Questões sobre Rádio e TV

Lista completa de Questões sobre Rádio e TV para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das perguntas do lead jornalístico, a que é menos importante para o texto do rádio é:

  • A.

    “Onde”, pois o que importa no rádio é saber se aconteceu agora.

  • B.

    “Como”, pois interessa muito mais saber quem fez.

  • C.

    “Quando”, por se entender que no rádio o fato aconteceu há poucas horas.

  • D.

    “Por quê”, pois, sabendo quem fez, como fez e quando fez, o porquê é supérfluo.

  • E.

    O texto do rádio não começa pelo lead; portanto, todas as perguntas podem ser suprimidas.

A respeito do radiojornalismo brasileiro, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    No Brasil predomina um sistema de produção de notícias mais industrial.

  • B.

    O radiojornalismo é mais aprofundado do que o praticado na Europa.

  • C.

    O modelo de radiojornalismo brasileiro carece de agilidade em relação ao europeu.

  • D.

    Os custos de produção no rádio brasileiro são muito altos.

  • E.

    O radiojornalismo brasileiro produz poucas notícias em relação ao modelo europeu.

O BVE2000 pode gravar uma EDL que permite a montagem posterior de uma matéria ou programa em outra ilha. Esse equipamento é geralmente encontrado em ilhas:

  • A.

    extras.

  • B.

    lineares.

  • C.

    não-lineares.

  • D.

    GRP.

  • E.

    LED.

Assinale a afirmativa que define corretamente radiodifusão.

  • A.

    sinais emitidos exclusivamente pelas emissoras de rádio

  • B.

    sinais emitidos exclusivamente pelas emissoras de TV

  • C.

    transmissão realizada através da utilização de ondas eletromagnéticas (ondas de rádio)

  • D.

    sinais emitidos exclusivamente por microondas

  • E.

    transmissão emitida exclusivamente pelas emissoras de rádio e TV

Analise as afirmativas a seguir:

I. Algumas reportagens são passíveis da utilização de músicas. Não há qualquer impedimento para que sejam usadas, apenas há que se ter critério e bom senso.

II. As sonoras devem ser opinativas, pois são mais contundentes e chamam mais a atenção do ouvinte.

III. As edições devem terminar sempre com uma declaração do entrevistado.

IV. Enquanto faz a seleção dos melhores trechos, o editor pode “limpar” a sonora, eliminando os períodos de silêncio ou titubeio e alterando frases ditas pelo entrevistado.

V. Uma edição pode ir ao ar mais de uma vez. O critério é a importância e a validade do assunto.

Assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, II e V estiverem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e V estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.

  • E.

    se somente as afirmativas III, IV e V estiverem corretas.

Ao trabalhar em um telejornal, um produtor jornalístico deve saber que a retranca é:

  • A.

    o mesmo que “espelho” da edição.

  • B.

    uma espécie de “batismo” da matéria.

  • C.

    o prazo limite para a edição da matéria.

  • D.

    um guia numérico para a equipe técnica.

  • E.

    sinônimo de nota pé.

Atualmente, no telejornalismo brasileiro, o jornalista-produtor tem atuado bastante como repórter em matérias investigativas. Em relação a isso, não é correto afirmar que:

  • A.

    por lidar muitas vezes com criminosos, o envolvimento do repórter investigativo com o assunto é igual ao de um policial ou juiz.

  • B.

    como são profissionais desconhecidos do público, o anonimato facilita a investigação de lugares e a entrevista com pessoas.

  • C.

    esse tipo de matéria é comumente associada ao tipo de jornalismo que, nos anos 70, ganhou destaque a partir do caso Watergate.

  • D.

    a gravação com microcâmeras e microfones escondidos é, geralmente, feita após um extenso levantamento de informações.

  • E.

    a utilização de identidades falsas deve ser evitada.

Em telejornalismo, “esqueletar” um VT é o mesmo que:

  • A.

    cobrir a narração do repórter com imagens pré-selecionadas.

  • B.

    decupar a fita de externa, na qual o material gravado está bruto.

  • C.

    renderizar o material bruto que será utilizado na edição nãolinear.

  • D.

    ordenar os offs, as passagens e as sonoras de acordo com o roteiro.

  • E.

    selecionar trechos de sonoras para serem inseridos entre os offs.

Não é considerado gênero jornalístico radiofônico:

  • A.

    reportagem.

  • B.

    entrevista.

  • C.

    flash.

  • D.

    programa ficcional.

  • E.

    nota.

Para redigir uma matéria jornalística para um telejornal, o redator deverá levar em consideração que a locução é medida em relação ao número de “toques” que são pronunciados por um locutor em determinado tempo. Segundo Squirra (Aprender Telejornalismo, Summus, 1993 − pág. 74), a duração média para a leitura de uma linha de 45 toques é de

  • A.

    3,5 segundos.

  • B.

    4,0 segundos.

  • C.

    4,5 segundos.

  • D.

    5,0 segundos.

  • E.

    5,5 segundos.

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