Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem

Lista completa de Questões sobre Processo de Comunicação e Linguagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A interatividade na comunicação não é um tema novo, contudo ele ressurge a cada nova tecnologia e é reinventado por práticas de marketing. Com relação a um aspecto, porém, os estudiosos estão de acordo: o grau de intensidade dos processos interativos. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.

As interações podem ser classificadas, quanto ao grau de intensidade, em reativa e mútua.

  • C. Certo
  • E. Errado

A interatividade na comunicação não é um tema novo, contudo ele ressurge a cada nova tecnologia e é reinventado por práticas de marketing. Com relação a um aspecto, porém, os estudiosos estão de acordo: o grau de intensidade dos processos interativos. A respeito desse tema e de suas implicações, julgue os itens a seguir.

As interações do tipo “se o seu caso não se enquadrar em nenhuma das alternativas anteriores, aguarde para falar com um de nossos atendentes” possibilitam, em um mesmo dispositivo, interações reativas e mútuas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de comunicação, aquele que recebe e decodifica a informação transmitida através de um canal que permite sua veiculação e o conjunto de signos que se relacionam para compor a mensagem constituem, respectivamente, o(a):

  • A. receptor e o código.
  • B. emissor e o código.
  • C. remetente e o referente
  • D. codificador e o contexto
  • E. fonte e o meio

Sobre o lead é INCORRETO afirmar que

  • a.

    todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve

  • b.

    é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.

  • c.

    o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.

  • d.

    o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.

  • e.

    tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.

A comunicação é uma competência essencial em qualquer meio no qual nos inserimos, seja familiar, de amizade ou profissional. Analise as afirmações:

I- João sempre chega cedo ao seu trabalho e cumprimenta a todos, discriminando a forma de tratamento, dependendo do cargo que a pessoa ocupa, ou seja, quanto mais alto o nível hierárquico, melhora ainda mais sua forma polida ao dirigir-se a estas pessoas.

II- A comunicação deve ser realizada através de uma linguagem clara, objetiva para que se atinja o resultado esperado e, para tanto, é recomendável a escolha de um meio e formas apropriados.

III- Uma comunicação mal feita pode causar inúmeras interpretações por parte do receptor e, em algumas situações, até conflitos organizacionais.

IV- É recomendável sempre utilizarmos uma única forma de comunicação, independente de quem seja o cliente e o seu grau de instrução.

Podemos afirmar que o correto está em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    III e IV.

Para haver comunicação, é necessário que exista uma pessoa querendo comunicar algo. Essa pessoa que comunica alguma coisa é um elemento do processo de comunicação humana denominado

  • A.

    receptor.

  • B.

    codificador.

  • C.

    emissor.

  • D.

    decodificador.

O conjunto de idéias, intenções e sentimentos que formam o conteúdo da comunicação expressa em uma linguagem é denominado

  • A.

    mensagem.

  • B.

    canal.

  • C.

    código.

  • D.

    fonte.

O tipo de comunicação que se utiliza de movimentos, símbolos e formas é denominado

  • A.

    gestual.

  • B.

    verbal.

  • C.

    legal.

  • D.

    misto.

Vários fatores podem interferir na comunicação humana, causando falhas nesse processo. O fator que dificulta a comunicação por razões emocionais ou psicológicas é denominado

  • A.

    ruído.

  • B.

    bloqueio.

  • C.

    simpatia.

  • D.

    empatia.

A comunicação tem funções básicas nos grupos sociais e profissionais. Essas funções incluem a

  • A.

    distração.

  • B.

    codificação.

  • C.

    decodificação.

  • D.

    interação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...