Lista completa de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A interatividade na comunicação não é um tema novo, contudo ele ressurge a cada nova tecnologia e é reinventado por práticas de marketing. Com relação a um aspecto, porém, os estudiosos estão de acordo: o grau de intensidade dos processos interativos. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.
As interações podem ser classificadas, quanto ao grau de intensidade, em reativa e mútua.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A interatividade na comunicação não é um tema novo, contudo ele ressurge a cada nova tecnologia e é reinventado por práticas de marketing. Com relação a um aspecto, porém, os estudiosos estão de acordo: o grau de intensidade dos processos interativos. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.
As interações do tipo se o seu caso não se enquadrar em nenhuma das alternativas anteriores, aguarde para falar com um de nossos atendentes possibilitam, em um mesmo dispositivo, interações reativas e mútuas.
No processo de comunicação, aquele que recebe e decodifica a informação transmitida através de um canal que permite sua veiculação e o conjunto de signos que se relacionam para compor a mensagem constituem, respectivamente, o(a):
Sobre o lead é INCORRETO afirmar que
todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve
é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.
o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.
o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.
tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação é uma competência essencial em qualquer meio no qual nos inserimos, seja familiar, de amizade ou profissional. Analise as afirmações:
I- João sempre chega cedo ao seu trabalho e cumprimenta a todos, discriminando a forma de tratamento, dependendo do cargo que a pessoa ocupa, ou seja, quanto mais alto o nível hierárquico, melhora ainda mais sua forma polida ao dirigir-se a estas pessoas.
II- A comunicação deve ser realizada através de uma linguagem clara, objetiva para que se atinja o resultado esperado e, para tanto, é recomendável a escolha de um meio e formas apropriados.
III- Uma comunicação mal feita pode causar inúmeras interpretações por parte do receptor e, em algumas situações, até conflitos organizacionais.
IV- É recomendável sempre utilizarmos uma única forma de comunicação, independente de quem seja o cliente e o seu grau de instrução.
Podemos afirmar que o correto está em:
I e II.
II e III.
I e IV.
III e IV.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Para haver comunicação, é necessário que exista uma pessoa querendo comunicar algo. Essa pessoa que comunica alguma coisa é um elemento do processo de comunicação humana denominado
receptor.
codificador.
emissor.
decodificador.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O conjunto de idéias, intenções e sentimentos que formam o conteúdo da comunicação expressa em uma linguagem é denominado
mensagem.
canal.
código.
fonte.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O tipo de comunicação que se utiliza de movimentos, símbolos e formas é denominado
gestual.
verbal.
legal.
misto.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Vários fatores podem interferir na comunicação humana, causando falhas nesse processo. O fator que dificulta a comunicação por razões emocionais ou psicológicas é denominado
ruído.
bloqueio.
simpatia.
empatia.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A comunicação tem funções básicas nos grupos sociais e profissionais. Essas funções incluem a
distração.
codificação.
decodificação.
interação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...