Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.

( ) Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.

( ) Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.

( ) Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F F F
  • B. V V F V
  • C. F V F F
  • D. V F V V

Assinale a opção que apresenta atividades pertinentes ao transevento.

  • A. Efetuar novas inscrições, recepcionar participantes, palestrantes e convidados e distribuir o material do evento.
  • B. Compilar e ordenar os press releases enviados e calcular a centimetragem publicada.
  • C. Fazer a prestação de contas e desmontar as instalações usadas para o evento.
  • D. Definir a programação e as estratégias de divulgação do evento.
  • E. Detalhar o projeto e receber, confirmar e controlar as inscrições e adesões.

O assessor de imprensa é o profissional que

  • A. tem como tarefa precípua redigir press releases e distribuí-los para a imprensa.
  • B. torna público tudo o que se passa na empresa ou repartição por ele assessorada.
  • C. facilita o acesso do jornalista ao assessorado, cuja imagem pública positiva se esforça para construir.
  • D. redige os discursos dos membros da diretoria da empresa por ele assessorada.
  • E. na empresa privada, realiza entrevistas com potenciais compradores.

A Assessoria de Comunicação de um telejornal exibido por uma emissora de TV aberta decidiu investir em determinada rede social como estratégia de marketing. Tendo em vista o público-alvo do programa, a plataforma escolhida foi o instagram. De acordo com os dados apurados em pesquisa realizada no mês de dezembro, o telejornal possuía conta no facebook, com setenta e cinco mil amigos, e no twitter, com vinte e cinco mil seguidores, respectivamente. A Assessoria de Comunicação elaborou planejamento a fim de que, no prazo de um mês, o canal oficial do telejornal no instagram apresente número total de seguidores igual ao das duas redes supracitadas somadas, tendo como referência os dados da pesquisa de dezembro. Assim, projeta-se que o instagram do telejornal terá, no prazo estipulado pela Assessoria de Comunicação, número de seguidores com:

  • A. 1K;
  • B. 10K;
  • C. 10M;
  • D. 100K;
  • E. 100M.

A presidente de uma grande empresa do setor de petróleo e gás foi convidada por uma revista nacional a conceder uma entrevista exclusiva. A pauta estava centrada na tecnologia de prospecção de gás em grandes profundidades e poderia ajudar na consolidação da marca da empresa perante a opinião pública e os investidores. Contudo, no decorrer da entrevista, começaram a ser feitas perguntas que diziam respeito, única e exclusivamente, ao foro privado da presidente. A Assessoria de Imprensa interveio e interrompeu a entrevista, com o aval da entrevistada. Ao agir dessa maneira, a Assessoria:

  • A. acertou, pois existia uma relação contratual que obrigava a Assessoria a agir na defesa da cliente, independentemente dos fatos;
  • B. errou, pois a relação com a revista foi abalada e outras oportunidades não ocorrerão tão cedo;
  • C. acertou, pois o direito à privacidade deve ser preservado e os fatos abordados não eram de interesse público;
  • D. errou, pois a revista tinha o direito de perguntar o que lhe conviesse na medida em que se tratava de exclusiva;
  • E. errou, pois é livre o exercício profissional e as questões de interesse do público estão acima da privacidade da presidente.

Acerca das atribuições, da organização, da estrutura e do funcionamento da assessoria de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. Entre as atribuições do porta-voz inclui-se conceder entrevista coletiva, sendo seu direito e seu dever não deixar que o seu assessorado, por despreparo ou inadvertência, declare algo que se reverta em prejuízo organizacional.
  • B. A assessoria de imprensa é responsável pela elaboração do clipping, que é definido como um conjunto de documentos de mídia impressa e, portanto, não inclui imagens e sons, analógicos ou digitais.
  • C. Ao escrever para um house organ, o jornalista tem o dever de ouvir todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no fato que será divulgado, sob pena de ferir o decoro profissional.
  • D. Boletins e newsletters, por serem instrumentos jornalísticos exclusivos de comunicação interna, não devem ser encaminhados a públicos externos, como, por exemplo, à imprensa.
  • E. A função do porta-voz não pode ser improvisada ocasionalmente, uma vez que ele deve ser uma fonte reconhecível.

No que se refere à mediação que a assessoria e o assessor de comunicação ou de imprensa realizam junto ao seu assessorado e perante os diversos públicos, incluindo-se a imprensa, assinale a opção correta.

  • A. As rotinas produtivas de uma assessoria de comunicação ou de uma assessoria de imprensa incluem a elaboração e a manutenção de um cadastro atualizado de profissionais e veículos de comunicação que possam se interessar pelas informações da organização assessorada.
  • B. As organizações devem se ater ao seu próprio timing na divulgação midiática de fatos de interesse público, dada a dificuldade de adequar o seu expediente funcional aos fechamentos (deadline) das edições e editoriais de cada veículo, especialmente se se consideram o panorama internacional e os diversos fusos horários.
  • C. Compete ao assessor orientar seu assessorado a exercer pressões sobre veículos de comunicação inseridos no agendamento de publicidade paga pela organização.
  • D. O assessor de imprensa deve estar consciente de que a sua atividade básica é a de ser lobista da organização por ele assessorada, embora esse papel não esteja explícito no seu contrato.
  • E. Dada a tendência natural ao embate entre os setores de capital e de trabalho, a participação de funcionários em veículos internos de comunicação deve ser desencorajada, a fim de evitar criticas à organização e aos chefes.

Assinale a opção correta, a respeito da atividade jornalística da assessoria de imprensa.

  • A. A elaboração e a alimentação de sítios eletrônicos devem ser realizadas por empresas terceirizadas.
  • B. A produção fotográfica e a filmagem dos eventos da instituição devem ser necessariamente realizadas por jornalistas.
  • C. A supervisão e a criação do mailing list devem ser realizadas pelo setor administrativo da instituição.
  • D. A criação de logomarca compete ao jornalista.
  • E. A produção de house organ e press kits é de responsabilidade do jornalista.

Com relação às rotinas da atividade do assessor de imprensa, assinale a opção correta.

  • A. Recomenda-se que o assessor de imprensa acompanhe o entrevistado apenas em entrevistas coletivas, sendo seu acompanhamento dispensável nas demais entrevistas.
  • B. É função do assessorado encontrar seu próprio potencial noticioso para que o assessor de imprensa possa desempenhar seu trabalho.
  • C. É papel do assessor de imprensa dar evidência à instituição para a qual trabalha, induzindo a aparição positiva da instituição nos veículos de comunicação.
  • D. O rastreamento de notícias sobre a instituição para a qual trabalha por meio de clipping não integra a rotina do assessor de imprensa.
  • E. O assessor de imprensa produz releases e avisos de pauta, mas não cabe a ele a redação de textos de atualização para sítio eletrônico com periodicidade predefinida.

Acerca das relações entre assessoria de imprensa e veículos de comunicação, assinale a opção correta.

  • A. O assessor de imprensa deve preparar executivos para estabelecer um bom relacionamento com a mídia.
  • B. Enviar textos e releases repetidamente às redações estimula o interesse do veículo de comunicação pela pauta sugerida pelo assessor.
  • C. O relacionamento entre assessorias de imprensa e redações jornalísticas é considerado tendencioso e, por isso, deve ser evitado.
  • D. O primeiro contato da assessoria de imprensa com os veículos de comunicação acerca de determinado assunto deve ocorrer por meio do follow-up.
  • E. Em momentos de crise, a necessidade de divulgar com rapidez o posicionamento institucional frente ao público justifica a autonomia conferida ao assessor de imprensa para agir de encontro à linha de pensamento que orienta a instituição.
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