Questões sobre Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais

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Há diversas teorias que abordaram o processo da comunicação. Uma delas, surgida no início da década de 1940, e que teve como seus principais representantes os pesquisadores Claude Shannon e Warren Weaver, tinha entre seus objetivos encontrar a melhor maneira de transmitir uma mensagem a um custo mais baixo, procurando eliminar eventuais problemas de transmissão (os chamados ruídos) em canais físicos, por meio de seleção, escolha e discriminação de signos para conseguir veicular mensagens de forma econômica e precisa. Assinale a alternativa que apresenta a teoria descrita:

  • A. Teoria matemática da comunicação
  • B. Teoria materialista histórica
  • C. Teoria estrutural
  • D. Teoria da aldeia global
  • E. Teoria sociológica europeia

A respeito das teorias criadas ao longo do século XX para consolidar, interpretar e aperfeiçoar os processos de comunicação, julgue os próximos itens. Oriundas da linguística e da semiótica, as teorias semiológicas, ao enfatizarem as cadeias de sentido operadas pelos sujeitos receptores da informação, transformaram a comunicação em uma área das ciências cognitivas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao abordar o ato de se comunicar, o professor Roberto Elísio dos Santos, em sua obra: “As Teorias da Comunicação: da fala à Internet”, utiliza o seguinte exemplo: a palavra “casa” tem como _______________ uma construção que o ser humano usa para se abrigar. Já o _______________deste signo verbal é formado por letras ou caracteres (elementos icônicos convencionados)... Se_______________ representam objetos aos quais os seres humanos se referem em um processo de comunicação, os _____________dizem respeito a ideias, a noções abstratas.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • A. Símbolo / Referente / Ícones / Signos
  • B. Ícone / Significado / Significantes / Signos
  • C. Referente / Significante / Signos / Símbolos
  • D. Imagem / Ícone / Signos / Significantes
  • E. Significante / Ícone / Símbolos / Signos

Julgue os itens a seguir, relativos à teoria do agendamento. Fundamentada na premissa do fluxo contínuo da comunicação, a teoria do agendamento considera que os meios de comunicação influenciam o receptor no que será debatido individual e socialmente, mas não determinam necessariamente sua opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à teoria do agendamento. Essa teoria baseia-se na premissa de que a comunicação apresenta novos atores sociais e temas na sociedade contemporânea.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à teoria da comunicação e às novas tecnologias da informação, assinale a alternativa correta.

  • A. A credibilidade é a percepção do receptor acerca da relação entre realidade social, realidade institucional e realidade midiática.
  • B. A objetividade no jornalismo diferencia-se da objetividade da ciência, assim como a da justiça, que, por sua vez, incorpora um terceiro conceito.
  • C. A revolução propiciada pelas novas tecnologias de comunicação e informação, multiplicando exponencialmente as fontes de notícias, derrubou o mito da imparcialidade e da objetividade.
  • D. A objetividade jornalística deve ser entendida como o conjunto de normas e regras para a observação da realidade, dentro do objetivo de produção de uma semelhança estrutural entre realidade social e realidade midiática.
  • E. A credibilidade de uma notícia na internet só pode ser aferida pela sociedade se o assunto for também coberto pela chamada grande mídia.

Considerando a teoria, os conceitos e os paradigmas da comunicação, assinale a alternativa correta.

  • A. Contrapondo-se à teoria da comunicação, a semiótica é o estudo da natureza, dos tipos e das funções de signos.
  • B. Fenômenos como o da internet evoluem na contramão da segmentação de públicos ao disponibilizar grandes quantidades de informação a um número ainda maior de receptores.
  • C. A teoria do agendamento (agenda setting), desenvolvida por Lasswell, discute a tendência de os consumidores de notícias considerarem mais importantes os assuntos que são veiculados com maior destaque na cobertura jornalística.
  • D. Posteriormente trocada por “indústria cultural”, a expressão cultura de massa, disseminada por meio dos veículos de comunicação de massa, define os conteúdos desenhados para atingir um grande grupo popular, transcendendo qualquer distinção de natureza social, étnica, etária ou sexual.
  • E. Os novos paradigmas, forjados pelas novas tecnologias da informação e da comunicação, colocaram por terra a velha agenda setting.

Quanto a comunicação e Estado, assinale a alternativa correta.

  • A. Essa relação limita-se à divulgação de informações e ao trabalho de assessoria de imprensa.
  • B. As relações entre Estado, governo e cidadãos têm evoluído nas últimas décadas. Hoje o cidadão é visto como “cliente” das administrações públicas.
  • C. Um regime político que necessite de relações públicas, se existir, é precisamente o democrático.
  • D. A última onda de mudanças na administração pública, conhecida como gerencialismo, prega a redução de despesas e o aumento da produtividade.
  • E. O governo garante a sua legitimidade ao se antecipar à participação dos cidadãos na formulação e na implantação de políticas públicas.

A respeito do conceito de indústria cultural, é correto afirmar que ele foi formulado a partir dos estudos dos seguintes sociólogos, integrantes da Escola de Frankfurt:

  • A. Martin Heidegger e Leo Löwenthal, na obra Literatura e Cultura de Massa (1980).
  • B. Ernst Bloch e Erich Fromm, na obra Anatomia da Destrutividade Humana (1979).
  • C. Theodor Adorno e Max Horkheimer, na obra Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos (1947).
  • D. Herbert Marcuse e Hannah Arendt, na obra A Condição Humana (1958).
  • E. Martin Heidegger e Jürgen Habermas, na obra Transformação Estrutural da Esfera Pública (1962).

Uma outra teoria formulada para estudar de que forma os meios de comunicação atuam sobre a sociedade foi a chamada teoria crítica. Acerca da referida teoria, é correto afirmar que ela surgiu no(a)

  • A. Governo Roosevelt (EUA), como uma forma de entender, julgar, avaliar e propor soluções para a grande depressão da crise de 1929, o que propiciou a formulação do New Deal, a partir dos estudos do economista John Maynard Keynes.
  • B. Escola de Frankfurt, baseada na democracia representativa da República de Weimar, a qual criticava a propaganda monarquista e nacionalista que havia levado o país à guerra em 1914 e fundava as bases da indústria cultural, que incentivava uma comunicação de massa que induzisse o consumo como forma de reerguer o país economicamente.
  • C. URSS, como uma diretriz do Partido Comunista, sob a proposta, a tutela e a condução de Joseph Stálin, que criticava o capitalismo ocidental e acreditava que a citada teoria poderia auxiliar a expandir o ideário bolchevique para todo o mundo, a partir de uma propaganda direcionada para os valores revolucionários.
  • D. Reino Unido, como decorrência do ideal de propaganda expansionista da Companhia Britânica das Índias Orientais, durante a dominação inglesa na Índia, como forma de criticar a educação, as religiões, a cultura e os valores indianos e sedimentar as bases de uma subserviência da população nativa ao imperialismo ocidental.
  • E. Escola de Frankfurt, baseada em teorias marxistas, que encaram a mídia como instrumento de atuação social capitalista, decorrente da indústria cultural, sob cuja influência a obra de arte perde a própria natureza artística e passa a ter um caráter de consumo, manipulação e dominação.
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