Lista completa de Questões sobre Rádio e TV para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à informação jornalística em rádio, pode-se considerar como razoável, em seu processo, o tempo de 30 segundos para a sonora, devendo-se evitar repetir informação contida no texto; as sonoras devem ainda conter opiniões e emoção. Com base no texto acima, pode-se concluir que esses procedimentos, típicos da informação jornalística em rádio, referem-se
à entrevista.
à pauta.
à edição.
à produção.
Sobre a participação do repórter em vídeo na matéria/reportagem em telejornalismo, assinale a afirmativa INCORRETA:
É incorreto usar o repórter em on para abrir uma matéria.
O stand up é a matéria que se resume na transmissão dos fatos pelo repórter.
Passagem é a entrada do repórter, em algum ponto da narrativa, contando em on – em vídeo – parte da matéria.
No encerramento da matéria, o repórter aparece, geralmente, para projetar conseqüências de determinado fato. O encerramento "amarra" uma cobertura.
Em radiojornalismo, a pronúncia correta das palavras deve ser observada para uma melhor compreensão da notícia. Assinale a alternativa em que todas as pronúncias estão indicadas de maneira INCORRETA:
destro(é); empoça(ó); juniores (ô); rostos(ó)
destro(ê); empoça(ô) juniores(ô); rostos(ô)
destro(ê); ibero(é); látex (lá); miolos (ó)
Eiffel (él); engodos(ô); pescoços(ô); rasteja(ê)
Sobre movimentos de lente e câmera e enquadramentos em telejornalismo, numere
a Coluna II de acordo com a Coluna I:
A seqüência CORRETA, de cima para baixo, é:
1, 3, 2, 4.
2, 4, 1, 3.
3, 2, 4, 1.
4, 1, 3, 2.
Leia com atenção as seguintes afirmativas sobre as características do texto em radiojornalismo:
1) O uso do ontem no lead envelhece a notícia no rádio.
2) A repetição de palavras empobrece o texto, mas deve ser usada para garantir a clareza da notícia.
3) Os artigos devem ser mantidos, especialmente nas manchetes.
4) Devem-se evitar frases longas. Cada frase deve expressar uma idéia.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
1, 2 e 3.
1, 2 e 4.
1, 3 e 4.
2, 3 e 4.
São normas para a redação do lide radiofônico:
(1) Evite lides opinativos. Eles confundem informação com opinião e não podem constar da notícia.
(2) Comece o lide com as circunstâncias de tempo e lugar que contextuali-zam o fato.
(3) A palavra "ontem" nunca deve aparecer no começo de uma frase da no-tícia.
(4) Não comece o lide da notícia com uma seqüência de nomes ou objetos,
(5) A informação do lide da notícia deve ser dividida em tópicos sintéticos.
As normas CORRETAS são:
1 – 2 – 3
1 – 3 – 4
2 – 3 – 4
2 – 3 – 5
O lide radiofônico redigido CORRETAMENTE é:
O FED, Banco Central norte-americano, elevou ontem a taxa básica de ju-ros.
Floresta, Santa Tereza e Santa Efigênia ficam sem água nesta quarta-feira.
Doze policiais militares do Distrito Federal foram indiciados por corrupção.
Linha Verde é uma obra do governo de Minas para ninguém botar defeito.
Analise as seguintes afirmativas sobre o texto jornalístico para televisão:
(1) O texto deve descrever o que a imagem mostra.
(2) O texto deve contemplar idéias e informações.
(3) As frases devem obedecer a ordem direta.
(4) A linguagem das notícias deve ser coloquial.
(5) O texto deve ser preciso e conciso.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
1 – 3 – 4
1 – 4 – 5
2 – 3 – 5
3 – 4 – 5
A respeito das técnicas de telejornalismo e considerando que a produção de notícias para tevê depende de recursos técnicos para atrair a atenção do telespectador, julgue os itens que se seguem.
Pré-espelho é o nome que se dá ao esboço de como será o programa telejornalístico do dia seguinte. Depois do préespelho, os pauteiros checam os fatos, além das condições dos equipamentos e da funcionalidade de movimentação das equipes para a gravação.
A respeito das técnicas de telejornalismo e considerando que a produção de notícias para tevê depende de recursos técnicos para atrair a atenção do telespectador, julgue os itens que se seguem.
Chamadas são termos, expressões, frases e efeitos visuais e sonoros que preparam mental e emocionalmente os espectadores para as notícias que vêm a seguir, também determinando o ritmo do noticiário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...