Lista completa de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à comunicação empresarial, julgue os itens a seguir.
A principal linguagem do campo da comunicação social é a jornalística, fundamento para a prática de todas as outras linguagens, em especial a empresarial.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.
Os sentidos das coisas podem ser obtidos ao entrecruzar-se a linguagem, manifesta ou não, com a história, o contexto e os acontecimentos da vida social, verificando-se, então, o interdiscurso e, até mesmo, o intradiscurso.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A retórica da notícia jornalística é:
conativa.
fática.
emotiva.
referencial.
metalingüística.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O veículo de comunicação em que emissor e receptor ocupam posições simétricas, horizontalizadas, é o(a)
internet.
jornal.
rádio.
house organ.
televisão.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
O paradigma clássico da Comunicação elaborado pelo filósofo Aristóteles identifica os três elementos básicos do processo comunicativo, quais sejam
feedback, emissor e canal.
emissor, mensagem e receptor.
contexto, canal e feedback.
emissor, ruído e receptor.
mensagem, repertório e canal.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Sobre os problemas que interferem na comunicação e a dificultam, denominados barreiras, assinale a afirmativa INCORRETA:
Barreiras psicológicas são os preconceitos e estereótipos relacionados a crenças, valores e cultura das pessoas.
As barreiras semânticas dizem respeito às limitações por parte do receptor para compreender determinadas mensagens.
Quando a comunicação é dificultada ou bloqueada por fatores físicos, estamos nos referindo às barreiras mecânicas.
As barreiras fisiológicas dizem respeito aos problemas orgânicos. A surdez, a gagueira e a não-articulação fonética são alguns exemplos.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Numere a Coluna II de acordo com a Coluna I, associando termos relativos aos fluxos comunicativos:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
"O emissor transmite a um público restrito e determinado, usando um código adequado e facilmente decifrável por ele. Transmitida de forma adequada, a mensagem tem também um retorno apropriado, tornando-se eficiente."
O texto acima diz respeito a:
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao assunto tratado nesse texto.
Nos sítios de relacionamento, os processos comunicativos são assimétricos: um sujeito ativo emite estímulo e um sujeito passivo é impressionado por esse estímulo e reage. Segundo esse entendimento, a Internet acaba sendo um meio de massa e não, um de seus corretivos.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A definição de Michel Pêcheux de que o discurso é o efeito de sentidos entre locutores permite que se considere que o discurso humano esteja mais próximo de um hipertexto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...