Lista completa de Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.
Para denunciar a produção voltada para o consumo massificado e para evitar a confusão entre cultura de massa e arte popular, a Escola de Frankfurt cunhou a expressão indústria cultural.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.
O conceito de aldeia global foi emitido nos anos 60 por Marshall McLuhan para sintetizar a ideia de que as novas tecnologias da comunicação, com a televisão ao centro, alterariam o modo de o homem ver o planeta.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.
O Relatório MacBride da UNESCO, publicado em 1980, cujas conclusões sugerem a necessidade de uma nova ordem mundial da informação e da comunicação, apontou o desequilíbrio produzido pela tese do livre fluxo da informação entre os hemisférios norte e sul.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, acerca de globalização da informação e massificação versus segmentação dos públicos.
Massa, multidão e público são conceitos distintos nos estudos em comunicação social.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de opinião pública e de comunicação pública e organizacional, julgue os itens a seguir.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República não trabalha com o conceito de publicidade mercadológica, visto que é um órgão da administração pública federal que tem suas ações de publicidade centradas em valores de cidadania.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
A Teoria Hipodérmica surgiu no período entre as duas guerras mundiais. Segundo ela, a propaganda é capaz de unir grandes massas em torno de ideais comuns, sendo que os meios de comunicação seriam capazes de direcionar as pessoas para praticamente qualquer direção desejada pelo comunicador. Este fenômeno seria semelhante à aplicação de pequenas doses de morfina sob a pele de uma pessoa para mantê-la numa determinada condição de consciência (daí o nome hipodérmica). Um dos principais autores que contribuiu para elaborar esta teoria a superou com o desenvolvimento de um modelo que passou a considerar o contexto em que ocorreu a comunicação (Quem → Diz o quê → Em que canal → A quem → Com que efeito). Esse autor foi o
francês Roland Barthes.
estadunidense Harold Lasswell.
canadense Marshall McLuham.
alemão Jürgen Habermas.
russo Roman Jakobson.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Umberto Eco classificou os teóricos da Comunicação em dois grupos. O primeiro deles o dos Apocalípticos, que, segundo ele, via o alcance da cultura de massa de forma pessimista para a sociedade. O segundo grupo, os Integrados, avaliava que o acesso à cultura de massa seria benéfico para o ser humano. Os principais autores Apocalípticos e Integrados eram
Pierre Levy e Michel Focault (Apocalípticos) e Jesús Martín-Barbero (Integrado).
Roland Barthes e Michel Focault (Apocalípticos) e Jesús Martín-Barbero (Integrado).
Roman Jakobson e Charles Sanders Peirce (Apocalípticos) e Ferdinand de Saussure (Integrado).
Max Horckheimer e Theodore Adorno (Apocalípticos) e Marshall McLuham (Integrado).
Marshall McLuham e Ferdinan de Saussure (Apocalípticos) e Max Horckheimer (Integrado).
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das principais escolas e pensadores da teoria da comunicação, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com a teoria matemática da comunicação, a transmissão ideal da mensagem ocorre mediante a passagem da informação da fonte para o destinatário.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
representa um papel espontâneo, segundo sua essência.
expõe a sua imagem da mesma maneira que o ator e o esportista.
pode se tornar astro, ditador e campeão com as técnicas adequadas de representação.
representa seus discursos para direcionar como será compreendido como indivíduo.
pode atingir o status de campeão com a ampla exposição audiovisual.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das principais escolas e pensadores da teoria da comunicação, julgue os itens subsecutivos.
O conceito de indústria cultural, criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer, tornou-se fundamental para os estudos culturais e as análises de mídia.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...