Questões sobre Responsabilidade Social

Lista completa de Questões sobre Responsabilidade Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da responsabilidade social das organizações e suas relações com os consumidores e com a comunidade, julgue os itens a seguir. A responsabilidade social deve perpassar as atividades das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

  • A. apesar da preocupação com a cidadania, o fator preço ainda é decisivo na escolha do consumidor.
  • B. a liderança de mercado independe da responsabilidade social.
  • C. a responsabilidade social agrega valor à marca.
  • D. o valor da marca depende, exclusivamente, da campanha publicitária.
  • E. os departamentos comercial e industrial não são ouvidos pela equipe de comunicação.

Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere:

I. A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores

PORQUE

II. o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

  • A. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda não explica a primeira.
  • B. Ambas as afirmações são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • C. A afirmação I é verdadeira, a II é falsa e a segunda explica a primeira.
  • D. A afirmação II é verdadeira, a I é falsa e a segunda é consequência da primeira.
  • E. Ambas as afirmações são verdadeiras e a primeira é a explicação da segunda.

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar

I. pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril.

II. ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos).

III. fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in.

IV. nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social.

V. campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, III, IV e V.
  • B. I, II e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. I, II, III e V.

Acerca das ações de responsabilidade social como fator que agrega valor à imagem corporativa, julgue os itens subsecutivos. Entre as ações de responsabilidade social que podem ser desenvolvidas por uma organização estão o apoio ao desenvolvimento de comunidades locais, a preservação do meio ambiente e o retorno de balanços financeiros a seus acionistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das ações de responsabilidade social como fator que agrega valor à imagem corporativa, julgue os itens subsecutivos. Uma empresa que desenvolve ações voltadas para o público interno e seus familiares é considerada socialmente responsável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas importantes empresas brasileiras fazem grandes investimentos em projetos sociais, culturais e ambientais. Tais investimentos refletem uma preocupação que vai além das questões que permeiam a distribuição de renda desigual na sociedade. Eles fazem parte de um projeto maior que tem como objetivo

  • A. aplicar em recursos humanos.
  • B. cuidar da reputação corporativa.
  • C. difundir o marketing share.
  • D. investir na comunicação interna.
  • E. valorizar o marketing virtual.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente aos desastres naturais, a disseminação de informações sobre medidas de prevenção e o procedimento a adotar nas situações de pré- e pós-desastre são fundamentais para minimizar os impactos negativos para a população local. Nesse contexto, o nível de capital social de uma dada região é determinante para facilitar a disseminação da informação porque:

  • A. O elevado nível de capital social implica que a região afetada está necessariamente enquadrada numa estratégia política nacional para redução de desastres.
  • B. Elevado nível de capital social está intrinsecamente relacionado com a disponibilidade de verba orçamentária da prefeitura do município para reconstruir a infraestrutura destruída.
  • C. O elevado nível de capital social resulta das caraterísticas estruturais da organização social que favorecem a formação de redes, normas, sistema de valores, relações de confiança e envolvimento participativo que facilitam a coordenação e cooperação visando o benefício comum.
  • D. O elevado nível de capital social não reduz a vulnerabilidade ao desastre, mas aumenta significativamente a resiliência da população (ou comunidade afetada).
  • E. O elevado nível de capital social significa que os fenômenos naturais, na região em questão, não causam situações de emergência súbita (enchente, deslizamento de terra, etc.), razão pela qual há muito tempo para disseminar a informação e proteger a população e bens materiais.

O setor de responsabilidade social, se vinculado ao de relações públicas e(ou) assessoria de imprensa, pode desenvolver ações específicas junto à comunidade, como, por exemplo, política de portas abertas, reuniões com líderes da comunidade, entre outras. Considerando que algumas empresas, apesar de realizarem essas ações, não conseguem usufruir totalmente dos benefícios que tais atividades poderiam proporcionar, assinale a alternativa que indica a causa pela qual esse fato ocorre.

  • A. A comunicação entre os integrantes da empresa é falha, não desenvolvem um planejamento específico para a área e investem em ações sem mensurar seus resultados.
  • B. Não são destinadas verbas suficientes para projetos de responsabilidade social.
  • C. As empresas não acreditam na imagem positiva da organização, com ações voltadas para as transações comerciais e sociais.
  • D. As empresas não estabelecem regras para a transparência das informações levadas aos públicos da organização.
  • E. O poder de aceitação, por parte do público-alvo, é subestimando.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...