Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, referentes à redação jornalística.
Os procedimentos para a produção de entrevistas via teleconferência são semelhantes aos do jornalismo impresso. Esses procedimentos incluem cuidados com o texto e com a precisão das informações, apuração detalhada dos fatos e timing preciso.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, referentes à redação jornalística.
Nota oficial é um documento distribuído à imprensa em situações de crise, marcando o posicionamento da empresa a respeito de um assunto divulgado pela mídia. Por ser considerada como direito de resposta, sua publicação gratuita é assegurada no mesmo veículo em que foi publicada a matéria que está sendo contestada.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A entrevista é considerada como uma importante forma de apuração e, de acordo com o meio em que será veiculada, deve ser conduzida e editada de modo específico. Quanto às técnicas de entrevista jornalística é correto afirmar:
as entrevistas para rádio devem ser cuidadosamente ensaiadas antes de entrar no ar. O entrevistador não precisa zelar pela qualidade do som, mas deve indicar para o entrevistado as respostas esperadas;
para apresentar os dados de uma entrevista em meio impresso, devemos manter a ordem na qual foram fornecidos e alternar discurso direto e indireto. No primeiro, é possível substituir palavras e expressões, mesmo que entre aspas, enquanto no segundo, não;
as entrevistas em rádio podem ser ocasionais ou produzidas, gravadas ou ao vivo, mas geralmente são marcadas pelo tom coloquial;
a entrevista para TV pode ser gravada ou ao vivo. Sua especificidade é o uso da imagem, que deve dar sempre mais destaque ao entrevistador do que à informação noticiosa;
no jornalismo impresso, especialmente nas revistas, a entrevista pingue-pongue é apresentada sempre sob forma de perguntas e respostas, que devem ser redigidas entre aspas e sem qualquer adaptação entre a fala e o texto escrito.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Sobre os diversos modos de se conduzir uma entrevista, que dependem fundamentalmente das circunstâncias em que elas são realizadas e com que objetivos, indique a opção correta:
as entrevistas coletivas, normalmente convocadas pelas assessorias de imprensa, são sempre marcadas por acusações e atitudes de confronto entre repórter e entrevistado;
a entrevista ocasional, embora não combinada previamente, é sempre roteirizada no sentido de não surpreender o entrevistado;
a entrevista dialogal é marcada com antecedência e permite aprofundar e detalhar a apuração e, em alguns casos, geralmente por questões mercadológicas, pode ser publicada como "entrevista exclusiva";
as entrevistas rituais têm como objetivo aumentar a distância entre o entrevistador e o entrevistado e passar o discurso oficial de uma empresa, inibindo o trabalho de reportagem;
a entrevista testemunhal parte das observações do repórter sobre o comportamento do entrevistado e as informações fornecidas pelo entrevistado estarão sempre em segundo plano.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao construir um texto jornalístico, não é indicado:
eliminar os adjetivos e advérbios que expressem juízo de valor, salvo em citações;
o uso de linguagem coloquial. Deve-se preferir sempre o uso da norma culta e da lingagem técnica, como forma de garantir a precisão das informações;
o uso de frases na ordem direta. As sentenças devem ser construídas em primeira pessoa a partir da informação mais importante;
o uso de estrangeirismos, gíria local e jargão profissional, assim como o uso de termos técnicos, quando não puder ser evitado, deve vir acompanhado da explicação necessária ao entendimento imediato;
eliminar expressões que possam ser entendidas como manifestação de preconceito.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Ao preparar uma legenda ou texto-legenda, o editor deve estar consciente das funções do texto e da imagem nos meios jornalísticos impressos. Sobre essa relação, indique a afirmativa errada:
para Roland Barthes, como a imagem pode suscitar uma multiplicidade de sentidos cabe à legenda funcionar como "âncora", restringindo as possibilidades de "leitura" de uma fotografia;
a legenda deve ajudar o leitor a compreender a foto, esclarecendo dúvidas e chamando sua atenção para pequenos detalhes interessantes que lhe possam ter escapado;
a legenda deve funcionar como uma etiqueta de identificação, descrevendo o que é mostrado na fotografia, pois só através da redundância o leitor será capaz de apreender a mensagem jornalística;
para Octávio Paz, a legenda deve funcionar como um "gatilho mental", capaz de ativar os conhecimentos correlatos à cena mostrada na imagem e de fornecer informações circunstanciais, como nomes e locais;
a legenda costuma ser um texto curto, que pode estabelecer diversas relações com a imagem. O texto pode ser explicativo, informativo, interpretativo, ou mesmo irônico em relação à fotografia.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Nos textos jornalísticos abaixo estão sublinhados três problemas que devem ser evitados:
I. Mas existe uma diferença entre querer ficar bem e estar maníaca em busca do corpo perfeito, se sacrificando em regimes que fazem mal e passando horas na academia malhando mais do que o recomendado por médicos e especialistas da área esportiva (TPM, 11/02).
II. Na sede da delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), Suzane confessou ter planejado e participado do brutal assassinato de seus pais (IstoÉ, 11/02).
III. Pouco depois de exibir lágrimas oceânicas no enterro dos Richthofen, todos cantarolavam e ouviam música na beira da piscina (Época, 11/02).
Pode-se afirmar que foi utilizado nos textos, respectivamente,
redundância, hipérbole, hipérbole.
redundância, hipérbole, redundância.
gerundismo, hipérbole, redundância.
gerundismo, redundância, hipérbole.
hipérbole, hipérbole, redundância.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Entre as principais diferenças entre o texto jornalístico elaborado para mídia impressa e o texto para TV é que o segundo é um texto escrito para ser falado. Com base nessa afirmação identifique a opção que trata das características do texto preparado especialmente para TV:
sempre que possível, o redator deve priorizar as frases longas, com a pontuação correta para que o apresentador possa imprimir dramaticidade ao texto;
como maneira de otimizar o tempo é aconselhável usar frases intercaladas, sempre entre vírgulas, para dar ritmo ao texto;
as rimas sempre funcionam bem no texto televisivo, por isso é aconselhável usar sinônimos que possam trazer essa característica para o texto;
o texto televisivo deve descrever minuciosamente a imagem, para isso o vocabulário utilizado deve ser técnico e preciso;
frases curtas, com pontuação correta e sem cacófatos são características do texto televisivo, que precisa ser entendido de forma instantânea pelo telespectador.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
A noticiabilidade é um conjunto de critérios capaz de escolher entre inúmeros fatos uma quantidade limitada de notícias. Esses critérios são conhecidos como valores-notícia e estão subdivididos em categorias. A categoria que classifica a notícia de acordo com os critérios de atualidade, qualidade e equilíbrio é a que se relaciona:
ao indivíduo
ao meio de informação
ao público
à concorrência
ao produto
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Com relação às características do texto jornalístico para os diferentes meios de comunicação, é correto afirmar que:
o texto noticioso para rádio deve ser composto por frases curtas e concisas, evitando expressões abstratas e confusas, e usando a repetição sempre que necessário;
na mídia impressa, o lide narrativo começa com uma frase curta e se caracteriza por ordenar os elementos a partir do fato mais importante;
nas notícias escritas para Internet, a estrutura do texto jornalístico deve ser linear, obrigando o leitor ou internauta a receber todos os conteúdos numa ordem pré-determinada;
na TV, a imagem não deve ser o ponto de partida para o texto noticioso cuja função é identificar e descrever o que está sendo visto pelo telespectador;
nas revistas, o texto noticioso deve usar a linguagem científica e o nariz de cera, privilegiando a estrutura narrativa a fim de construir reportagens densas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...