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Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Na construção de um texto jornalístico é indicado:
eliminar as expressões que possam ser entendidas como manifestação de preconceito;
priorizar os termos técnicos, as palavras estrangeiras, a gíria local e o jargão profissional, como forma de estimular o leitor a pesquisar fora do veículo noticioso os seus significados;
construir frases na ordem inversa (predicado + verbo + sujeito) para deixar a informação clara e a leitura do texto mais agradável;
priorizar a linguagem formal e técnica, a fim de estimular a pesquisa, educar o leitor e garantir a precisão das informações;
destacar os adjetivos e advérbios no texto noticioso, retirandoos das citações entre aspas.
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Para atender à precisão no texto jornalístico, os termos de uma notícia devem ser corretamente escolhidos. Nesse sentido, podemos afirmar que:
a princípio e em princípio são sinônimos e podem ser usados no sentido de no início de alguma ação;
balanço de pagamento é o mesmo que balança comercial, ou seja, a relação entre países vendedores e compradores;
são formas igualmente corretas: beneficente e beneficiente, assim como elucubração e elocubração;
seção, secção, cessão e sessão são formas corretas e possuem o mesmo significado;
estão escritas erradamente: encapuçado, metereologia e iqualitário.
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A entrevista é uma das principais formas de apuração jornalística e deve ser conduzida e editada de acordo com o meio em que será veiculada.
Nesse contexto, é correto dizer que:
no rádio, as entrevistas podem ser ocasionais ou produzidas, gravadas ou ao vivo, mas geralmente são marcadas pelo tom coloquial;
na TV, a entrevista, gravada ou ao vivo, deve usar a imagem para dar sempre mais destaque ao entrevistador do que à informação noticiosa;
nas revistas, ao optar por uma entrevista em formato pinguepongue, as perguntas e respostas devem ser obrigatoriamente redigidas entre aspas e sem qualquer adaptação entre a fala e o texto escrito;
no rádio, as entrevistas devem ser cuidadosamente ensaiadas antes de ir ao ar, para que o entrevistador treine o entrevistado para fornecer as respostas esperadas pela emissora;
na mídia impressa, os dados obtidos nas entrevistas devem ser apresentados através do discurso indireto, no qual não é possível substituir palavras ou expressões do entrevistado devido ao uso das aspas.
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Com relação à rotina de apuração jornalística NÃO é correto afirmar que pauta é:
agenda ou roteiro dos principais assuntos a serem noticiados em uma edição de jornal ou revista, programa de rádio ou TV;
roteiro normativo que visa dirigir metodicamente o trabalho do repórter de acordo com parâmetros previstos e que não podem ser alterados;
planejamento esquematizado dos ângulos a serem focalizados numa reportagem, podendo conter o resumo do assunto, o tratamento a ser dado à matéria, além de nomes, e contatos de possíveis fontes de informação;
anotação de temas que poderão ser desenvolvidos oportunamente, para aproveitamento em futuras edições;
planejamento de elaboração de uma reportagem com indicações logísticas e técnicas que, além de orientar o repórter, podem indicar a linha editorial do veículo noticioso.
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Com relação às expressões mais adequadas a um texto jornalístico, podemos afirmar que:
castelhano é uma mistura de espanhol e português falada na fronteira e, por isso, deve ser usado no lugar de portunhol;
o uso do termo causa mortis em latim dá prestigio ao texto e, por isso, é mais indicado que causa da morte em português;
eminente e iminente têm significados diferentes: o primeiro é aquele que se destaca; o segundo, é o que está para acontecer a qualquer momento;
evangélicos e evangelistas podem ser usados como sinônimos, pois designam os adeptos da Igreja Evangélica;
retificar e ratificar são antônimos; o primeiro é confirmar, o segundo, consertar, emendar.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2007
É INCORRETO afirmar que, ao incorporar a Internet em suas rotinas, uma assessoria deve
cuidar para que o site de referência para jornalistas de veículos noticiosos mantenha um sistema de busca.
evitar textos longos que informem sobre a realidade, as realizações e as inserções sociais da organização.
manter as formas tradicionais de contatos com a imprensa, a exemplo das entrevistas coletivas, quando necessárias.
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A entrevista que tem como objetivo a figura do entrevistado e a representação de mundo que ele constrói, uma visão da atividade que ele desenvolve ou um viés de sua maneira de ser, denomina-se entrevista
testemunhal.
temática.
em profundidade.
ritual.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O Manual da Redação da Folha de S. Paulo (2001 − pág. 43) elenca os critérios elementares usados pelo jornal para definir a importância de uma notícia. Entre os seis critérios apontados está a empatia. Por ela, a notícia será mais importante se
pertencer ao espaço geográfico em que vive o leitor.
mais pessoas se identificarem com o personagem ou a situação do seu conteúdo.
mais pessoas forem afetadas pelo conteúdo do noticiário veiculado.
os aspectos curiosos que ela apresentar forem maiores.
o acontecimento for inesperado pela maioria dos leitores.
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Na redação de títulos no jornalismo impresso é comum o redator usar de figuras de estilo para adequar a mensagem ao espaço gráfico. A opção em que o título é uma metonímia é:
Por que as mulheres não são engraçadas?
Relatório de Dirceu menciona dossiegate.
Promotora apura suspeita de golpe em seguradora.
Moscou não aprova invasão americana.
Balas perdidas ferem mais 4 pessoas no Rio.
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Os editores com freqüência rejeitam títulos com aliterações porque eles afastam a atenção do leitor do conteúdo. O título que usa esse recurso é:
Por causa da eleição matou a Conceição.
Discussão esquenta aquecimento global.
Papa pede pela paz.
Lusa é campeã se vencer.
Um amor, uma história.
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