Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Com relação ao atendimento à imprensa e à organização de entrevistas, julgue os itens seguintes. Ao conceder uma entrevista a um repórter, o assessorado e sua assessoria de imprensa têm o direito de avaliar o conteúdo da matéria antes de sua publicação, a fim de decidir sobre o que será publicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O assessor de comunicação de uma instituição recebe contato da produção de um programa televisivo de grande audiência informando que será veiculada reportagem sobre um procedimento que ocorre na instituição e pede uma nota oficial com o posicionamento. Após reunião com a presidência, optou-se por responder à solicitação e produzir a nota. Marque V para verdadeiro e F para falso nos procedimentos adotados pelo assessor no tratamento a este caso.

( ) Entrar em contato com o departamento envolvido no procedimento citado pela produção do programa e recolher as informações necessárias.

( ) Levantar histórico sobre eventuais ocorrências anteriores.

( ) Levantar os aspectos positivos da instituição para acrescentar à nota, além da resposta pedida pelo veículo de comunicação.

( ) Redigir a nota e passar pela revisão da presidência antes do envio ao veículo.

( ) Enviar a nota para o veículo de comunicação dentro do horário combinado.

( ) Esperar ultrapassar o dead line pedido pelo veículo para evitar que novos assuntos possam aparecer e só enviar a nota quando o programa já estiver no ar.

A sequência correta e respectiva consta em

  • A. V – V – V – V – F – V
  • B. V – V – V – V – V – F
  • C. V– V – F – V – V – F
  • D. V – V – V – F – V – F
  • E. V – F – V – V – V – F

As assessorias de imprensa, no seu dia a dia, exercem inúmeras atividades técnicas. Dentre elas:

I. Realizar visitas pessoais e contatos telefônicos com os vários veículos de imprensa.

II. Cuidar da organização e convocação das entrevistas coletivas que forem necessárias ao assessorado.

III. Sugerir temas para elaboração de artigos ou matérias que despertem o interesse da imprensa.

IV. Fazer a cooptação de profissionais da mídia usando artifícios não retóricos.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e IV, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

O media training é um instrumento utilizado para o preparo dos assessorados no seu trato e relacionamento com a imprensa de modo geral, sendo fundamental essa formação principalmente nos momentos de gerenciamento de crises. Indica-se que ele seja feito assim que se inicia um novo trabalho de assessoria de comunicação. O media training deve ser feito

  • A. somente pelo principal dirigente responsável pela empresa.
  • B. somente pelos principal dirigente, diretores e gerentes.
  • C. por membros do corpo dirigente e staff de recepção.
  • D. só pelo porta-voz escolhido da empresa.
  • E. só pelo principal dirigente e porta-voz da empresa.

Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas, rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado aos profissionais dos vários veículos é correto afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,

  • A. os integrantes de jornais e revistas devem ser privilegiados, pois são, por excelência, formadores de opinião.
  • B. os profissionais de rádio e tevê devem receber tratamento diferente, pois preparam o conteúdo da entrevista in-loco.
  • C. os jornalistas de internet são atendidos antes, pois trabalham praticamente online.
  • D. os pertencentes aos grandes veículos devem receber atenção especial, pois dão mais audiência.
  • E. os membros de pequenos veículos devem se contentar em apenas registrar o evento, sem fazer perguntas.

O instrumento utilizado pelas assessorias de comunicação, direcionado para o jornalista e não para o veículo, que traz, geralmente, as formas de contato com uma fonte, é chamado de

  • A. nota oficial.
  • B. súmula.
  • C. comunicado.
  • D. convocação.
  • E. sinopse.

De acordo com Margarida Kunsch em As interfaces das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional no Brasil, (portal-rp.com.br), as Relações Públicas no Brasil são entendidas de duas formas:

I. Parte integrante da macroárea da comunicação organizacional, ao lado do jornalismo, da publicidade, da propaganda e da editoração, entre outras subáreas possíveis que devem interagir com vistas à construção do conceito institucional para a organização.

II. Vinculação das Relações Públicas à administração, atribuindo-lhes a peculiaridade do uso de técnicas de comunicação no desenvolvimento de sua missão.

A tendência que se configura atualmente é no sentido de as Relações Públicas serem

  • A. organizadoras de campanhas voltadas ao incremento direto de vendas.
  • B. compradoras de espaço para divulgação das qualidades positivas dos produtos e serviços de uma empresa.
  • C. elaboradoras das políticas internas de relacionamento entre colaboradores.
  • D. gerenciadoras da comunicação nas organizações.
  • E. tomadoras de decisão no que se refere ao core business da organização.

Os públicos de uma organização são definidos como internos, externos e mistos, com referências em áreas como a sociologia, psicologia social e até em ciências militares. Segundo Fabio França, autor de Públicos − Como identifica- los em nova visão estratégica − Business Relationship, na busca de um conceito elaborado a partir da perspectiva da organização e do seu negócio, os públicos podem ser definidos como

  • A. primários, formados pelos colaboradores, secundários, do qual fazem parte os clientes e fornecedores de itens essenciais à produção, e de apoio, formado pelos prestadores de serviços e parceiros não econômicos.
  • B. essenciais, dos quais a organização depende, e não essenciais, que não participam das atividades fim, e de redes de interferência, que podem exercer influências no desempenho da organização.
  • C. principais, que são os consumidores de produtos e serviços, secundários, que são a comunidade ao redor da organização, e de apoio, ou os colaboradores.
  • D. constantes, que são os clientes e fornecedores fidelizados, variáveis, que são os membros de instituições integrantes de projetos esporádicos, e circulantes, que são contatados sazonalmente.
  • E. nucleares, ou os clientes da organização, periféricos, que são os acionados em situações específicas, e semiperiféricos, que são os fornecedores e prestadores de serviços para a organização.

A comunicação pública se refere ao fluxo de informações e de interações entre agentes públicos e atores sociais. Nesse sentido, em atendimento ao interesse público, ela ocorre

  • A. de forma restrita na relação entre entidades governamentais e cidadãos.
  • B. de forma parcialmente restrita entre entidades governamentais e cidadãos.
  • C. em um composto por entidades governamentais, privadas, do terceiro setor, representativas, imprensa e o cidadão.
  • D. apenas entre entidades governamentais, com participação esporádica do cidadão recebedor de serviços específicos.
  • E. no universo restrito entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, suas instâncias de escalões inferiores e o cidadão.

O jornalista, seja ou não um assessor de imprensa, precisa conhecer os jargões profissionais. Relacione os exemplos a seguir aos seus respectivos significados.

1. Follow up

2. Press Kit

3. House organ

4. Cozinha

5. Comunicado

( ) Trabalho de reescrever, adaptar, atualizar ou condensar textos do próprio veículo de comunicação ou de outra publicação.

( ) Publicação empresarial dirigida a um público específico, que pode ser interno ou externo à organização.

( ) Ato de dar continuidade a um contato para buscar informações sobre uma atividade ou decisão acertada para um prazo determinado.

( ) Aviso de interesse público, anúncio, release.

( ) Conjunto informativo composto de materiais diversos destinado à divulgação de fato jornalístico ou evento publicitário.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

  • A. 2 – 5 – 1 – 3 – 4
  • B. 5 – 3 – 4 – 2 – 1
  • C. 4 – 2 – 5 – 1 – 3
  • D. 2 – 3 – 1 – 5 – 4
  • E. 4 – 3 – 1 – 5 – 2
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