uma sociedade moderna, e concluir que o lobby
é uma prática nefasta, devendo ser eliminada das relações empresariais e institucionais com o poder em todos os escalões.
é inerente à natureza humana, pois ela está sempre permeável a pressões externas da sociedade e não há como resistir a essas investidas.
é eticamente condenável, mas aceito, em um país como o Brasil, onde prevalece a chamada Lei de Gerson − pela qual todos querem levar vantagem.
mesmo que condenável pela ética, não pode ser questionado se for totalmente regulado pela legislação federal.
feito dentro de regras éticas passou a ser necessário e legítimo, pois ajuda a mostrar o ponto de vista de um grupo ou empresa junto ao poder público.
Estudiosos da seleção de notícias pelos jornalistas acreditam que a informação pode fluir por três canais − iniciando pela ocorrência dos eventos, passando pelas fontes de mídia ou não até chegar à mesa de edição para ser consumida e distribuída por membros da audiência. O canal de audiência que tem condições de fazer a distribuição da notícia é possibilitado pela Internet, que permite, no interior dessa perspectiva teórica, que qualquer pessoa
se torne gatekeeper.
elabore o agendamento.
construa uma matéria jornalística.
se responsabilize pela apuração.
realize o feedback.
No que concerne à finalidade e ao formato de entrevistas coletivas, julgue os itens subsecutivos.
Um briefing de imprensa difere de um briefing publicitário, sendo o primeiro sinônimo de entrevista coletiva para fins de esclarecimento, a cargo de um porta-voz, e o segundo equivalente ao conjunto de informações básicas que um porta-voz transmite como orientação para que uma agência de publicidade compreenda qual é a demanda de comunicação a ser atendida por uma campanha de publicidade.
A partir da notícia abaixo, publicada no dia 22/03/2012, no portal do TJMG, responda as questões de 41 a 43.
Direito ambiental é debatido no rádio
Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Evangelina Castilho Duarte debate o tema direito ambiental na rádio Inconfidência (AM 880), às 15h. Ela vai falar sobre os tipos de ações cíveis mais comuns relacionadas ao meio ambiente, as penalidades para quem o agride, o trabalho do magistrado na análise de provas, entre outros.
Ela participa do programa Revista da Tarde. Acompanhe a entrevista logo mais, ao vivo, pelo site da Inconfidência .
Analise essas afirmativas sobre a matéria jornalística e assinale a que contém uma assertiva CORRETA:
Essa notícia é dirigida somente ao público interno do TJMG.
Essa notícia é dirigida a todos os públicos do TJMG.
Essa notícia inclui-se na categoria de Jornalismo Opinativo.
O lide dessa notícia não contém os seguintes elementos: quem, que, quando e onde.
Comunicação Social - Jornalismo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Recontextualizado pela nova dinâmica da mundialialização, o jornalismo se deparou com questões como:
a predominância absoluta dos meios estatais como empresas prestadoras de serviço de notícias e reportagens, que substituíram a poderosa mídia capitalista privada;
a supremacia da informação sobre o entretenimento, o que fez com que os noticiários deixassem de entreter o público para única e exclusivamente deixá-lo a par da verdade e da realidade do mundo;
a atitude consensual das empresas midiáticas de investir mais na estruturação de conteúdos de qualidade do que em tecnologias de produção e veiculação de dados;
o fim da "informação sobre mídia", representada pelo documentário, o filme de ficção e o making of com temas como a criação e as rotinas produtivas de programas noticiosos e de entretenimento;
a nova conotação que os reality shows deram à ideia de realidade, influenciando a exploração criativa do que o jornalismo e as novas tecnologias chamaram de realidade virtual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...